Flávio Gomes

6 de novembro de 2015

Fábrica de trapalhadas

Do jornalista Elio Gaspari: “Quando o governo da doutora Dilma parece ter esgotado seu arsenal de encrencas, ele inventa uma nova. A última chama-se ‘Cadastro de Empregados Domésticos’ e atende pelo apelido de ‘Simples Doméstico’… O sistema encrencou desde o primeiro dia. O sujeito fazia tudo direito, recebia uma senha, e ela era imprestável. Toda essa burocracia derivou da inépcia, da megalomania e do autoritarismo. Da inépcia porque trava. Da megalomania porque embutiram um censo socioeconômico dos trabalhadores domésticos no que deveria ter sido um simples cadastro. Do autoritarismo porque os sábios tiveram 18 meses para organizar o site e deram seis dias aos cidadãos para cadastrar os empregados. A doutora já deixou 28 embaixadores estrangeiros na fila para a cerimônia de entrega de credenciais. Alguns esperaram por mais de um ano, mas na hora de botar os outros para trabalhar, os prazos do seu governo são curtos, com direito a multa. O governo não pode dizer que a lambança é coisa da elite ou de Eduardo Cunha…”

Calote

 

Há três meses o governo do Estado não repassa às instituições financeiras os valores dos descontos nos salários dos servidores referentes ao empréstimo consignado. Muitos dos servidores já estão recebendo cobranças dos bancos, por telefone ou por correspondência, com ameaça de serem negativados no SPC.

 

Precedente

Se Renan Filho não sabe, é bom alguém advertí-lo de que quem retém valores do crédito descontado na folha de pagamento e não os repassa aos bancos está praticando crime de apropriação indébita. O ex-governador Ronaldo Lessa e seus ex-secretários Sérgio Dória e Eduardo Ferreira respondem a processo por causa disso.

 

Atração

A presidente Dilma Rousseff está desgastada, com baixa popularidade, segundo pesquisas que têm sido feitas, mas não deixa de ser assediada por “papagaios de pirata”, inclusive políticos. Acontece no Brasil inteiro e ocorreu de novo, ontem, em Alagoas. É que o poder proporciona uma atração inexplicável.

 

Cobrança

O deputado estadual Bruno Toledo (PSDB) cobrou do governador Renan Filho agilidade na nomeação para a vaga em aberto no Tribunal de Contas. Bruno não discute o mérito da indicação, mas acha inaceitável o cargo estar vago há quatro meses. Seu requerimento foi aprovado, por unanimidade, no plenário da ALE.

 

Consciência Negra

O fotógrafo Jorge Fernando Vieira apresenta hoje sua exposição “Palmares e Amores -imagens de heranças vividas”, às 18h30m, no Museu Palácio Floriano Peixoto. E diz ele: “Palmares não foi só resistência à escravidão. Foi uma comunidade de pessoas que amavam… sua cor, sua origem, sua gente”.

Agenda

Arnaldo Paiva Filho, Procurador de Estado e escritor, lança hoje o livro “Moenda de Fel”, pelo qual se reporta à Maceió da década de 80 do século passado. Em forma de romance, mas baseado em questões sociais e econômicas que efetivamente ocorreram. Às 19 horas, no restaurante “Filé do Zezé”, no Stella Maris.

Opinião

De J.R. Guzzo, em “Veja”: “Tirando casos puramente patológicos de lugares como a Venezuela, por exemplo, ficou claro a esta altura que Lula, Dilma, o PT e a “esquerda” brasileira têm hoje o que é possivelmente o melhor programa do mundo para governar mal qualquer coisa que tenha de ser governada.”

 

*O professor Leandro Sales, do Instituto de Computação da Ufal, é um dos 4 brasileiros que participam até hoje, em Yokohama, Japão, do Internet Engineering Task Force, evento que reúne pesquisadores de todo o mundo para discutir o futuro da Internet.

* A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência inaugura hoje, às 9 horas, o primeiro Núcleo de Justiça Comunitária de Alagoas, no bairro do Jacintinho. O núcleo contará com profissionais de Direito, Psicologia e Assistência Social.

*O Instituto Federal de Alagoas recebe, só até hoje, inscrições ao processo seletivo simplificado para o programa “Mulheres Mil”, com 98 vagas, em Maceió e interior. Os professores do programa receberão R$ 50,00 por hora/aula.

 

 

*A partir de hoje começa a operar uma nova unidade dos Correios em Alagoas, na Avenida João José Pereira Filho, no Distrito Industrial de Maceió. O núcleo abrigará os Centros de Tratamento de Encomendas, Logística, Transporte e área administrativa.

*A Secretaria de Saúde de Maceió promove hoje, em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer, a capacitação “Abordagem Multidisciplinar e Demência de Alzheimer”. De manhã e à tarde, no auditório do Conselho Regional de Psicologia.

*Encerram-se hoje as inscrições para a segunda eleição 2015 do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Existem duas vagas disponíveis, para a área de Ciências Exatas, Naturais, Tecnológicas e Agrárias.

*A Ufal está promovendo o 25º Encontro de Iniciação Científica e o 8º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Hoje e amanhã, no Campus Arapiraca; dias 10 e 12, em Maceió.

 
“Lula privilegiou a conexão eleitoral que o consagrou e não descansou um só dia até contaminar todas as instituições com sua visão utilitária da política”

Paulo Delgado

Sociólogo