9 de novembro de 2015

O novembro azul e a próstata.

Sou médico ortopedista. Como médico e paciente irei falar sobre a próstata. Sim próstata e não prosta ou outros nomes que ouvimos serem pronunciados por leigos e até médicos.  Como também não existe adevogado. E sim advogado.

Órgão do sistema reprodutor masculino. Maior glândula sexual acessória do homem. Sua função é produzir um fluido que constitui o sêmen em 30 a 40%. O restante é composto pelos espermatozoides.

Fica localizada adiante do reto, À frente e abaixo da bexiga. Envolve a uretra. Cresce a partir dos 40 anos!

Doenças: inflamação da próstata, hiperplasia benigna da próstata e câncer de próstata. Todas são prevenidas e tratadas pelos bons urologistas.

  O que todo homem que se diz “macho” deve fazer? Se cuidar corretamente e realizar os exames periódicos necessários para evitar o mal maior que é o câncer de próstata e suas metástases que são letais e mutilam o ser humano.

Então após os quarenta anos, ou seja: completou quarenta anos marca no outro dia uma consulta com o especialista. O especialista é o urologista.

Estou acordando à noite para urinar duas ou três vezes. Ah é normal, pois tomo muito líquido! Amigo não se engana: vai ao urologista!

Estou tendo, às vezes, dificuldade para urinar quando vou a banheiro público. É só timidez, acanhamento. Amigo não se engana: vai ao urologista!

Fiz o PSA (antígeno prostático sanguíneo) e está ótimo! Não está: tem que realizar o ultrassom do sistema urinário com a próstata. E o principal: realizar o toque retal.

Por que li que assim, assado! Será que é melhor ter um câncer de próstata com metástase e morrer do que fazer o exame de toque retal?