Edmilson Teixeira

15 de outubro de 2015

Boca da Mata, Usina Triunfo

Briga familiar vem impedindo o funcionamento este ano da Usina Triunfo, tida como uma das maiores do Nordeste. “A indústria já era para ter iniciado a sua moagem 2015/2016, há cerca de um mês, mas não aconteceu por causa de briguinhas entre os irmãos Tenório”, comentou uma pessoa ligada à família que pediu para não revelar sua identificação. Disse que a família esta aguardando o gerente Givago Tenório, que se encontra nos EUA, a fim de participar de uma reunião que está sendo agendada entre eles, onde provavelmente vão selar  o compromisso de colocar a Usina para moer somente no próximo ano.  


Boca da Mata-  complicação

Segundo o Sindaçúcar-AL, a Usina Triunfo entre as 22 que estiveram em operação na safra passada, foi a que apresentou o maior  crescimento em comparação a safra 12/13, com uma variação positiva de 17,4%. Passou de 1,2 milhão de toneladas de cana, para 1,4 milhão de toneladas; porém, ficou em quarto lugar, perdendo para Coruripe, Santo Antônio e Caeté. As consequências de seu fechamento esse ano, prometem complicar ainda mais a situação econômica de Boca da Mata, sobretudo porque o município, assim como os demais do país, atravessa sua pior crise financeira, por conta da queda do FPM; onde lá o prefeito Gustavo Feijó demitiu vários cargos comissionados.   

 

Feira 2015

Os negócios do campo também têm lugar exclusivo na Feira do Empreendedor 2015 que está acontecendo no Centro de Convenções neste final de semana. É a ligação entre o campo e a cidade, apresentando as possibilidades de negócios voltadas para o beneficiamento de produtos agrícolas. O espaço oferece três clínicas tecnológicas voltadas para a fabricação de sabonetes de leite de cabra e mel, frutas desidratadas e de conservas a partir de hortícolas. 

Viçosa

Na terça-feira, as bandas de fanfarras de Cajueiro, Chá Preta e Pindoba animaram as festividades de aniversário dos 184 anos de Viçosa. O evento que também contou com a banda fanfarra local ocorreu de forma bem discreta, mas esbanjando um colorido sem igual, sobretudo com a exibição de alguns folguedos populares que têm carimbado Viçosa como a terra cultural de Alagoas.

União dos Palmares

União dos Palmares que sempre investiu forte nas comemorações de seu aniversário, sobretudo com shows musicais, este ano o evento se resumiu com a presença do prefeito Beto Baia na porta da Prefeitura, hasteando a bandeira do município, além de duas crianças que ergueram as bandeiras de Alagoas e do Brasil. Presenciaram alunos da rede municipal, autoridades e alguns curiosos. O fato ocorreu na terça-feira, registrando os 184 anos de Emancipação Política. A pauta do discurso de Beto foi a crise econômica.   

Palmeira

Os oito municípios que integram a VIII Região de Saúde aderiram, na sexta-feira última, ao Projeto de Regionalização dos Serviços de Saúde em Alagoas. A adesão ocorreu durante reunião de pactuação realizada  em Palmeira dos Índios, e presidida pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Palmeira – meta 

Rozangela Wyszomirska disse que por meio da regionalização dos serviços de saúde, haverá melhorias na qualidade dos serviços disponibilizados aos usuários do SUS, possibilitando que todos sejam atendidos nas cidades onde residem ou em suas regiões de origem, sem a necessidade de se deslocar para Maceió. A ação faz parte da política do  governo do Estado de oferecer à população uma saúde com qualidade e de fácil acesso.

Penedo/ Piaçabuçu

Por conta da alta temporada de verão, período  que já começa  movimentar o setor turístico, foi que a partir desta semana, técnicos do IMA iniciaram no trecho do Rio São Francisco que liga Penedo a Piaçabuçu a colher amostra de águas. O órgão visa produzir o relatório de balneabilidade, a fim de indicar as condições para banho, assim como tem feito nas principais localidades das praias alagoanas.

Penedo – politica

Alexandre Toledo, Israel Saldanha, Dr. Raimundo Sousa, Antônio Nelson, Carlos da Educação e Ivana Toledo.  Esses são os seis nomes que aparecem no momento e que estão sendo cogitados para enfrentar a reeleição do prefeito de Penedo, Március Beltrão no próximo ano. O site de notícias “Diário Penedense” colocou uma enquete em sua página, e até ontem à tarde Carlos da Educação estava na dianteira com 50%, seguido de Raimundo com 39%.  Os ex-prefeitos Alexandre e Israel, aparecem com 3% e 1 % respectivamente.

Penedo – educação

O Ministério do Turismo por meio de uma parceria com a Prefeitura, está ofertando 40 vagas para jovens penedenses interessados gratuitamente  na qualificação profissional   voltada para o Turismo. As 40 vagas são para os cursos de Inglês e Espanhol, pelo Pronatec. Mas para participar, o cidadão terá que comprovar que tem vínculo empregatício em empresas que lidam com o turismo.  

 

Velho Chico

 

Após três anos consecutivos de seca nas cabeceiras do rio São Francisco, a situação das populações e dos agricultores que vivem de suas águas chegou a um impasse que, além de ameaçar o consumo humano, pode causar sérios prejuízos aos projetos de irrigação do todo aquele Vale. Segundo Cláudio Pereira, coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco (instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco CBHSF), em seu percurso por cinco estados, cerca de 70% de suas águas são usadas para irrigação.

 

Velho Chico

 

Cláudio Pereira  diz ainda, que o rio também sofre com o assoreamento, o desmate das matas ciliares, a erosão, o sobre uso das águas, os represamentos, a poluição dos esgotos e dos efluentes industriais, a contaminação de metais pesados e dos agrotóxicos. Desta forma, além de ter parte do volume comprometido com projetos de irrigação, a qualidade de suas águas está cada vez mais prejudicada.