Flávio Gomes

13 de novembro de 2015

Apocalipse político

Guilherme Fiúza, articulista de “Época”: “… O partido de Luiz Inácio da Silva ainda governa o Brasil porque o Brasil é uma mãe. Ou, para os heróis coitados, uma teta. A batida da Polícia Federal no escritório da empresa de um dos filhos de Lula (ou de outro dos filhos de Lula) confirma, independentemente do que ficar provado, a revelação do quarto cavaleiro do Apocalipse petista – o esquema de fraudes envolvendo venda de favores na Receita Federal. Não perca a conta: o primeiro cavaleiro veio montado no mensalão; o segundo no petrolão; o terceiro veio pedalando seu cavalo sobre as contas fiscais; e o quarto cavaleiro vem comprovar que o endereço do Apocalipse é o Palácio do Planalto, já que os quatro megaescândalos têm suas nascentes na sede do governo do PT. Aparentemente isso não basta para o Brasil entender que foi sequestrado por uma quadrilha e está há 13 anos pagando o resgate, sem ser libertado. A atual representante legal (cada um tem a legalidade que pode) do esquema é Dilma Rousseff, que parte desse Brasil maternal ainda quer acreditar ser apenas uma figura patética, uma estocadora de vento. Sem querer ofender a compaixão do gigante, cumpre assinalar que, além de vento, Dilma estoca Erenice. Que tal? A companheira número um da presidente, que chegou a ser preparada por ela para ser seu braço direito no governo, é também a investigada número um daOperação Zelotes, apontada como negociante de isenções tributárias e outros mimos do Fisco….”

Efeito prático

Já produz resultado o decreto do governador Renan Filho, reduzindo de 17% para 12% a alíquota do ICMS do combustível de aviação. Ontem, a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, assinou a primeira adesão, com a Azul, que iniciou voos, por conta disso, de Maceió para Recife e João Pessoa.

Alerta

Renan Filho comemora que há cerca de 20 hotéis em construção em Alagoas e que, com o dólar em alta, a tendência é o Estado captar bem no turismo nacional. Mas, sem querer tirar o otimismo do governador, no mercado já se fala em risco de ociosidade, de haver em breve oferta bem maior do que a procura.

Exemplo

Um diretor de um dos hotéis de melhor ocupação em Maceió comentava, nesta semana, que nos feriadões a ocupação fica em torno de 90%, mas que, normalmente, a ocupação está em 35%. Com oferta de mais leitos, o setor só vê perspectivas de houver campanha intensa de divulgação e mais voos para Maceió.

Cenário

“Em um ano nossa tarifa de energia passou de R$ 30 mil para R$ 65 mil. E o valor da diária é a mesma”, dizia o empresário. Além da alta da tarifa de energia os hoteleiros convivem com reajuste em outros setores. E, às vésperas de uma temporada onde são esperados 500 mil turistas, tem hotel demitindo pessoal.

Renovação

Assim como a quase toda a chapa “Muda, OAB”, o presidente Roberto Mendes e o vice Vagner Paes Filho são advogados jovens. E os jovens constituem a maioria absoluta dos eleitores na entidade. Não por acaso, o slogan da Chapa 3 dá o tom da proposta de mudança: “Não adianta tirar quem estar para colocar quem sempre esteve”.

VI Flimar

Uma alvorada no Centro Histórico, com o Coral Canto no Ponto, de Recife, a partir das 7h30m, abre a programação de hoje da VI Feira Literária de Marechal Deodoro. A partir de então, várias atividades, em diversos locais. Encerrando, no início da noite, com poesia e música por toda a cidade e no palco do Trevo do Francês.

Opinião

De Pedro Taques (PSDB), governador do Mato Grosso, sobre a defesa de Eduardo Cunha no processo de cassação: “Não sou idiota de acreditar em um defesa como essa. Você dizer que o dinheiro veio de carne moída vendida para África é achar que o cidadão brasileiro não tem noção do que ocorre no mundo. É uma defesa ficítica.”

 

*Cerca de 260 ações com participação da Defensoria Pública integram o mutirão de julgamento de processos de jurisdição voluntária, em parceria com Tribunal de Justiça, Ministério Público e Unit. Início às 8 horas de hoje, na sede da Defensoria.

*A campanha Natal Solidário, da Escola Superior da Magistratura de Alagoas, através do Programa Cidadania e Justiça na Escola, será lançada hoje, às 10 horas, no Pleno do Tribunal de Justiça. Serão beneficiadas 238 crianças de três escolas de Maceió.

*Eutímio Brandão Júnior, presidente da Abrasel/Alagoas, comanda, de hoje a domingo, na área externa do Maceió Shopping, em Mangabeiras, o Festival Bar em Bar 2015, uma feira gastronômica que reúne 25 bares e restaurantes. Abertura às 17 horas de hoje.

*O Sine da Prefeitura de Maceió está com 240 vagas de operador de telemarketing da empresa de call center Almaviva, sendo 40 para pessoas portadoras de deficiência. Os interessados podem fazer contato através dos telefones 3315.6205/3601.

* A Ufal está com mais de 1.200 vagas abertas para transferência externa e reopção de cursos nas modalidades presencial e a distância referentes para os campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão. Os interessados têm até hoje para se inscrever.

*Pela programação dos 105 anos do Teatro Deodoro, a Associação Teatral das Alagoas apresenta hoje “A Princesinha e o Dragão Malvado”, de Lauro Gomes e Mácleim. Em duas apresentações: 15 horas, para alunos da rede pública, e às 19h30m. Grátis.

*O Sesc Alagoas promove, hoje e nos dias 20 e 27, a oficina “Capoeira, Dança e Processo Criativo”, na Unidade Sesc Poço, com o comando dos professores Jailton Oliveira e Denis Angola. Contato: denisangola@gmail.com / 3326-3133.

 

“É o mesmo que dizer: Lula reassumiu a presidência e Dilma agora é sua hóspede no Palácio da Alvorada”

José Agripino

Senador do DEM/RN e presidente nacional do partido, sobre a comentada substituição do ministro Joaquim Levy por Henrique Meirelles