Flávio Gomes

7 de novembro de 2015

Cada macaco no seu galho

Do professor Hubert Alquéres: “Nessas horas em que vivandeiras rondam os quartéis, clamando por intervenção militar, é essencial relembrar quão danosos foram incursões dos quartéis na vida política nacional, ao longo do século XX ou 20. Já tivemos de tudo, nesse país. Manifesto dos coronéis, sargentada, sublevação de marinheiros, o Clube Militar funcionando como se fosse um partido político com suas diversas facções e subfacções, levantes armados e uma longa noite de 21 anos de ditadura… A sabedoria da transição democrática brasileira consistiu exatamente no estabelecimento de um acordo tácito, capaz de possibilitar o recuo organizado dos militares para os quartéis. Sem esse pacto, não faríamos a travessia, as Forças Armadas não se reencontrariam com a nação. Afinal, já ficou para trás os tempos em que o país ficava em suspense quando havia troca de comando em algum dos quatro exércitos… Os tempos, felizmente, são outros. Não há hoje condições internacionais e nacionais para uma intervenção militar. Mas nunca é demais repetir uma frase de Castello Branco:‘criar uma ditadura é fácil, difícil é acabar com ela’.”

Caixa

Essa questão da apropriação indébita no caso dos empréstimos em consignação explica, em parte, o superávit de R$ 1 bilhão nas contas do Estado ao longo deste ano. Também há informações de que existem dívidas com fornecedores e algumas despesas básicas estão deixando de ser feitas. Aí, sobra dinheiro.

Novo cenário

Foi aquém das expectativas a participação de políticos na visita da presidente Dilma Rousseff a Alagoas, anteontem. Dos que a apoiaram na campanha da reeleição, no ano passado, bem poucos. Dos que não votaram nela estava, na nova conjuntura política, o senador Benedito de Lira, presidente do PP/AL.

Enganação

Nessa nova vinda a Alagoas, Dilma Rousseff se esmerou em promessas. Algumas requentadas, como a pavimentação da BR-316, entre o povoado Carié, Alagoas, e a cidade de Inajá, Pernambuco. Há outras, ainda. Dentre elas, a duplicação da Via Expressa e o VLT de Maceió até o Aeroporto Zumbi dos Palmares.

 

Drama

Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar, está preocupado com a situação no Agreste e no Sertão, por conta da estiagem: “Nunca vi uma seca dessa. E ainda nem começou o período da falta de chuvas.” Dantas explica que em relação a longos períodos de seca, no passado, o pior é que agora falta água até para os animais.

 

Sucesso

A PGE criou um núcleo de trabalho na secretaria da Saúde, hoje com os procuradores Élder Soares e Sérgio Bomfim, e os processos referentes a medicamentos se tornaram mais ágeis. Tanto que o Núcleo de Saúde da PGE é finalista do Concurso de Ações Inovadoras da Secretaria do Planejamento e Gestão.

 

The End

Acaba hoje, em Penedo, o 5ª Festival Universitário de Cinema, que homenageia o ator alagoano Jofre Soares. Haverá premiação de Melhor Filme pelo Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Velho Chico. Antes da premiação, homenagem póstuma a Jofre Soares e exibição do filme “Mr. Abrakadabra”.


Cambalacho

Deu no “Estadão”: “Pacto com Cunha e Renan poupa Lula, seu filho e aliados em CPIs. Acordo de não agressão firmado entre os aliados do ex-presidente e dos peemedebistas barra chamados de Luiz Cláudio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, Erenice Guerra e Antônio Palocci nas comissões que apuram irregularidades na Receita e no BNDES.”

 

*São cada vez mais freqüentes as notícias sobre o envolvimento do ex-presidente Lula em falcatruas com dinheiro público. Além dele, filhos, nora, parentes, amigos e ex-assessores. A coisa está mais para famiglia, no sentido pejorativo, do que para família.

* Acontece hoje, a partir das 21 horas, no Espaço Pierre Chalita, em Jaraguá, o principal evento da imprensa alagoana: o Prêmio Braskem de Jornalismo, edição 2015. O evento proporciona grande motivação à imprensa do Estadual, em suas várias áreas.

*A Prefeitura de Maceió realiza hoje a 4a oficina de revisão do plano diretor de municipal. Qualquer cidadão pode apresentar propostas para o planejamento de Maceió nos próximos 10 anos. ÀS 8h30m, no auditório do Senai, no bairro do Poço.

*Hoje, a partir das 16 horas, no estacionamento do Parque Shopping Maceió, Papai Noel vai descer de helicóptero, abrindo os festejos de dois anos da casa e o Natal 2015. Haverá apresentações do Ballet Maria Emília Clark e da Banda da Polícia Militar.

*Será aberto hoje, às 15 horas, no auditório da Usina Ciência da Ufal, no Farol, o 38º Curso de Iniciação à Astronomia, iniciativa do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas.. As atividades se estenderão até 12 de dezembro, sempre das 15 às 19h30m.

* A partir das 20 horas de hoje, no Rex Bar, em Jaraguá, o Instituto Lumeeiro apresenta o “I Papel no Varal: Poetas Mortos”. No comando, Ricardo Cabus; no varal, versos de poetas falecidos: o alagoano Beto Leão, Olavo Bilac, Bukowski…

*CRB x Atlético Goianiense, às 20 horas de hoje, no Trapichão, é um jogo decisivo para o clube alagoano. Para se tranqüilizar, em relação à permanência na Série B no próximo ano, o CRB precisa vencer, inclusive para esquecer a goleada do Paysandu.

 

“Só uma pessoa tola poderia estar sempre feliz. É impossível ser feliz sempre.”

Mario Vargas Llosa

Escritor peruano, Prêmio Nobel de Literatura em 2010