Blog do Dresch

14 de novembro de 2015

Começa hoje a Copa Rainha Marta

                   O futebol feminino de Alagoas entra em campo a partir de hoje. A Copa Rainha Marta de Futebol Feminino tem inicio neste Sábado com jogos sendo disputados em Maceió e em Arapiraca. Ao campeão será concedido o direito de representar o Estado de Alagoas na Copa Brasil de Futebol Feminino 2016. Ao todo, oito equipes disputarão a Copa em homenagem á alagoana considerada a melhor jogadora do mundo: ASA, Coruripe, Ipanema, e Santa Cruz fazem parte do grupo A, enquanto que, União Desportiva, Dimensão Saúde, Sete de Setembro e CSA compõem o grupo B.

Copa Rainha Marta 2

                   Nesta primeira fase da competição as equipes jogam entre si dentro de cada grupo, sendo que os dois melhores colocados avançam na competição. A grande final deve acontecer no Estádio Rei Pelé no dia 20 de Dezembro. Nesta primeira rodada de hoje o ASA recebe o Santa Cruz às 14h no Estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca e no mesmo local ás 16h o Ipanema enfrenta o Coruripe. Em Maceió, o Sete de Setembro enfrenta o Dimensão Saúde em jogo marcado para o Estádio Rei Pelé às 15h e o CSA recebe o União Desportiva no Estádio Gustavo Paiva, no Mutange.

Contra a arritmia

                   A arritmia cardíaca afeta hoje cerca de 20 milhões de brasileiros e é responsável pela morte súbita de mais de 300 mil pessoas anualmente. A semana que esta terminando marcou o lançamento de uma campanha sobre a necessidade de prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, com ações diversas sobre o tema em locais de grande movimentação popular, como calçadões, academias, shoppings, universidades entre outros. A campanha foi denominada de “Coração na Batida Certa” e teve o objetivo de expandir os procedimentos corretos no caso de um problema cardíaco ocorrido no meio da rua. “É importante que a população possa detectar, prevenir e tratar uma arritmia no meio da rua, quando acontecer com alguma pessoa” explica o cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, Eduardo Saad. Ele defende a necessidade dos locais públicos de grande movimentação disponham de desfibriladores adequados para o atendimento de urgência quando necessário. Ele lembra que, na maioria dos casos, a doença apresenta sintomas como palpitações, falta de ar, cansaço extremo, tontura, fraqueza intensa, dor no peito e outros sintomas. Ainda de acordo com Saad, pessoas com problemas cardíacos, obesas e hipertensas têm maior probabilidade de enfrentar o problema. O tratamento pode dispor de três momentos: através de medicamentos, quando é detectada precocemente e é mais simples; ou uma intervenção cirúrgica, e dependendo da situação, com a instalação de um marca-passo para ajustar as batidas do coração.

 

Aquecimento e miséria

                   Um novo relatório elaborado e divulgado pelo Banco Mundial, estima que caso não seja tomada qualquer ação para limitar o impacto do aquecimento global, mais de 100 milhões de pessoas estarão vivendo na pobreza extrema em 2030. Divulgado um mês antes da Conferência de Paris sobre o clima, o documento defende um “desenvolvimento climático inteligente”. Para o Banco, o impacto será particularmente forte no continente africano, onde as alterações climáticas podem elevar o aumento dos preços dos alimentos na ordem de 12% em 2030.

Aquecimento e miséria 2

                   O Banco Mundial estima ainda que o aquecimento poderá destruir culturas agrícolas e deixar 45 milhões de pessoas na miséria absoluta na Índia. Também prevê um aumento na incidência de doenças como a malária, atingindo mais de 150 milhões de pessoas. Também casos de doenças diarreicas devem aumentar 10% nos próximos 15 anos. O Banco Mundial pede aos países ricos ajuda no financiamento nas nações do sul de medidas atenuantes no impacto do aquecimento climático. A Conferência de Paris (COP 21) que começa dia 30 de Novembro tem como objetivo conseguir um acordo internacional que limite a emissão de gases com efeito estufa.

Queixa contra Volks

                   Mais de 1.500 proprietários de automóveis Volkswagen e Audi, na Coreia do Sul, apresentaram queixa coletiva contra o fabricante alemão para exigir o cancelamento da compra e o reembolso do valor pago pelos carros. Os 1.536 proprietários de carros da marca entraram com uma ação no Tribunal, alegando que foram enganados pela Volks no âmbito do escândalo da manipulação dos valores das emissões de gases poluentes dos veículos movidos a diesel. Os advogados dos donos de veículos, informaram que mais de 6 mil pessoas apresentaram documentos  para aderir à iniciativa, por isso o numero de reclamantes deve aumentar ainda mais.

Queixa contra Volks 2

                   Os proprietários exigem que a Volkswagen anule seus contratos de compra dos veículos, acerte a devolução e os reembolsos na totalidade, incluindo uma compensação pecuniária. Nos Estados Unidos, a fabricante alemã começou a oferecer, desde a última segunda feira (9) vales de até US$ 1.000 aos clientes americanos afetados pelo problema. No caso da Coreia do Sul, não esta previsto nenhum plano de indenização, já que a investigação do Ministério do Ambiente sul-coreano esta em andamento, sendo esperada a divulgação dos resultados antes do fim do mês.

 

  • A cidade de Marechal Deodoro passa a ser a sede do Governo de Alagoas neste Domingo, 15 de Novembro, data comemorativa à Proclamação da República.
  • As comemorações cívicas e estudantis serão realizadas no município, com uma programação conjunta elaborada pelo Gabinete Civil do Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.
  • A solenidade acontece a partir das 9h do Domingo, com a chegada à cidade do governador Renan Filho e sua equipe de governo.
  • Logo em seguida será colocada uma coroa de flores no busto que homenageia Marechal Deodoro, hasteamento da Bandeira Nacional e execução do Hino Brasileiro. Logo após haverá a solenidade de transferência do governo.
  • Segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, o Governo do Estado decidiu pela mudança da sede do Executivo, para prestigiar o berço do proclamador da República do Brasil.