Flávio Gomes

25 de outubro de 2015

Questão de (in) competência

Do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “… As pedaladas tiveram a ver com despesas feitas pelo governo para além do que o orçamento permitia. Com isso, desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal. Quem desrespeita lei incorre em crime. Não vale a desculpa imoral usada por Dilma de que governos anteriores procederam assim também. Quanto à pergunta que ela fez aos sindicalistas: ‘Quem tem força moral, reputação ilibada e biografia limpa suficiente para atacar a minha honra?’ Há muita gente que tem, sim. Talvez falte motivo para o ataque. Em compensação, há motivos de sobra para que se ponha a conduta de Dilma em dúvida. É provável que ela não tenha roubado. Mas que sequer tenha visto que roubavam? Seu sucessor no Ministério das Minas e Energia é suspeito de ter roubado. Sua sucessora na Casa Civil, de tráfico de influência. Como mandachuva na Petrobras, aprovou negócios que envolveram propinas. E viu a empresa submergir em um mar de lama. Dinheiro sujo financiou suas duas campanhas. Se tudo isso a surpreendeu, por carecer de competência não tinha condições de presidir o país. Não tinha mesmo.”

 

Na muda

 

Teotonio Vilela Filho anda calado, desde que deixou o governo, em janeiro. Abriu uma pequena exceção quando assumiu a presidência do PSDB/AL, há três meses, e retornou ao silêncio. Os mais próximos a ele admitem que o tempo de quarentena já está se esgotando. E que neste final de ano Téo volta a dar as caras.

 

Nordeste

 

O senador Benedito de Lira (PP/AL) era governista, mas na sua campanha a governador  se afastou de Dilma Rousseff. Fez as pazes com o Planalto, mas, anteontem, teve uma recaída, cobrando ações efetivas em favor do Nordeste: “É preciso um projeto do Estado Brasileiro, independentemente de quem esteja no comando do governo”.

 

Indignação

 

De leitor desta “Conjuntura”, inconformado: “Encontra-se instalado dentro do CEPA e onde funciona a Secretaria de Educação do Estado, um stand bem transado, requintado e de razoável porte, de propaganda do Colégio Marista. Parece uma avacalhação. E é. Já pensou a Ufal fazendo propaganda do Cesmac e vice-versa!”

 

Liderança

 

O prefeito Rui Palmeira tem mantido boa relação com a Câmara Municipal de Maceió, ao longo dos quase três anos de mandato. Quem acompanha os trabalhos legislativos tem uma explicação para isso: o desempenho do vereador Eduardo Canuto, líder do prefeito na casa. Canuto é o vereador mais próximo de Rui, desde a campanha.

 

Alô, MP

 

Registradas as chapas, a campanha pelo comando da OAB/AL ganhou, digamos, muito mais ânimo. Há grupos exagerando nos custos, ao ponto de promoverem festas do tipo “boca livre” ou “0800”, para 1.500 pessoas, com despesas em torno de R$ 250 mil. É de se perguntar: a troco de quê um investimento desse porte se justifica?

 

Segurança

 

O procurador de Estado Maurício de Carvalho Rego é o novo representante da PGE no Conselho Estadual de Segurança Pública. Sua nomeação já foi publicada no Diário Oficial, após aprovação do Conselho Superior da PGE, para substituir o procurador Ivan Luiz da Silva. A posse é amanhã, 18 horas, no Palácio República dos Palmares.

 

A saber

 

Jornalista Carlos Chagas: “Fará o quê, a presidente Dilma, se nem o seu partido (ou o seu ex-partido?) será capaz de respaldá-la no esforço para debelar a crise econômica? Vivêssemos no parlamentarismo e seria caso para renúncia, mesmo faltando ainda três anos, dois meses e dez dias para o término do mandato presidencial.”

 

*Agenda do governador Renan Filho amanhã em Arapiraca: inauguração do Call Center A&C, abertura do Frigorífico Regional do Agreste- Frigovale, entrega da nova Delegacia de Homicídios. Além disso, contatos com lideranças políticas.

 

*Na próxima 4ª feira, 28 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia do Servidor Público. Neste ano, a União, o Estado de Alagoas e a Prefeitura de Maceió transferiram o feriado para a 6ª feira, 30, fazendo um feriadão com o Dia de Finados, 2ª feira, 2 de novembro.

*O posto do SINE funciona em novo endereço a partir de amanhã. Deixa o anexo à Secretaria do Trabalho e Emprego, na Rua Silvério Jorge, para a antiga Casa do Trabalhador Autônomo. Avenida Comendador Leão, vizinho ao Jaraguá Tênis Clube.

*Engajada à campanha “Maceió Rosa”, pelo “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer  está com inscrições abertas para a II Corrida Solidária Maceió Rosa, a se realizar no dia 31, na orla de Pajuçara. Inscrições somente até amanhã.

*O Teatro Deodoro recebe hoje, a partir das 19 horas, performances de nove artistas, no “Show de Humor”. O ponto alto do espetáculo é a interação com o público, numa ação de envolvimento com os artistas. Ingresso a R$ 20,00. Contato: 98821. 5923.

* O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, com apoio do Shopping Pátio Maceió, promove hoje a II Maratoninha dos Bombeiros, como parte das comemorações do mês das crianças. Às 8 horas, na Avenida Sílvio Viana, orla de Ponta Verde.

*O Trapichão faz hoje 45 anos de inaugurado, com programação festiva. Além da programação, às 15 horas Sete de Setembro e São Domingos disputam a 2ª vaga à 1ª divisão do Campeonato Alagoano. O Penedense foi o primeiro classificado.

 

“Querem dar uma carta de alforria para o PT e o governo Dilma”

Rodrigo Maia

Ex-presidente do DEM, para quem querem transferir exclusivamente para a Câmara o escândalo de corrupção na Petrobras