Edmilson Teixeira

14 de novembro de 2015

Baiano nas Alagoas

Quem estará em Maceió no final deste mês, é o baiano Luiz Walter Coelho Filho. Vem na missão de lançar seu livro e conceder entrevistas para os meios de comunicação da capital e interior do Estado. “Sujeitos de Direito Teoria Geral”, esse o título do livro do escritor que também é advogado. Afirma que o objetivo da obra é instrumental e possui aplicação em diferentes profissões, entre elas: Contabilidade, Economia, Administração e Direito. “O livro, organizado em capítulos curtos, ajuda na compreensão de questão complexas raras, mas que, quando enfrentadas, implicam em sérias consequências para os envolvidos se forem não decididas de forma clara e eficaz” confessa.

Jacaré dos Homens

“A violência anda desembestada em Jacaré dos Homens. Cidade que antes era pacata, tranquila e sem violência, virou agora um verdadeiro inferno, onde matar e roubar quase que todos os dias, viraram assunto de rotina”, o desabafo foi de uma mãe que me telefonou ontem, dando conta de que os bandidos mataram há poucos dias seu filho de 22 anos, durante um assalto. Clama a mãe, para que a imprensa alagoana compareça na próxima quarta-feira, naquela cidade sertaneja, a fim de acompanhar um grande manifesto em defesa da paz. Haverá também uma audiência pública na Câmara de Vereadores.  

Matriz de Camaragibe

Prefeito Marquinhos esteve em Brasília esta semana, onde foi mais uma vez lutar nos Ministérios, pela liberação de alguns projetos que adormecem nas gavetas e outros que estão por vir. Diz que não quer perder seu ritmo de trabalho, quando no início dessa gestão, conseguiu diversas emendas parlamentares, porém várias obras paralisaram e outras nem decolaram por falta de grana. O entrave todo, segundo o prefeito, chama-se burocracia.

 

Viçosa – na busca da paz

Uma grande manifestação na busca da paz em Viçosa foi feita quinta-feira à tarde pela população nas ruas da cidade com faixas, cartazes e até carro de som. Mas pela manhã, o prefeito Manoel dos Passos  teria ido a cidade de Atalaia junto com o presidente da Câmara, Sydney Vilela, a fim de cumprir uma audiência com o capitão Villar, comandante do Batalhão Militar do Vale do Paraíba. Villar prometeu  rondas  intensificadas e que outras providências serão tomadas de imediato no sentido de garantir maior segurança.  

Viçosa – federal


Ainda na quinta pela manhã, o prefeito Vô como é conhecido,  junto com o vereador Sydney, estiveram com o secretário de Segurança Pública do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça. O chefe da pasta prometeu ações integradas e total empenho das forças policiais. O prefeito chegou até a fazer contato com o ministro da Defesa,  Aldo Rebelo, que por sinal é filho de Viçosa. 

Violência- ditadura

Por falar em Sydnei Vilela, ele foi taxado ontem pelo Partido Verde, de ditador. A bronca está relacionada à vereadora do partido, Micheline Fernandes que não gostou da atitude dele como presidente da Câmara, de ter excluído-a  da cadeira habitual da mesa, que sempre é ocupada pela vice-presidência. “Foi uma forma ditatorial e intransigente sem ao menos consultar  ou comunicar a situação, na tentativa de humilhar  a vereadora”, diz a nota.    

Música

O Projeto Sesc Partituras, que tem o objetivo de preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, realiza mais uma edição em todo o país no mês de novembro. As apresentações acontecem gratuitas e simultaneamente em todos os 27 Estados, no dia 21/11, às 16h. Em Alagoas três cidades serão contempladas. Eem Maceió com o músico Mário Marochi e convidados, em Arapiraca com o Grupo Clari e Sax, e em Marechal Deodoro com os músicos Pricilla Monteiro, Felipe Burgos e Daniel Lima.

Delmiro Gouveia

O Sertão alagoano conta oficialmente, desde quarta-feira, com um importante canal para o desenvolvimento do empreendedorismo na região e entorno. É que a cidade de Delmiro Gouveia ganhou uma sede completa do Sebrae/AL.

 Major Izidoro

Em Major, 37 famílias de agricultores envolvidos na produção leiteira, estão sendo beneficiadas com recursos na ordem de 125 mil reais. A grana oriunda do governo federal e repassada pela Codevasf, é para ser investida no incremento da produção, sobretudo na aquisição de máquinas forrageiras.   

Pão de Açúcar

“A Junta Comercial mais perto de você”. Com este slogan, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) inaugurou, na quinta-feira, a primeira unidade que disponibilizará o serviço Juceal Express, que amplia o ponto físico de entrada de processos empresariais. A solenidade de lançamento aconteceu em Pão de Açúcar.

Marechal

O VI Festival da Literatura que teve seu início na quarta-feira, fechará sua programação com chave de ouro amanhã, quando culminará com a Festa da Proclamação da República que entra para seus 199 anos. Neste dia a cidade voltará a ser a capital alagoana, por determinação do governador Renan Filho que concedeu a transferência da sede do governo. Foi em Marechal que nasceu o proclamador da nossa República.

Saúde – aviso

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta os gestores municipais sobre o fim do prazo para a atualização do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), responsável pelo registro de ações do Programa Saúde na Escola (PSE). De acordo com o governo federal, os municípios têm até dia 30 deste mês, para alimentarem o sistema, prestando contas das ações realizadas, sob pena de serem penalizados com o corte dos recursos.

Saúde – abrangência

De acordo com o responsável técnico pelo PSE em Alagoas, Eloy Yanes, o programa está presente em todos os 102 municípios alagoanos e atua com a proposta de auxiliar na formação dos estudantes, através de ações de promoção, prevenção de doenças, agravos e atenção à saúde. O PSE atua em parceria com as esferas administrativas, municipal, estadual e federal, sempre com alunos da rede pública de ensino.