Edmilson Teixeira

10 de novembro de 2015

Penedo / Piranhas

O encerramento do V Festival Universitário do Cinema ocorrido no último sábado em Penedo, protagonizou uma cena inesperada para o convidado especial, o governador Renan Filho. É que no palco da premiação havia uma gigante faixa com os dizeres: “Fora Mellina Freitas” numa referência à secretária de Cultura de Alagoas. E como se não bastasse Renanzinho recebeu dos integrantes do Movimento Cultural Alagoano  uma carta de repúdio, a Mellina. Eles não aceitam na Secult a presença da ex-prefeita de Piranhas, acusada de cometer na Prefeitura, um rombo de 16 milhões durante seus quatro anos de governo.  

 

Paulo Jacinto

 Talvez seja faro dele, mas afirmou categoricamente que a política não é a sua praia, razão de ter decidido que em 2016 não peitará a sua reeleição. O comentário é do prefeito de Paulo Jacinto, Nildo de Jaime revelado para a Coluna nesta segunda-feira. “Eu tenho uma renda de minha aposentadoria que junto com a da minha mulher  chega a oito mil reais; esse salário já é  suficiente para a gente levar uma vida de tranquilidade, principalmente num sítio nosso, que até água de fonte nele tem” disse. Por influência de Téo Vilela, Nildo deixou recentemente o PSB para ingressar no PSDB.  

 

Santa Luiza do Norte  

Desde o começo do ano que o prefeito João Pereira (PT) por medida de contenção de despesas não promove festa pública na cidade; onde até o Carnaval entrou no embalo. Para que se tenha uma ideia, nem para as comemorações do Dia da Consciência Negra, que será celebrado nacionalmente na sexta-feira da outra semana, Pereira que é descendente de quilombola e que lá residem mais de 150 famílias dessa raça, haverá evento específico para a data.

 

Japaratinga   

 

O PT alagoano conta agora com mais um prefeito. Trata-se de Justina Pacheco  a vice de Japaratinga que assumiu o comando da Prefeitura no lugar de Newberto Neves, afastado do cargo há cerca de um mês por cometer uma série de crimes de improbidade administrativa. Para assegurar administrativamente a máquina em pé  nesse período de crise, disse que vem suspendendo contratos de serviços e demitindo diversos cargos comissionados. Além dela, o PT de Lula tem em Alagoas, o prefeito de Inhapi, Zé Cícero e o de Santa Luzia, João Pereira.  

 

Arapiraca / Penedo

 

No último sábado, a Sociedade Cáritas da Diocese de Penedo iniciou as comemorações alusivas à Semana da Solidariedade com a realização do 4º Baile da Solidariedade em Arapiraca. Foi na AABB, com a Orquestra Super Oásis. Em Arapiraca, o órgão atua há cerca de 15 anos e desenvolve  atividades na comunidade Mangabeiras, uma das mais carentes da região. Lá cerca de 100 crianças e adolescentes são cuidados e orientados em atividades de conscientização, educação e orientação. A arrecadação do Baile será para investir em seus projetos.

 

Ninho tucano 

 

“Não basta se filiar a um partido político, é preciso acreditar nele, virar militante, defendê-lo com o olhar brilhando, o coração batendo forte”, disse na sexta-feira passada o presidente estadual do PSDB, Teotonio Vilela Filho, ao empossar a nova diretoria da Juventude tucana de Alagoas, em uma plenária formada por mais de 100 jovens de vários municípios, e prestigiada por lideranças do partido. Ricardo Alcântara foi quem assumiu a presidência.

 

 

Piranhas

Na cidade de Piranhas segue até o próximo dia 20, o II Curso Internacional de Convivência com o Semiárido. O evento que é promovido pelo Centro Xingó e que conta com parceiros do porte da Codevasf, visa formar multiplicadores que possam atuar em prol de uma melhor convivência com o Semiárido e fomentar a troca de experiências entre diferentes instituições que atuam nesse ambiente.

 

 

Boca da Mata

As festividades dos 57 anos de emancipação política de Boca da Mata serão comemoradas nesta quarta-feira, dia 11. Uma movimentada programação, segundo o prefeito Gustavo Feijó promete preencher o dia inteiro, com salvas de tiros, celebração religiosa, inaugurações, desfile escolar, além de um grande show musical em praça pública. No palco vão estar: Ailton Monteiro e depois Mastruz com Leite, evento que promete adentrar para o dia seguinte.  

Porto Real do Colégio

Quem deverá desembarca na  segunda-feira da semana que vem em Porto Real, é o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. A informação é do prefeito Sérgio Reis que naquele dia, fará a entrega  de mais 100 casas para a comunidade indígena que reside no município. Lá é tanto índio, que dentro desse projeto de moradia popular 90 famílias já receberam suas casas, e outras 200 unidades estão em fase de construção.  

Porto Real do Colégio- política

Em se tratando de eleição 2016, Sérgio Reis tem afirmado de forma otimista, que vai para a reeleição sem medo de errar. Por enquanto três nomes estão sendo especulados como prováveis adversários do prefeito: Aldo do Mercadinho Popular, o vereador Lobão (PMDB) e o advogado Elizeu Costa.

Viçosa

Manoel dos Passos, o Vô como é conhecido o vice-prefeito de Viçosa, o homem  que hoje está à frente da Prefeitura, por conta do afastamento do titular, Flauber Filho, disse que está disposto a ir para a reeleição. Vem torcendo para que a situação econômica melhore enquanto estiver no poder, a fim de emplacar seu nome, sobretudo desenvolvendo um trabalho inclinado para obras estruturantes, além de ações na Educação, Saúde, Cultura e no Social, cuja população, segundo ele, enfrenta carência.   

Lagoa da Canoa

Ex-prefeito de Lagoa da Canoa, Jaizinho Lyra, hoje deputado estadual, prestou homenagem nesta segunda-feira, por meio de sua indicação, ao ex-goleiro da Seleção Brasileira, Dida, com o título de Cidadão Honorário de Alagoas. O evento aconteceu durante a manhã no Plenário da Assembleia Legislativa. O craque que já passou por grande clubes do Brasil e Europa e que defende atualmente o Inter de Porto Alegre  é natural da Bahia, mas se criou até a juventude lá em Lagoa da Canoa, terra que vem sendo administrada politicamente pelo tio de Jaizinho, Álvaro Bezerra de Melo.