Flávio Gomes

18 de outubro de 2015

Quem pode salvar Dilma?

Do jornalista e consultor político Gaudêncio Torquato: “… A massa, ensina Elias Canetti em Massa e Poder, vive em função de sua descarga. Ela passa por um período longo, ganhando densidade, preparando-se para o momento de descarga. O grito espontâneo da massa expressa sentimentos de qualquer espécie. A massa, uma vez formada, quer crescer rapidamente. E o estouro é transição de uma massa fechada para uma massa aberta. A massa aberta é um cenário plenamente integrado à moldura de grandes apertos e necessidades. Se as ruas não serão favoráveis à Dilma, quem será? Luiz Inácio? Poderia ajudar a pupila a sair do enrosco? A política ensina: não é viável combinar sacrifícios econômicos e recessão transitória com crescimento, aumento de emprego e justiça social. Assoviar e chupar cana ao mesmo tempo é, portanto, tarefa impossível. Mas dom Lula prega isso. Gostaria de tirar Joaquim Levy e voltar a aplicar a fórmula que adotou em 2008 – acesso ao consumo, dinheiro farto para abrigar empresas, gastança incontrolável. Lula versus Dilma? Nunca na aparência, só na moita. Enquanto Dilma luta pela aprovação da receita ortodoxa, Lula prega a volta ao consumo. Quer voltar ao Planalto. Para tanto, Dilma tem de sair. Não pelas portas do fundo – impeachment – mas pelas portas da frente, pela renúncia, podendo justificar esse ato como necessidade de tratamento de saúde.

Estreia

Novidade na TV Mar, Canal 25 da NET: a partir de amanhã o programa “Conjuntura” será apresentado ao vivo, das 9 às 10 da manhã das 2as feiras, com reprises até o domingo seguinte. George Santoro, secretário da Fazenda, será o primeiro entrevistado. Dentre os temas, as medidas do governo visando a melhoria das contas públicas.

Ritmo forte

A primeira semana de José Thomaz Nonô como secretário municipal da saúde foi de muito trabalho, chegando em alguns dias ao final da noite. “Parece um iniciante em política”, diz um seu amigo mais próximo. Os primeiros dias de Nonô no cargo têm sido dedicados a conhecer a estrutura e dialogar com entidades e servidores.

Risco

O deputado federal Cícero Almeida, interessado em voltar à Prefeitura e Maceió no próximo ano, pode passar pela mesma situação vivida pelo também deputado federal Ronaldo Lessa em 2012: o desgaste por entrar sub judice numa disputa política. A sua saída do PRTB vai lhe render, certamente, muitas dores de cabeça.

Agenda

Presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa, o deputado Francisco Tenório (PMN) está convidando colegas de parlamento e a sociedade em geral para audiência pública de prestação de contas dos recursos do SUS pela secretaria estadual da Saúde. Amanhã, 15 horas, na ALE.

Posição

O ex-deputado Rogério Teófilo reafirma que não nutre inimizade pessoal pela prefeita de Célia Rocha, de quem foi amigo e aliado. Mas, contrariando notícias recentes, descarta reaproximação política no momento. Diz que, a esta altura, o PSDB, que tem nomes fortes, trabalha por uma candidatura própria à Prefeitura de Arapiraca.

In loco

Marco Fireman está em Maceió, depois de ser empossado como presidente da CBTU, semana passada, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Ele veio fazer visita técnica e se inteirar de projetos mais urgentes a serem executados em Alagoas. O principal deles, sem dúvidas, é a ampliação da malha do VLT em Maceió.

Piorou

Do “Correio Brasiliense”: “Além de não conseguir reduzir o fosso que separa os mais pobres dos mais ricos, Dilma ajudou a piorar a situação. No primeiro mandato, as taxas de crescimento econômico foram as mais baixas desde a redemocratização. No início do segundo, o país mergulhou na recessão, com inflação elevada, queda na renda e desemprego em alta”.

 

* O governador Renan Filho lança amanhã, às 10 horas, no Palácio República dos Palmares, o Programa de Esgotamento Sanitário de Alagoas, que visa aumentar a cobertura do sistema de Maceió e de outros 26 municípios. Custo: R$ 1,6 bilhão.

*O Sistema Alagoano de Museus, da secretaria estadual da Cultura, retoma amanhã, das 9 às 11 horas, no Misa, o Programa de Oficina de Capacitação e Qualificação para a Área Museológica. Com palestra do diretor do Misa, Fernando Lôbo.

* Nos dias 26 e 27 de outubro Maceió sediará o Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, com especialistas internacionais e nacionais em desenvolvimento infantil. Parceria entre prefeitura, Senado Federal e Unicef.

*Na próxima 6ª feira, 23, a 65ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas tem como atrações musicais shows com as bandas Calcinha Preta, Bonde do Brasil, Alex e Ronaldo, Tayrone e Zezo. Às 21 horas, no Parque da Pecuária.

*O ASA fez uma grande temporada em 2015 e merece, pelo que apresentou em campo, voltar à Série C do Brasileiro. Tem, porém, de tirar a vantagem do Tupi pelos 2×0 em em Juiz de Fora. A torcida precisa marcar presença amanhã, 20h30m, no Municipal.

 

“Temos de reconhecer que a corrupção se tornou um modo de governança, o que eu chamei cleptocracia”

Gilmar Mendes

Ministro do Supremo Tribunal Federal