Flávio Gomes

5 de novembro de 2015

Cederam à tentação

Do jornalista Carlos Chagas: “A pergunta é dirigida tanto à pessoa quanto ao partido: até quando o Lula e o PT suportarão o bombardeio que os atinge de todos os lados? O ex-presidente se exaspera contra as oposições, a imprensa, os empresários, os aliados e o governo, acentuando que vai resistir diante de toda a pancadaria. Os companheiros voltam a frequentar os microfones parlamentares e adotam a tática retórica de exaltar as virtudes do chefe e da sucessora. Só que não tem adiantado. Estão perdendo a batalha. As virtudes do Lula são superadas por seus defeitos e o PT cai nas pesquisas. Fica difícil para ele explicar sua evolução patrimonial e de sua família, assim como para os petistas, superar a incompetência do atual governo… Atravessam, ambos, período de amargura e desespero. Também, não haverá como desmentir, por culpa deles. A tentação foi grande demais.Um, por não resistir ao estilo de vida que nunca teve, mas invejava, entendendo que sua liderança e a sensação do dever cumprido permitiam o uso de mecanismos próprios das elites por ele beneficiadas. Outros, por abandonarem as raízes e os anseios populares em troca de benefícios inerentes ao poder. O resultado aí está: um ex-presidente e um partido expostos ao bombardeio dos principais setores da vida nacional. Cederam à tentação. Agora aguentem…”

Folga

O jornalista Ricardo Mota revela em seu blog, no Cada Minuto, que o governador Renan Filho resolveu que o Governo do Estado vai assumir os débitos do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública junto ao fundo que constitui o AL Previdência. Algo em torno de R$ 51 milhões.

Enfim

Está confirmada, pelo Palácio do Planalto e pelo governo estadual, a presença da presidente Dilma Rousseff  hoje em Alagoas, para inaugurar mais um trecho do Canal do Sertão e se reunir com empresários. Desta vez, não há risco de protestos dos prefeitos, pois os municípios serão contemplados com a CPMF.

 

Excluídos

As mudanças no AL Previdência, que cuida dos aposentados dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em Alagoas, vão passar, na marra, na Assembleia Legislativa. A CUT e outras entidades reclamam que a questão, apesar de relevante e muito polêmica, não foi discutida com representantes dos servidores.

 

Orfandade

Depois das saídas dos deputados estaduais petistas Paulão, hoje deputado federal, e Judson Cabral, que não renovou o mandato, as entidades sindicais ficaram sem voz nem voto na Assembleia Legislativa. Os dois deputados do PT, Marquinhos Madeira e Ronaldo Medeiros, não têm identificação com o sindicalismo.

 

Ufal

As professoras Valéria Correia, da Chapa 1, e Rachel Rocha, da Chapa 2, disputam hoje o 2o turno da disputa pela Reitoria da Universidade Federal de Alagoas. No 1º turno Raquel obteve 38,23% dos votos; Valéria, 35,44%. Marcio Barboza (Chapa 3), obteve 26,33%, e seus eleitores hoje decidirão a eleição.

OAB

A Chapa 3 que disputa a eleição da OAB/AL, encabeçada por Roberto Mendes Filho e Vagner Paes, promove hoje o ciclo de palestras “Desafios e atualidades da advocacia”, com os professores Fábio Lins, Ana Kilza Patriota e Luís Vale. Às 19 horas, no auditório do Edifício The Square, na Jatiúca. Entrada franca.

Opinião

Do General Eduardo Villas Bôas, Comandante do Exército, sobre a perda de valores morais no Brasil: “Essa crise ética da sociedade brasileira é um processo que não se instaura de um momento para o outro. Isso já vem de algum tempo. Nem mesmo a autoridade da professora na sala de aula está sendo mais reconhecida.”

 

*Inicia-se hoje a inscrição para a seleção de estágio na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O certame é aberto a estudantes que tenham concluído o primeiro ano do curso de engenheria. As inscrições podem ser feitas até o dia 19, no site dos Correios.

* O Campus Arapiraca da Ufal vai sediar, hoje e amanhã, o 25º Encontro de Iniciação Científica, para os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Pibic. Nos dias 10 e 12 evento semelhante acontecerá em Maceió.

*Estão abertas, só até hoje, inscrições ao Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, na Ufal. Há três vagas para o mestrado e outras três destinadas ao doutorado. Mais informações pelo e-mail ppgcs9@gmail.com.

*O Turismo Social do Sesc Alagoas promove, de hoje até 2ª feira, 9, a 5ª Mostra Sesc de Quitutes Regionais. A mostra, no Sesc Guaxuma, terá 10 expositores. No cardápio, bolos, tapiocas, beijus, suspiros, broas e cocadas. Das 10 às 17 horas. Entrada Franca.

*A professora Ana Maria Rita Milani, da Ufal, é a única pesquisadora das universidades brasileiras convidada do “Primeiro Seminário Internacional China e América Latina: Enfoques de uma relação complexa”, que acontece hoje, em Santiago do Chile.

*O projeto “Quinta no Arena” apresenta hoje o espetáculo  “Na Esfera da Música”, com a Banda Frison, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, às 19 horas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Deodoro, a R$ 10,00. Contato: 99358-7620.

*O CRB chegou a ter 16 pontos de diferença do Ceará, primeiro do rebaixamento da Série B. Agora, faltando cinco rodadas, a diferença é só de 9 pontos. Se o CRB não ganhar os dois próximos jogos em casa (Atlético GO e Paraná) sofrerá na reta final.

 

“Errar é humano, mas mentir é desvio de caráter”

Dilma Rousseff

Presidente da República, em 30 de setembro de 2014, em frase lembrada agora pelo jornalista Ricardo Noblat