Olívia Cerqueira

15 de outubro de 2015

Fundação Palmares discute programação do mês da Consciência Negra em União dos Palmares

Por João Paulo Farias – Ascom

A presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, esteve na manhã desta quinta-feira, 15, em reunião com o prefeito de União dos Palmares, Beto Baía e representantes da secretaria de estado da Cultura, onde discutiram a programação do mês da Consciência Negra e outros projetos para a Serra da Barriga, que abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Segundo Cida Abreu, a vinda a União dos Palmares, também serviu para apresentar a nova proposta de trabalho da FCP. “Viemos discutir a nossa ação programática para a Serra da Barriga, não só para o 20 de novembro, mas a Serra da Barriga como um patrimônio do governo brasileiro e da sociedade aqui de União e do estado de Alagoas”, disse.

Em relação às comemorações ao mês da Consciência Negra, a presidenta ressaltou que a programação será construída em conjunto com as três esferas de governo e a sociedade.

“Viemos discutir a melhor programação, onde a gente envolva governo, sociedade produtora de cultura e movimento negro, pra que a gente possa construir uma ação que seja de resposta a todas a existência da cultura afro- brasileira, as manifestações religiosas de matrizes africanas, a propriedade ao direito da comunidade quilombola, ao diálogo ancestral entre a religião, a comunidade indígena e quilombola, e também discutirmos as propostas para a juventude negra, a partir da cultura afro brasileira”, pontua.

Para o prefeito Beto Baía esse diálogo com a Fundação Palmares é importante para traçar os projetos para desenvolver e fortalecer a cultura local. “Essa conversa com a Cida Abreu, junto com os seus técnicos, serviu para que a gente possa desenvolver ações de fortalecimento da nossa cultura, pois a Serra da Barriga tem que ser mostrada ao mundo e principalmente agora em novembro onde se celebra a Consciência Negra, para isso, vamos montar uma programação especial”, destacou o gestor.

PRESENÇAS

Participaram do encontro, o diretor de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da FCP, Anderson Quack, a chefe da representação da FCP em Alagoas, Élida Miranda, a secretária executiva de estado da Cultura, Soraya Coutinho, junto com a superintende de promoção a Cultura, Perolina Lyra, o secretário geral de Administração de União dos Palmares, Francisco Viana, o diretor de Cultura, Djalma Roseno, a educadora Márcia Susana e o assessor da secretaria municipal da Juventude, Wellington Ferreira.