Flávio Gomes

15 de outubro de 2015

O silêncio de Lula

Da jornalista Mary Zaidan “…. Correr do pau não é novidade quando se fala de Lula. Hábil, sempre que se enrola, ou não sabe e não viu o ocorrido, ou simplesmente foge. Dizem algumas línguas que esse comportamento se repete desde os idos do ABC. Portanto, o silêncio dele não causa surpresa. São os tropeços e equívocos do grande chefe que chamam atenção. Ele nunca errou tanto…. Em tempo de crise e bolsos vazios, de médios e pobres ainda mais pobres, Lula vem demonstrando dificuldade para mobilizar massas. Só discursa, quando discursa, em ambiente fechado.  Já não goza de unanimidade nem mesmo junto aos companheiros da CUT, MST, UNE e outros movimentos aquinhoados com recursos e cargos no governo. Provou com o desastre desta semana, que sua magia também já não encanta os políticos, nem mesmo os de escalões inferiores. Com popularidade construída na fartura, Lula manipula um condão que só funciona na bonança. Na tormenta, imerge. E hoje, além do naufrágio iminente da sucessora que ele inventou, Lula tem de lidar com outro revés:  a Lava-Jato. Essa, sim, com potencial para afundá-lo. A ele e ao PT. Tem preferido ficar calado. Não dar um pio.”

Veto

Está no semanário “Extra”, edição desta semana: “Alagoas perdeu a chance de ter um segundo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF). Seu nome: Paulo Roberto de Oliveira Lima, ministro do TRF5, que desistiu da disputa ao saber que seria vetado pelo ministro do STJ Humberto Eustáquio Soares Martins, também alagoano.”

E aí?

O conterrâneo Aldo Rebelo, ministro da Defesa, principal figura do PC do B no país, se queixa de que o Brasil e o mundo “se deparam com o desconhecimento da autoridade, da disciplina e da hierarquia”. Resta saber qual será a posição do ministro em relação aos companheiros que exageram nos movimentos sociais, a exemplo do MST.

Reforço

A psicóloga Celina Peixoto foi anunciada pelo senador Benedito de Lira como nova filiada ao Partido Progressista, onde vai ajudar na organização do PP Mulher. Filha de Cyridião Durval Peixoto, que foi prefeito de Passo do Camaragibe e interventor em Rio Largo, Celina foi superintendente dos movimentos sociais no governo Téo Vilela.

Agenda

O Sebrae/Alagoas dá sua contribuição aos municípios no enfrentamento da crise, com a realização, hoje, do “Encontro com prefeitos”, às 14h30m, no Centro de Convenções de Maceió. O evento integra a 7ª edição da Feira do Empreendedor. Um dos temas a serem discutidos: a importância dos micro e pequenos negócios para os municípios.

Agenda

Acontece hoje, às 14h30m, na Escola Fazendária, em Jacarecica, a abertura do Fórum Permanente de Educação Fiscal em Alagoas. Presenças anunciadas do secretário estadual da Fazenda, George Santoro; Fabiana Baptistucci, gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal; psicólogo Rossandro Klinjey, que falará sobre Ética e Cidadania.

Renovação

O Movimento OAB Pode Mais, que tem Roberto Mendes Filho candidato a presidente da OAB/AL, promove hoje encontro com jovens advogados para a mesa redonda “Gestão de escritório e planejamento estratégico”. Às 19 horas, no Hotel Brisa Mar, na Avenida Antônio Gouveia, orla de Pajuçara. A eleição na OAB/AL é em 18 de novembro.

Indagação

Jornalista Ricardo Noblat: “A ideia de Dilma é celebrar um acordo de proteção mútua. Eduardo atrapalharia na Câmara processo de impeachment contra ela. Dilma tentaria ajudá-lo junto à Procuradoria Geral da República e tribunais superiores. Ao fim e ao cabo, uma mão teria lavado a outra. Que lhes parece? Coisa de bandidos?”

 

*De Paul Forest, leitor do “Estadão”, em recado a deputados federais e senadores, nesse momento de negociatas entre Dilma Rousseff e o Congresso: “Ajam como homens dignos pois seus filhos colherão amanhã os frutos do que V.Exas. estão plantando hoje.”

*Mais uma ação do prefeito Rui Palmeira nos bairros: hoje, às 9 horas, ele inaugura as melhorias na Praça Joaquim Marques Luz, conhecida como Praça do Sanatório, e a reforma do terminal de ônibus de lá. Os trabalhos foram da Sempma e da SMTT.

*Médico-infectologista, professor e escritor, José Maria Constant lança hoje, em parceria com o filho André, o livro “Antibióticos e Quimioterápicos Antimicrobianos”, editado pelaEdufal e Editora Sarvier. Às 20 horas, no Conselho Regional de Medicina.

* Zeza do Coco é a atração de hoje do projeto “Quinta no Arena” com o show “Quebrando Coco”, com participação de Chau do Pife, 19 horas, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Quem for irá conferir exposição fotográfica de João Erisson, sobre Zeza do Coco,

* Antônio Francisco Santos, mestre do entalhe na madeira e um dos discípulos de Mestre Antônio Pedro dos Santos, da Escola de Santeiros do Penedo, abre hoje a mostra “40 anos de arte”, no Museu Palácio Floriano Peixoto, em Maceió. A mostra fica até o dia 31.

*Visando estimular a conscientização no combate ao câncer de mama, o Parque Shopping se engajou ao “Outubro Rosa” e realiza apresentações musicais às 5as feiras, sempre às 19 horas, com cantoras alagoanas. A atração de hoje é Renata Peixoto.

*A Uncisal – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas realiza, desde ontem e até às 23h59min de 11 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2016, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://vestibular.uncisal.edu.br.

 

“Vão ter de me aturar um pouquinho mais”

Eduardo Cunha

Presidente da Câmara dos Deputados, desdenhando do movimento pela sua cassação