Flávio Gomes

1 de novembro de 2015

O mito desmorona

De Ricardo Noblat, em seu blog: “Seria temerário vaticinar o fim de Lula. Ou o fim de qualquer político, especialmente. Essa gente costuma ter muito fôlego. Mas o mito Lula, o político que encarnou os desejos dos brasileiros mais pobres e de uma esquerda que jamais alcançara o poder; aquele que denunciou a existência de 300 picaretas no Congresso e se disse diferente de tudo o que está por aí; o mito vai sendo progressivamente desmontado. Lula reunirá condições para tentar voltar à presidência da República pela terceira vez? A essa altura, parece difícil. Em compensação, ainda está para nascer quem poderá derrota-lo. O mito começou a ser construído quando Lula liderou greves de trabalhadores na região do ABC paulista, lá se vão 35 anos. Foi capaz de resistir ao vendaval provocado pelo escândalo do mensalão, que varreu do mapa alguns ícones do PT como o ex-ministro José Dirceu de Oliveira. E consolidou-se, por fim, com a saída consagradora da presidência da República em 2010, exibindo um índice de aprovação superior aos 70%, e deixando Dilma Rousseff em seu lugar. Tudo indicava que Lula só não sucederia Dilma se não quisesse, ou se fosse vítima do destino. Não sucedeu no ano passado porque Dilma teimou em se reeleger. E agora… Agora, Lula rola ladeira abaixo. Paga o preço de ter escolhido uma sucessora incompetente. E também de ter deixado os escrúpulos de lado – se é que já os teve um dia.”

Na muda

Téo Vilela anda calado, desde que deixou o governo, em janeiro. Abriu uma pequena exceção quando assumiu a presidência do PSDB/AL, há três meses, e retornou ao silêncio. Os mais próximos ao ex-governador admitem que o tempo de quarentena já está se esgotando. E que nesse final de ano ele volta a dar as caras.

Mais um

O empresário José Djalma Wanderley está pensando em concorrer à eleição para prefeito de União dos Palmares. Seria a sua estreia na política. Dois outros nomes são citados para disputar o cargo: o ex-governador Manoel Gomes de Barros e o ex-deputado João Caldas, adversários históricos que estiveram juntos na eleição de 2014.

Aparência

É louvável a iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira, em instituir ponto eletrônico para servidores da instituição. O problema é cair no descrédito, pois além de haver muitos deles apadrinhados politicamente o prédio da Câmara não comporta todos de uma só vez. Ou seja, é uma bela jogada para a plateia.

Profis

George Santoro, secretário estadual da Fazenda, diz que neste início de novembro será ampliada a mídia do Programa de Recuperação Fiscal, que permite parcelamento de débitos de ICMS em até 120 vezes, com redução de juros e multas. Mas alerta: não deverá haver outro programa semelhante até o final do governo Renan Filho.

Comparação

O grupo chinês ZTT, do ramo de fibra ótica, inaugurou semana passada uma fábrica no Distrito Industrial José Aprígio Vilela, Marechal Deodoro. Investimento de R$ 30 milhões, que vai gerar 108 empregos. Com muito menos desse valor o grupo italiano Alma Viva, de call center, está gerando cerca de cinco mil empregos em Maceió.

Alternativa

Os dados oficiais indicam que 23,3% dos estudantes inscritos faltaram às provas do ENEM este ano em Alagoas. O que tem a ver, e muito, com a opção pela faculdade particular, como fuga das greves constantes nas universidades públicas, o que atrasa a conclusão do curso – o aluno sabe quando entra, mas não sabe quando se forma.

Conselho

De Josias de Sousa: “A irritação não é boa conselheira para Lula. Se as investigações avançam na sua direção e de seus familiares é porque os investigadores encontraram matéria-prima. Num cenário assim, os ataques a Dilma e a encomenda do escalpo do ministro José Eduardo Cardoso (Justiça) adiantam pouco. Melhor caprichar na defesa.”

 

*Amanhã, Dia de Finados, algumas lojas do Centro de Maceió funcionarão em horário especial, das 9 às 15 horas. A Aliança Comercial diz que a abertura das lojas ficará a critério dos respectivos proprietários. Os shoppings e supermercados abrirão em horário normal.

*Hoje é o último dia do “Lá Fora Food Park”, feira itinerante de gastronomia que acontece no estacionamento do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Um dos atrativos é dupla paulista “Sax in the Beats”, formada pelo publicitário Jônatas Paiva e pelo músico Nilton Cezar. 

*A fotógrafa Gal Brandão continua, até amanhã, com sua exposição “Diga Xis”, no piso L2 do Parque Shopping Maceió. Estão expostas 28 fotos, num trabalho que tem o respaldo da arquiteta Maria João, responsável pela decoração do ambiente. Aberta ao público.

*A partir de 3ª feira, 3 de novembro, a Biblioteca Central do Campus I, da Uneal, em Arapiraca, receberá uma exposição itinerante em homenagem à historiadora, filósofa, professora e escritora brasileira, Lélia Gonzalez: “Feminismo negro, palco da história”, até o fim do mês.

* Também na próxima 3ª feira, e até sábado, 7, acontece em Penedo, às margens do Rio São Francisco, a 5ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas. As atividades incluem mostras de cinema e shows musicais. Contato: festivaldecinema.al@gmail.com.

 

*De 3ª, 3, a 6ª, 6, Japaratinga, litoral norte de Alagoas, sediará o 6º Pentálogo e 4º Colóquio Semiótica das Mídias, ambos organizados pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação e pela Universidade Federal de Alagoas, com profissionais da Europa e da América do Sul.

*O Vasco continua sua via crucis no Campeonato Brasileiro, tentando escapar do rebaixamento à Série B, mas está há nove jogos sem perder na competição, com quatro vitórias e cinco empates. Já o Flamengo, que ainda pensa no G4, não ganha há sete jogos.

 

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo”

Platão

Filósofo grego