Flávio Gomes

21 de outubro de 2015

Novo “homem-bomba”?

Do jornalista Gerson Camarotti, em seu blog: “No Palácio do Planalto ainda há surpresa que, mesmo depois dos documentos que provam que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tinha conta na Suíça, ele consegue manter uma influência sobre mais de uma centena de deputados. Relatos que chegam ao governo indicam que Cunha tem lembrado com frequência que os recursos arrecadados por ele eram para ajudar nas campanhas dos próprios deputados. Por isso, há um ambiente de medo e apreensão entre os parlamentares desde o surgimento do dossiê feito pela Procuradoria da Suíça. Para o governo, Cunha já perdeu as condições de comandar a Câmara dos Deputados, mas deve influir na sua sucessão. Mais do que isso, corre o risco de conseguir manter o seu mandato, já que muitos parlamentares temem um caminho semelhante ao dele no Conselho de Ética. ‘O Cunha tem potencial explosivo igual ao Roberto Jeferson em 2005. Ele pode se transformar num novo 'homem-bomba’, resumiu um assessor palaciano. De todo jeito, no núcleo do governo a avaliação é que é preciso ter uma solução rápida para a substituição de Eduardo Cunha, até para que haja mudança de pauta no Congresso Nacional. Hoje o governo tem dificuldade de colocar temas econômicos e do ajuste fiscal na ordem do dia.” 

Negativa 

De Renan Calheiros, refutando acusações do lobista Fernando Baiano: “Eu respondo pelos meus atos. Não há nenhuma consistência nisso. Não vão me misturar de jeito nenhum nesse problema. Não conheço Fernando Baiano. Não conheço nenhum aspecto da delação premiada. Não há absolutamente nenhuma consistência nessa acusação.”

Na estrada

Sem alarde, o prefeito Rui Palmeira vai consolidando seu projeto de reeleição. Em termos de gestão, mantém o cronograma de obras de pequeno e médio portes em áreas de periferia e tenta resolver o principal entrave, a Saúde. Politicamente, o principal sinal é a aproximação com o PDT do deputado federal Ronaldo Lessa. 

Detalhes 

Rui Palmeira é, na verdade, o único efetivamente pré-candidato à disputa pela prefeitura de Maceió, em 2016. Há outros nomes lançados, como os deputados federais Paulão e Cícero Almeida, mas que não dependem só deles próprios. Já Rui tem uma estrutura que lhe dá visibilidade e a vantagem de concorrer no exercício do cargo. 

Resultado   

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto tem usado um argumento forte, do ponto de vista emocional, para justificar o trabalho na área de segurança pública: “Em menos de 10 meses conseguimos evitar mais de 400 mortes”. Refere-se ao efeito das ações que têm resultado na diminuição do número de homicídios no Estado. 

Realidade 

Os que criticavam os usineiros, por ideologia ou interesse político, hoje, com a crise que afeta o setor sucroalcooleiro, devem reconhecer a importância desse segmento que já foi o mais significativo da economia alagoana. Os milhares de empregos perdidos com o fechamento de usinas são a prova da importância social das usinas. 

OAB

A campanha pela presidência da OAB/AL entra na fase decisiva após o registro de três chapas. Pela situação, Fernanda Marinela/Ednaldo Maiorano, Chapa 1; pela oposição, Fernando Falcão/Luciano Almeida, Chapa 2, e Roberto Mendes Filho/Wagner Paes, Chapa 3. A eleição está marcada para 18 de novembro, uma 4ª feira. 

Hipótese 

Do jornalista Ancelmo Gois, em seu blog: “Veja um sonho grande que circula no entorno de Lula: Henrique Meirelles assumiria o Ministério da Fazenda de Dilma. Faria o país voltar a andar. Seria candidato a presidente em 2018 pelo PMDB com um vice do PT. Os tucanos seriam derrotados pela quinta vez.” 

  

*A Câmara de Monitoramento do Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas, que é coordenada pelo juiz Maurílio Ferraz, fará hoje, 9 horas, inspeção na base da PM no Conjunto Carminha, em Maceió. Há denúncias de que as instalações são precárias. 

*A ABAV realiza, hoje e amanhã, na System 2000, Ponta Verde, o curso “Turismo 3.0: A inclusão digital das agências de viagem através do ‘Google Meu Negócio”, com o jornalista e estrategista digital Fred Perrillo. Para agências de viagem e hotelaria.

*O Ipaseal Saúde realizará durante outubro palestras preventivas sobre saúde bucal e câncer de mama, em eventos gratuitos, abertos à população. A primeira ação é hoje, às 10 horas, no Centro Clínico do Ipaseal Saúde: palestra sobre halitose (mau hálito). 

* A aula-concerto deste mês do projeto “Quartas Eruditas” será com as pianistas Selma Britto e Oriêta Feijó e o pianista Douglas Nascimento, além dos músicos Bruno Tenório, Thiago Herculano, Junior Oliveira e Eliezer Cassimiro. No Teatro Deodoro, 16 horas.

*Acontece hoje o Dia Rosa, ponto máximo da mobilização contra o câncer de mama em Maceió. Às 18 horas, na praça em frente ao antigo Alagoinhas, show com as cantoras Elisa Lemos, Nara Cordeiro e Elaine Kundera. Aberto ao público.

*A cantora Wilma Araújo apresenta hoje “Feliz de Quem se Dá por Inteiro”, terceiro disco, inteiramente dedicado ao samba, produzido ao longo de três anos. No Teatro Deodoro, em duas apresentações: às 19 horas e às 21 horas.

*A boa campanha do ASA este ano não deu resultado prático: perdeu o Campeonato Alagoano e, com nova derrota para o Tupi MG perdeu a chance de voltar à Série B do Brasileiro. Além do Tupi, classificaram-se Vila Nova GO, Londrina e Brasil de Pelotas.

 

“O meu governo não está envolvido em nenhum escândalo de corrupção. Não é o meu governo que está sendo acusado atualmente”

Dilma Rousseff

Presidente da República, em nova manifestação de cinismo explícito