Flávio Gomes

24 de outubro de 2015

Olha que a jaca cai…

Do professor Hubert Alquéres: “…Por volta do primeiro semestre, quando ainda pintava como o novo Delfim da economia, Levy vendeu terreno na lua ao anunciar o retorno do crescimento econômico já no terceiro trimestre de 2015. Seu pacote teve efeito quase nulo, impotente que foi para fazer frente a uma queda do PIB de 3% já apontada na pesquisa Focus, a uma inflação de 9,75%, no acumulado dos últimos doze meses, e a um déficit nominal que se aproxima da casa de dois dígitos. E começou a balangar na jaqueira no momento em que cedeu, aquiesceu e passou a tecer loas ao patético orçamento deficitário, a maior trapalhada de uma equipe econômica, após o confisco das cadernetas de poupança da era Collor. A erosão de sua imagem, inclusive no meio empresarial, se acentuou com os ziguezagues do cria não cria a CPMF. Não é culpa dele, como Lula e companhia querem fazer crer. Mas sob sua égide, o Brasil foi rebaixado pelas agências de risco, está na iminência de perder o investiment grade. E o superávit primário de 2015, inicialmente previsto para ser de 1% do PIB, foi rebaixado para 0,15% e nem isso vai ser cumprido. Assim fica difícil manter-se no pé. Do jeito que vai, não será preciso nem balançar a árvore. A jaca pode cair de madura. Ou podre.”

 

Cotação 

 

Segundo o instituto Paraná Pesquisas o deputado federal Cícero Almeida está bem como pré-candidato a voltar à Prefeitura de Maceió. “Sem grupo”, como dizem seus adversários, ele teria hoje 27,9% das intenções de voto, contra 27,7% do prefeito Rui Palmeira. Empate técnico, mas considere-se que Almeida está fora do poder.

Precedente

Renan Filho quer a liberação de área de propriedade da Marinha, onde funcionou o Detran, para implantação de empreendimento turístico. Há anos, um grupo estrangeiro se interessou, e as vantagens pretendidas eram tantas que parecia doação. Ao saberem, empresários locais se habilitaram à mesma regalia. O negócio não saiu.

Posição

“Mais do que nunca, é preciso ter bom senso, responsabilidade. A única maneira de aumentarmos a receita é com a retomada do crescimento econômico”. Foi o que disse o senador Renan Calheiros, ao propor que crescimento econômico tem a ver com ajuste nas contas públicas e não com cortes de programas sociais.

Números

Renan se pronunciou a respeito de cortes de recursos para o programa Bolsa Família. Sobre isso, o deputado federal Paulão revelou que em Alagoas mais de 421 mil são beneficiárias. “Por ano, são mais de R$850 milhões. Isso faz um contraponto na economia secular da indústria do açúcar e do álcool, que está em crise”, disse.

Pendência

Pelos dados oficiais, os primeiros nove meses do ano registraram um índice menor de homicídios em Alagoas. Cerca de 400 assassinatos a menos, segundo o governo. Falta divulgar, com a mesma intensidade, os números referentes a outros crimes. A sensação é de que assaltos, roubos e furtos continuam sendo cometidos com intensidade.

Agora vai?

Em 1991, a Câmara Municipal de Maceió aprovou indicação à prefeitura propondo a recuperação dos cemitérios públicos e a implantação de um outro, na parte alta da cidade. Passados 24 anos, nada foi feito. Agora, o deputado estadual Pastor João Luiz teve de pedir a interferência do Ministério Público para resolver a questão.

Manobra

De Ricardo Noblat, sobre a “fritura” de Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça: “Lula quer pôr no lugar dele quem possa protegê-lo da Polícia Federal, do Ministério Público e do juiz Sérgio Moro. Lula sente que o cerco está se fechando em torno dele e quer escapar de ser preso. Apresentará a Dilma uma lista de três nomes.”

 

*Faleceu no início da noite de ontem, em Maceió, o desembargador aposentado Paulo da Rocha Mendes. O sepultamento sérá hoje, às 11 horas, no cemitério Parque das Flores, onde o corpo está sendo velado.

*O Parque Municipal recebe hoje o espetáculo “Concerto no Parque”,da Camerata Ero Dictus. O concerto começa às 11 horas e integra o calendário de atividades relativo ao Mês do Servidor, este ano associado às celebrações pelos 200 Anos de Maceió.

*O programa “Eternamente Jovem” de hoje tem como principal atrção o cantor Agnaldo Timóteo. Além dele, Caetano Veloso, Trio Esperança, Golden Boys, Wanderlea, Paulo Sérgio e Martinha. O programa vai ao ar às 13h, pela Rádio Difusora AM.

* Artistas plásticos com mais de cinco anos de atuação em expressões visuais, alagoanos ou que estejam radicados em Alagoas há três anos, podem se inscrever, até 21 de novembro, ao 2º Salão de Arte Contemporânea de Alagoas. Contato: 3315.5656.

* Na 2ª e 3ª feiras próximas acontece, no Hotel Jatiúca, o Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Parceria entre a Prefeitura de Maceió, Senado Federal, Embaixada da França, e Unicef. Inscrições, gratuitas, podem ser feitas no local.

*O Estádio Rei Pelé completa amanhã 45 anos. Por conta disso, a secretaria estadual de Esportes elaborou programação que começa hoje, 13 horas, com homenagens a 20 personagens com atuação em favor do esporte em Alagoas. Lá mesmo, no Trapichão.

*E às 16h30m, horário local, o CRB tenta manter a esperança de chegar à Série A do Campeonato Brasileiro enfrentando o Vitória/BA, vice-líder da Série B. A diretoria do CRB liberou a entrada gratuita de mulheres vestindo trajes em vermelho e branco.


“O governo acaba se prestando à condição de cúmplice de eventuais criminosos”

Ricardo Noblat

Jornalista, sobre o acordo de parlamentares envolvidos na Lava a Jato com o governo, visando facilidades nos tribunais superiores, Ministério Público e Polícia Federal