Flávio Gomes

17 de outubro de 2015

Um pela outra…

Do jornalista Carlos Chagas: “O que têm feito Executivo e Legislativo para enfrentar o desemprego crescente que nos assola? Cada um manipula os números conforme seus interesses, mas não errará quem supuser a onda de desempregados hoje beirando os dez milhões de cidadãos que já tiveram emprego ou estão preparados para exercê-lo, mas encontram-se com as mãos abanando. Em outras palavras, enfrentando a fome e o abandono de suas famílias. Alguns países combateram com sucesso o desemprego, através da criação de frentes de trabalho patrocinadas pelo poder público e com a colaboração da iniciativa privada. A maioria das nações, porém, sofre como nós, ou seja, os males da indiferença do Estado e do empresariado. Alguém se anima a procurar na Esplanada dos Ministérios ou na Avenida Paulista entidades preocupadas em interromper o fluxo de demissões e restabelecer a criação de empregos, mesmo emergenciais?… Assiste-se a agonia do poder público e da iniciativa privada. No passado, costumava-se colocar frente a frente os comandantes de dois exércitos em choque para que decidissem suas diferenças pelas armas. Que tal convidar Dilma e Cunha para, em plena Praça dos Três Poderes, entregarem seus destinos ao acaso ou à melhor demonstração de sua honestidade? Pode ser uma solução, ainda que a assistência possa inclinar-se pelo empate, ou seja, dando um pela outra sem querer volta…”

Blindagem

De Ilimar Franco, “O Globo”: “Irados com o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, os tucanos da Câmara cobram dele firmeza contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. O presidente da Câmara é investigado. Renan é réu no caso Mendes Júnior. Acusam Cássio de falar grosso da Câmara e afinar a voz no Senado. E perguntam: ‘Por que os senadores não fazem nada? Eles são um clube de amigos?’ 

Alerta

José Thomaz Nonô, secretário municipal da Saúde, fará visitas como a do posto de saúde da Pitanguinha: “Vou conferir o serviço prestado por todas, ouvir a população e os servidores da saúde. E vou chegar sempre sem avisar antes, que é para ver o cenário real em que trabalham os servidores da saúde e em que a população é atendida.”

Estilo

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) continua a imprimir um jeito próprio de exercer o mandato, ao lançar o concurso “Professores na Política”, visando estimular a participação dos professores nas discussões políticas. “A educação é fundamental para fazermos a transformação social que Alagoas tanto precisa”, diz.

Decano

O professor Moacir Teófilo, também advogado, é, talvez, o profissional de ensino com mais tempo na atividade. É professor há 64 anos ininterruptos, 62 deles como diretor do Colégio Bom Conselho, em Arapiraca. Aos 88 anos de idade, diariamente vai ao CBC para dar aulas e cuidas das questões administrativas da instituição.

Cenário

“Estabelecida em Alagoas desde 1950, a Usina Triunfo comunica que ajuizou hoje pedido de recuperação judicial.” A abertura da nota emitida pela Usina Triunfo, para explicar a medida extrema, é um triste retrato da situação do setor sucroalcooleiro. E o mais grave: o grupo sempre foi bem administrado. Imagine os que não o são.

Tendência

A crise econômica é um componente a mais a prejudicar a situação dos comerciantes que atuam no Centro de Maceió. Antigos problemas se agravam (camelôs, insegurança, calçadas ruins, estacionamento difícil…) e o cidadão, além disso, tem de enfrentar a falta de dinheiro. São ruins as expectativas para as compras de Natal.

O pior

Do jornalista Carlos Chagas: “Vale indagar como ficaria o país sem Dilma e sem Cunha. Mudaria o quê, caso ambos fossem postos para fora? Nada. A população talvez vivesse dez minutos de euforia, comemorando as duas ausências, mas logo voltaria a sofrer as mesmas agruras. O grave na conjuntura atual é a inexistência de alternativas.” 

 

*Não custa lembrar: o horário de verão se inicia neste final de semana e segue até o dia 21 de fevereiro de 2016. À meia-noite de hoje, em 10 Estados, além do Distrito Federal, os relógios terão de ser adiantados em uma hora

*A cantora Fernanda Guimarães apresenta hoje o show “No Camarim de Cartola”, com sucesso e um dos ícones da música brasileira. Haverá duas sessões: uma, às 19 horas, e outra às 21 horas, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Contato: 99307.5523.

*Como parte das comemorações dos 60 anos da Associação Teatral das Alagoas, o projeto Outubro da ATA apresenta hoje, em Penedo, o espetáculo “A Terra de Ledo Ivo – Versos Selecionados por Ronaldo de Andrade”. No Teatro 7 de Setembro, 20 horas.

*A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública tem um contato direto com a população: o Dique Luz. A ligação para o Call Center do órgão, a partir de um telefone fixo, é gratuita. O telefone do Disque Luz é o 0800 031 9055.

*Estão abertas as inscrições para a 11ª Semana de Química, com o tema “A química e a biotecnologia a serviço do desenvolvimento técnico-científico”. No Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, no Campus A.C. Simões, de 24 a 27 de novembro.

*Produtores rurais têm até o final do ano para renegociar dívidas junto ao Banco do Nordeste, com base na Lei 12.844 e nas Resoluções 4.314 e 4.315 do Conselho Monetário Nacional. Os benefícios incluem descontos de até 85% no valor principal.

 

 “O presidente da República, reeleito, não poderá ficar livre ‘num passe de mágica’ de sua responsabilidade política e criminal pelo que ocorreu na campanha presidencial”

 Geraldo Brindeiro 

 Ex-Procurador Geral da República