Edmilson Teixeira

4 de novembro de 2015

Rio Largo

Sem vínculo algum ligado às esferas dos poderes Executivo e Legislativo do município, foi que na última semana o empresário rio-larguense Pedro Victor conseguiu viabilizar por meio do deputado Cícero Almeida, uma emenda parlamentar na ordem de um milhão e meio para Rio Largo. Com essa medida, o empresário espera que o dinheiro sirva para alavancar serviços essenciais para a cidade, sobretudo ligados a saneamento e calçamento, onde segundo ele, a carência tem sido alarmante.  

 

Palmeira dos Índios

Em Palmeira, um duelo corporal entre o vereador Sérgio Passarinho (líder do prefeito James Ribeiro na Câmara) com o cidadão Awacy Limeira numa mesa de bar, onde socos e tapas não faltaram, vem causando uma grande polêmica na cidade. Relatos dão conta de que a motivação da confusão teria sido iniciada por discussões políticas. A cena foi registrada no último sábado.  

 Porto Real do Colégio

A previsão da Codevasf é que este ano a safra de arroz da região de Porto Real do Colégio, seja  de 5,3 mil toneladas. O órgão trabalha dentro de uma projeção de seis toneladas por hectares. O projeto que é mantido pela Codevasf, atua com agricultores familiares no Perímetro de Irrigação do Itiúba, gerando renda para as famílias assentadas e movimentando a economia no Baixo São Francisco alagoano.

Porto Real- dimensão

“Estamos no meio da colheita. Ela iniciou no final de setembro e vai até o meio do mês de novembro. Os lotes que estão sendo colhidos já estão se preparando para a próxima safra de verão”, informou o técnico agrícola da Codevasf Paulo Fraga, que acompanha as atividades do perímetro.

Diferença

O técnico a Codevasf, Paulo Fraga observa que historicamente a safra de inverno possui produtividade e produção menor que a de verão. Segundo ele, devido à redução na quantidade de grãos disponíveis para venda na região, há uma elevação no preço de venda do alqueire de arroz. “Nesse período, o arroz é vendido por um preço melhor, de 10% a 15% maior que o preço praticado no verão”, destacou. 

 

Expectativa

Prefeitos alagoanos estão obtendo uma melhora no repasse do FPM com relação aos meses anteriores. O anúncio dessa retomada de crescimento, foi dito pelo próprio governo federal, porém com uma leve recuperação. “Houve, sim, uma elevação mínima no FPM, mas ele ainda está negativo, em termos reais, se comparado ao ano de 2014. Não há o que comemorar” comentou o presidente da AMA, Marcelo Beltrão.

Cinto

Segundo Marcelo Beltrão o FPM ainda não atende a grande demanda de serviços e obrigações e os prefeitos precisam continuar com o “cinto bem apertado”. Essa é a orientação da AMA aos gestores. Outra preocupação foi o anúncio do déficit do governo, em torno de R$ 52 bilhões. Um número que preocupa porque influi na retomada do crescimento. “Esperamos que o governo aponte para uma retomada imediata para que os municípios voltem a crescer e a população possa ter todos os serviços que merece”, avaliou.  

 

Penedo – cine

Teve início ontem e se estende até sábado na cidade de Penedo, o tradicional Festival Universitário de Cinema, que entrou para a sua quinta edição. O evento que é promovido pela UFAL com apoio da Prefeitura local, homenageia este ano, o ator alagoano Jofre Soares. O Festival traz como principal atração, a Mostra Competitiva, que exibirá filmes em curta-metragem selecionados no primeiro semestre deste ano.

Penedo- prêmio

Nesta edição, foram selecionadas 24 produções vindas de diversas partes do Brasil, de 55 filmes inscritos. Todos estão concorrendo aos prêmios: Melhor Filme pelo júri oficial, Melhor Filme pelo júri popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano. O vencedor de cada categoria receberá o troféu Canoa de Tolda – arte inspirada pela embarcação homônima que navegava pelo Rio São Francisco. Antes da entrega dos prêmios, haverá uma homenagem póstuma ao ator Jofre Soares, com a exibição do filme Mr. Abrakadabra.

Educação

Termina nesta quarta-feira, o prazo para a conferência e a correção dos dados do Censo Escolar da Educação Básica 2015. Os gestores municipais responsáveis em preencher o sistema educacenso precisam estar atentos quanto às informações inseridas no Censo, para que não sejam prejudicados. Uma vez publicados no Diário Oficial, no final do ano, os anexos finais do Censo Escolar ficarão impossibilitados de qualquer correção.

Artesanato

Boca da Mata, Penedo e Maceió estarão a partir desta quarta-feira, em Brasília, participando do VIII Salão do Artesanato. O evento que vai até o domingo, reunirá representantes de 20 estados, onde se calcula cerca de 1.500 artesãos de todo o Brasil, no Pavilhão Expobrasília, local em que acontece a feira nacional, onde visa promover a comercialização das peças artesanais e a interação com outros setores econômicos.

União dos Palmares- conquista

Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas se reuniu com a direção  do hospital filantrópico São Vicente de Paula, de União, afim de cobrar direitos de seus filiados.  Entre os pontos acordados, ficou garantido que os profissionais passarão a ter direito a folga compensatória, referentes aos feriados trabalhados. Terão também reajuste salarial retroativo a janeiro de 2015. As negociações foram lideradas pela assessora jurídica Cintia Lopes e a diretora Ilka Valéria.

União dos Palmares – desafio

“Foi mais uma conquista, as negociações com os gestores municipais têm sido um desafio, mas por meio do diálogo estamos fazendo valer os nossos direitos e valorizando a nossa profissão”, concluiu Ilka Valéria. Com relação aos feriados passados, uma negociação a parte irá definir a forma de pagamento.