14 de outubro de 2015

Cuidados do dia a dia.

Iniciativa importante da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia com o Projeto Pense Bem fazendo panfletagem no domingo dia 11 na orla da ponta verde (rua fechada) distribuindo orientações sobre cuidados para evitar lesões/traumas no crâneo e coluna cervical.

Cuidados ao soltar pipas (“raias”), ao subir em árvores, ao mergulhar em locais não conhecidos, ao subir e descer escadas, usar automóveis e praticar esportes com possibilidade de quedas.

Muito importante para os que gostam de mergulhar em açudes, rios ou mesmo mar verificar a profundidade da água antes de saltar! As lesões do crâneo e principalmente da coluna cervical são definitivas e às vezes fatais. Fratura de crâneo e lesão medular com tetraplegia.

Ao subir e descer escadas sempre usar o corrimão. Importante se transportar algum objeto que uma das mãos esteja livre para segurar no corrimão. Também evitar colocar as mãos nos bolsos.

Não se admite mais que alguém ainda ande de automóvel, principalmente, seja no banco dianteiro ou traseiro, sem cinto de segurança. Acho que todos já sabem que quando o automóvel vai a quarenta quilômetros por hora os seus ocupantes também vão a quarenta quilômetros. Então se solto o passageiro terá um impacto violento no painel ou no para brisa, ou mesmo os do banco traseiro nos do banco dianteiro quando de um freio brusco ou colisão. Lesões com certeza se não a morte. Moto, bicicleta, patins, skates. Todos os seus condutores devem sem exceção, usar capacete luvas, protetores de joelhos e cotovelos.

De tudo fica uma pergunta: quem providencia a educação do povo? Um politico dirigente que diz não ter estudado e que não gosta de lê, ou uma politico dirigente que inventa uma mulher sapiens etc.?

Evidente que não! A base de tudo é educação começando pela doméstica, passando pela do colégio, da faculdade e a do direito, aonde o meu direito vai até onde começa o direito do outro! Em outras palavras: respeitar o direito do próximo para ter o seu direito respeitado.