Flávio Gomes

11 de novembro de 2015

Brincando com fogo

 

De José Viegas Filho, embaixador aposentado e ex-ministro da Defesa: “… O Presidente da Câmara, insofismavelmente apontado como detentor de contas não declaradas no exterior, conservará o seu mandato legislativo? Que rumo tomarão os que por conveniência o apoiavam e agora dizem que já não o apoiarão porque ele fez acordo com o partido rival? Que lugar têm a honradez, a ética e a correção nesse raciocínio? Que rumo tomarão os que foram escolhidos para relatar processos importantes e os juízes que ficaram a cargo dos casos de corrupção que não pertencem estritamente á órbita da Operação Lava-Jato? Por favor, nós, os que ainda somos honestos, desejamos que se restaure um mínimo de decência no jogo político. Que se volte a pensar no interesse público, no bem comum, no futuro do nosso país. O Brasil neste momento está brincando com fogo. O povo já não tem confiança nem respeito pelos políticos em geral – com poucas exceções (bons tempos aqueles em que os picaretas eram apenas 300) –; pela polícia, que, tal como nos Estados Unidos, especializa-se em matar jovens negros desarmados; pelos que há décadas fracassam em resolver os problemas da saúde e da educação; pelos Ministros dos quais já não se sabe o nome; pelos congressistas; pelo lobistas; pelos que marcam os preços das mercadorias e dos serviços. Que acontecerá se e quando ele perder o respeito pela Justiça e pela Lei?”

 

VI Flimar

 

O governador Renan Filho e o prefeito Cristiano Matheus abrem hoje, às 19h30m, a VI Feira Literária de Marechal Deodoro, no auditório do Espaço Cultural da cidade. Haverá apresentação da cantora lírica Elvira Rebelo, palestra de Rosana de Mont' Alverne Neto e recital com Chico de Assis, Carla Nobre, José Inácio Vieira e Cosme Rogério.

 

Definido

 

Claudionor Araújo, secretário-geral do PSDB/AL, pede para divulgar que o partido tem um candidato a prefeito definido em Arapiraca: o ex-deputado Rogério Teófilo. “A não ser que ele não queira”, argumenta, explicando que essa é a única hipótese em contrário. Claudionor nega ter havido qualquer conversa com Célia Rocha.

 

Enquadrada

 

Servidores da Secretaria de Saúde de Maceió terão hoje reunião com José Thomaz Nonô. O secretário, que assumiu o cargo recentemente, irá detalhar os seus planos para a pasta e fazer uma convocação para que todos se engajem no trabalho de recuperação da secretaria. Isso inclui efetivos, comissionados e terceirizados.

 

Mudança

 

Informação de quem participou de reunião, semana passada, no Palácio dos Martírios: o PDT, presidido em Alagoas pelo deputado federal Ronaldo Lessa, pode assumir a secretaria estadual da Saúde. Com o próprio Lessa de secretário ou alguém indicado pelo partido – nessa opção, cita o médico Jurandir Boia.

 

Flagra

 

A partir de janeiro os condutores de veículos terão de ter mais respeito aos semáforos e ao controle de velocidade em Maceió, com a reinstalação dos chamados “pardais” eletrônicos. A medida já foi autorizada pelo prefeito Rui Palmeira. A fiscalização eletrônica é a prova material da infração de trânsito. Do tipo incontestável.

 

Droga

 

A Escola Superior da Magistratura sedia hoje, 19 horas, debate sobre descriminalização do uso de drogas e legalização da maconha, numa iniciativa do Fórum Permanente de Combate às Drogas, com apoio do Tribunal de Justiça. Especialistas de diversas áreas serão debatedores, com mediação do jornalista Odilon Rios.

 

Desgaste

Jornalista Ancelmo Gois: “O estrago da imagem de Lula no exterior, por conta dos escândalos recentes, ainda falta ser medido. E não é só em Portugal. O jornal ‘La Prensa’, do Panamá, publicou em maio a manchete ‘Ex-presidente Lula da Silva, el lobista de Odebrecht’, que dizia que o MP brasileiro investigava uma viagem de Lula ao país em 2011, pago pela empreiteira brasileira.”

 

*O Centro de Estudos da PGE abre hoje um curso de atualização sobre o Novo Código de Processo Civil, com o professor Beclaute de Oliveira Silva, da Ufal. Além de hoje, o evento acontece nos dias 18 e 25, sempre a partir das 8 horas, no auditório da PGE.

*Acontece de hoje a sábado, 14, no Ritz Lagoa da Anta, o 21º Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. O encontro reuni mais de 1.500 participantes, de vários países. Simultaneamente haverá uma exposição comercial.

*Guias de turismo, estagiários, recepcionistas de hotéis e pousadas e atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista participam, hoje, de capacitação que visa qualificar serviços, destinos e produtos. Das 8 às 12 horas, na sede da Sedetur, em Jaraguá.

*Outra ação da Sedetur foi aberta ontem e prossegue hoje, em Penedo: o curso de Formação de Informantes Turísticos. Na cidade de Piranhas, o encontro será amanhã e depois, enquanto que em Piaçabuçu acontecerá entre os dias 16 e 20.

*Estão abertas inscrições para as 180 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, para jovens inseridos no Cadastro Único para programas sociais. A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que as matrículas serão realizadas somente hoje.

*A Camerata Ero Dictus apresenta hoje o concerto “Ero Dictus In Classic”, pela programação comemorativa dos 105 anos do Teatro Deodoro e dos 200 anos de Maceió. A partir das 19 horas, no Teatro Deodoro. Informações: 3315.5656.

 

*Tem muito torcedor do CRB se programado para assistir ao jogo contra o Náutico, no próximo sábado, às 16h30m, na Arena Pernambuco, em São Lourenço. Tanto para prestigiar seu time como para conhecer o mais novo estádio pernambucano.

 

“O melhor cenário para Lula é o impeachment”

Nelson Jobim

Ex-presidente do STF, em palestra a magistrados da Associação dos Juízes Federais de São Paulo