Roberto Baia

28 de outubro de 2015

Homenagens da Uneal

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) homenageou, na noite desta terça-feira, 10 personalidades que contribuíram com a instituição, em seus 45 anos, comemorados no dia 13.

Dos homenageados, oito são, ou foram, servidores da instituição: os professores Maria Madalena Barros de Menezes, José Guedes Filho, Rute Fernandes Gonçalves, Ana Cristina de Lima Moreira, Maria Aparecida de Farias, Judith Fernandes de Lima França e Fláudizio Barbosa (in memorian) e a auxiliar administrativa no Campus I, Maria Lúcia de Lima.

Completaram a lista o educador José Moacir Teófilo e o historiador e professor Élcio Verçosa de Gusmão.

Os homenageados receberam um selo comemorativo dos Correios, criado especialmente para a ocasião.

 

Tem que devolver

O prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho, foi acusado, pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo crime de dano aos cofres públicos, durante o ano de 2011.

Segundo a decisão do TCE, o gestor terá que devolver ao erário mais de R$ 170 mil.

A decisão foi anunciada, após análise dos documentos referentes a receitas e despesas do exercício de 2011.

 

Contra a PEC

Cerca de 700 índios bloquearam as rodovias BR-423 e AL-145, nesta terça-feira, no povoado Maria Bode, em Água Branca. O protesto aconteceu em todo o País e é contra a Proposta de Emenda à Constituição 215, que altera as regras para a demarcação de terras indígenas.

A PEC retira do Governo Federal e repassa para o Congresso Nacional a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e zonas de conservação ambiental.

 

Vão ficar na rua

Moradores do bairro Ribeira, em Palmeira dos Índios, poderão perder as residências, que foram construídas perto da linha férrea. Uma lei federal de 1979 estabelece um limite de 15 metros entre as casas e os trilhos.

Segundo o TRF da 5ª Região de Recife, os moradores terão 15 dias para desocupar as casas. A decisão ainda cabe recurso.

A ação foi movida pela Transnordestina, empresa  que administra a ferrovia.

 

Chapas da OAB de Palmeira

Duas chapas irão concorrer à presidência da 3ª subseção de Palmeira, no dia 18 de novembro.

A Chapa 1, “Experiência e Renovação”, tem como candidato à presidência o advogado Ary Maia, e como vice o advogado Marcos Gama.

Na Chapa 2, “Advogados por uma Nova Ordem”, o candidato a presidente é o advogado Klenaldo Oliveira e a candidata a vice a advogada Vilma Tavares.

 

ASA 2016

O presidente executivo do ASA, Bruno Euclides, disse, nesta terça-feira, que considerou ‘positivo’ o trabalho realizado pelo time profissional este ano, apesar de não ter atingido os maiores objetivos, entre eles, o acesso à Série B do Brasileirão.

O ASA já está se planejando para a próxima temporada e analisando nomes dos atletas que deverão permanecer no elenco.

O técnico Vica deve permanecer no clube em 2016.

 

No banco dos réus

A 8ª Vara Criminal de Arapiraca leva a julgamento, às 08h30min desta quarta-feira, o réu Johnny Feitosa, acusado de tentar matar a própria mulher a facadas, em janeiro de 2009. A sessão ocorrerá no Fórum da cidade e será presidida pelo juiz Jandir de Barros Carvalho.

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Alagoas,  a vítima estava dormindo quando Johnny lhe desferiu uma facada no pescoço. Ele ainda atingiu o peito e o pulso da vítima, que mesmo ferida conseguiu empurrá-lo e se esconder em outro cômodo da casa.

 

Nova determinação

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou, nesta terça-feira, que, a partir de agora, a Casa irá apreciar também a pertinência dos temas abordados nas medidas provisórias, além dos pressupostos constitucionais de urgência e relevância.

Segundo o senador, da mesma forma que os parlamentares analisam os pressupostos constitucionais de relevância e urgência de cada medida provisória, também passarão a dar atenção ao tema tratado.

 

Operação Zelotes

O presidente do Senado falou também sobre a Operação Zelotes, que apura pagamento de propina para edição de três medidas provisórias que viraram leis e beneficiaram empresas do setor automotivo.

 

“Nós vamos adiantar um procedimento para fazermos uma avaliação de pertinência temática antes da avaliação de cada medida provisória. É uma resposta que o Senado vai dar”, afirmou.

 

– Na noite desta segunda-feira, foi inaugurado o Ibis hotel,  empreendimento de nível internacional em Arapiraca.

 

– O hotel foi construído através de uma parceria entre o Grupo Ricardo Barreto e a AccorHotels.

 

– A inauguração foi concorrida e contou com a presença do governador Renan Filho e do vice, Luciano Barbosa, entre políticos e empresários da região.