Roberto Baia

30 de outubro de 2015

Importante reunião

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Marcelo Beltrão, se reuniu com ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, nesta semana.

A pauta foi a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e os critérios de distribuição. Já foi adiantado que o grupo volta a se reunir no próximo dia 4 de novembro. 

Foi destaque

A consultoria Urban Systems divulgou na revista Exame a lista das 100 melhores cidades do País para fazer negócios.

No ranking específico de desenvolvimento econômico, que leva em conta dados cruzados do mercado via o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), Arapiraca foi destaque na lista ao ocupar a 36ª posição do Brasil (oitava no Nordeste), com IQM considerado alto.

 

Cidades

Apenas oito cidades do Nordeste foram listadas este ano no ranking geral das 100 melhores para fazer negócios: Recife (PE, em 32º), Aracaju (SE, em 42º), João Pessoa (PB, em 59º), Camaçari (BA, em 69º), Lauro de Freitas (BA, em 75º), Natal (RN, em 86º), Maracanaú (CE, em 89º) e Teresina (PI, em 93º).

 

Vai interditar

Devido ao desfile da Emancipação Política de Arapiraca, pelos 91 anos de história, a prefeitura, através da SMTT, vai interditar ruas do centro, nesta sexta-feira, a partir das 13 horas.

O desfile cívico, militar e estudantil terá início às 16 horas, com a participação de 14 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, e mais 13 instituições.

 

 O trajeto

O trajeto do desfile terá início na Rua Expedicionários Brasileiros e passará pela 30 de Outubro, Largo Dom Fernando Gomes, Praça Marques da Silva e pela extensão da Rua Estudante José de Oliveira Leite.

 

Medidas adotadas

O diretor presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, disse que questões levantadas em carta aberta divulgada na última quarta-feira, pelo Sindicato dos Servidores do Detran/AL. Ela contesta medidas adotadas pela direção do Detran/AL.

O teor da carta refere-se a medidas adotadas durante a gestão do ex-governador Teotonio Vilela Filho, que estão refletindo no atual governo, além de denúncias sobre o alto custo da manutenção da nova sede do Detran.

 

Providências

O governador Renan Filho, conforme deixou claro o diretor presidente do Detran, vem tomando todas as providências cabíveis para economizar custos e otimizar gastos, levando em consideração a crise que afeta a economia brasileira.

 

Serviços gratuitos

O Tribunal de Justiça de Alagoas, através da Justiça Itinerante, oferece serviços gratuitos à população de Delmiro Gouveia, neste sábado, a partir das 8 horas.

 Serão emitidos documentos, como RG, CPF, cartão do SUS e Carteira de Trabalho, e também solucionados casos de menor complexidade, como divórcio consensual e retificação de registros.

Magistrados

A ação ocorrerá na Escola Governador Afrânio Salgado Lages, situada no Conjunto Residencial Rui Palmeira, s/n, na Cohab Velha. A prestação jurisdicional será feita pelos magistrados André Gêda Peixoto Melo, Raquel David Torres de Oliveira, Jairo Xavier Costa e Diego Araújo Dantas.

 

Violência

O corpo de Wellignton Soares de Oliveira, 18, foi encontrado  com vários tiros de revolver nesta quinta-feira.

Por volta das 21h, populares ouviram tiros vindos da região do Alto da Fé e, como era noite de futebol, pensaram que  fossem fogos  comemorando algum gol.

Nesta quinta-feira, foi encontrado o corpo por trás do Colégio Estadual.

 

Agresssão

Um jovem de 21 anos foi detido, suspeito de tráfico de drogas e violência doméstica, na rua Vereador José Luís Neto, bairro Pratinhas, em Girau do Ponciano.

De acordo com a polícia, além de agredir a esposa, ele quebrou  os móveis da casa, porque ela constatou que o companheiro guardou drogas para revender.

 

… O Tribunal de Contas do Estado enviou ao Ministério Público de Contas representação apontando indícios de irregularidades nos limites com despesas de funcionários ativos e inativos da prefeitura de Igaci.

  

… As informações, publicadas no Diário Oficial do órgão do dia 27/10, apontam que a cidade extrapolou o limite estabelecido por lei.

 

… A constatação foi possível após a verificação de processos na Justiça do Trabalho que envolvem a administração do município, entre eles contratações irregulares e condenações trabalhistas.