Roberto Baia

31 de outubro de 2015

Arapiraca em festa

A prefeita Célia Rocha e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, participaram, na manhã desta sexta-feira (30), de várias atividades da programação festiva dos 91 anos de emancipação política do município.

A agenda de compromissos começou logo cedo, na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, onde foi celebrada missa pelo bispo diocesano de Penedo, dom Valério Breda.

 

Casa da Cultura

Ao lado de vereadores e de outras autoridades e lideranças políticas, empresariais e comunitárias, a prefeita Célia Rocha também participou de duas solenidades na Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca.

 

Galeria dos ex-prefeitos

Ela prestigiou a inauguração da sala da Galeria dos Ex-Prefeitos, numa homenagem aos gestores e gestoras que contribuíram com o desenvolvimento dos 91 anos do município, e, em seguida, com a presença de várias personalidades, entre elas os padres Paulo Lima e Alexandre Rafael, e do diretor-geral dos Correios em Alagoas, Robson Nunes, da cerimônia de lançamento do selo em homenagem ao Monsenhor Aldo de Melo Brandão, ex-pároco de Arapiraca, falecido no início deste ano aos 89 anos de idade.

 

Foi absolvido

A 8º Vara Criminal de Arapiraca absolveu o réu Johnny Feitosa da tentativa de homicídio cometida contra sua mulher, Marcia Barbosa da Silva.

O julgamento ocorreu no Fórum da Comarca, e foi presidido pelo juiz Jandir de Barros Carvalho.

 

Pediu condenação

Os jurados entenderam que o réu só teria praticado o crime por não entender o caráter ilícito do fato. A acusação foi feita pelo promotor de Justiça, José Alves de Oliveira, que pediu a condenação de Johnny por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

 

Estava dormindo

Segundo o Ministério Público de Alagoas, a vítima estava dormindo quando Johnny desferiu uma facada no pescoço dela, que ainda foi atingia no peito e no pulso da vítima.

 

Paralisação

O Sistema Coletivo Antigo do Agreste será paralisado por 72 horas a partir da próxima terça-feira, para que sejam realizadas melhorias nas adutoras e na estação de tratamento de água.

De acordo com a CAB Águas do Agreste e com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a paralisação começa a partir das 4h do dia 3 e segue até o mesmo horário do dia 6.

 

Será suspenso

Por essa razão, o abastecimento será suspenso para os municípios de São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Feira Grande, Lagoa da Canoa e a parte baixa de Arapiraca.

 

Santana do Ipanema

O ex-prefeito de Santana do Ipanema, Paulo Ferreira de Andrade, terá que devolver R$ 12.785,31 aos cofres do município. Ele não quitou um débito junto à Fundação Nacional de Saúde, quando  esteve à frente do Executivo. A decisão foi anunciada pela juíza Marina Gurgel da Costa, da 2ª Vara da Comarca.

 

Inadimplente

No ano de 1997, Paulo Ferreira assinou convênio com a Funasa para a construção de módulos sanitários na cidade. Ele nem efetuou o pagamento e também não prestou contas.

Desta forma, o município encontra-se inadimplente e impossibilitado de firmar novos convênios.

 

Delmiro Gouveia

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), Felipe Mendes, esteve no Palácio República dos Palmares, aonde, ao lado do governador Renan Filho,  decidiu que R$ 90 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão destinados para a concretização de perímetros irrigados no município de Delmiro Gouveia.

Felipe Mendes apresentou projetos de irrigação desenvolvidos pela Companhia, à espera da liberação dos recursos pelo Governo Federal.

 

Anteprojeto

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), instalou a comissão de juristas que vai elaborar o anteprojeto de uma Lei Geral do Desporto. O grupo, composto por dez especialistas, será presidido por Caio César Vieira Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e terá 180 dias para concluir os trabalhos.

O senador Romário (PSB-RJ), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) também participou da instalação.

 

 

… Segundo o presidente do Senado, o variado número de leis existentes, como a Lei Pelé, a Lei do Bolsa Atleta e o Estatuto do Torcedor, entre outras, “divergem e confundem”.

 

… Além disso, Renan destacou que uma Lei Geral do Desporto pode ajudar a coibir práticas nocivas que ainda persistem no meio esportivo e que afastam os torcedores; e “de quebra”, difundir e incentivar o esporte brasileiro.

 

… A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou o Projeto de Lei do deputado Ronaldo Lessa (PDT/AL), que dispensa as microempresas, firmas individuais, empresas de pequeno porte e pessoas físicas do depósito recursal.

 

… A proposta isenta do depósito recursal as empresas favorecidas pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples), as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) e empresas individuais, que empreguem até 20 funcionários.