Flávio Gomes

11 de outubro de 2015

Cleptocracia

De Alfredo Guarischi, médico, no Blog do Noblat: “… Estava construindo o artigo sobre a CPMF – cachaça, politicagem, maconha e fumo -, quando precisei usar a palavra honesto. Recorri ao Aurélio e lá estava o adjetivo que indica qualidade, defeito, estado ou condição de um substantivo. Como exemplo citava governo honesto, político honesto, ato honesto, podendo ser substituído por correto, probo, digno. No entanto, pensei, haveria exceção para alguns governos, políticos ou a Volkswagen alemão, por ter utilizado um software para fraudar a avaliação dos poluentes de seus carros… A maioria dos brasileiros sabe o que é honesto, paga 37% de sua renda em impostos e recebe migalhas para educação, saúde e segurança pública. Desconhece o nome do deputado ou senador que votou, passado um ano da eleição, apesar dos custos das campanhas. Mas esse mesmo eleitor é capaz de cantar a nova música de seu cantor eleito, assim como se lembrar dos títulos do seu time de futebol. É raríssimo um eleitor mudar de time de futebol, assim como votar no mesmo político. Honesto é um adjetivo que falta aos políticos que alegam desconhecer que não existe almoço gratuito e que caixa-dois é crime. Deveriam estar presos, até por “incompetência criminosa”,pois mesmo gastando fortunas em marketing, continuam anônimos, fora do ritmo e jogando contra. Chega de gastança para manter a cleptocracia.”

Quem fica?

Secretários e dirigentes de órgãos estão ansiosos com o retorno do governador Renan Filho às atividades, após a licença. É que há uma expectativa grande, com a anunciada extinção ou incorporação de secretarias e órgãos. Poucos, na equipe, estão se sentindo garantidos nos seus cargos, após mais uma reforma administrativa.

Atraso

Na prática, o primeiro ano de gestão de Renan Filho tem sido mais voltado à chamada arrumação da casa, a partir do conhecimento da estrutura administrativa deixada por Téo Vilela, seus projetos e programas. É, na verdade, uma fase de transição, que deveria ter acontecido entre a eleição, no início de outubro, e a posse.

Planos

O ex-deputado João Caldas ingressou no PSB com seu grupo fazendo planos imediatos, já para o próximo ano, quando pretende se candidatar a prefeito de União dos Palmares. Não está descartada uma candidatura do deputado federal João Henrique Caldas à prefeitura de Maceió, apesar da afinidade política dele com Rui Palmeira.

Prognóstico

Para o economista e professor Fábio Guedes, atual presidente da Fapeal – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Alagoas, a situação do Brasil não é de crise. “Ainda não. O que temos é um momento de desaceleração da economia. Se o ajuste fiscal não der certo, aí, sim, a crise virá em 2016”, disse ao programa Conjuntura, na TV Mar.

Esperteza

Há um espertinho vendendo, como se fossem seus, terrenos alheios na Barra de São Miguel, espaço de lazer mais procurado em Alagoas. Num dos casos recentes, até um vereador foi ludibriado pelo vigarista, que se passa por corretor de imóveis. A recomendação é murar o terreno e fiscalizar, periodicamente, para evitar invasão.

Omissão

Agentes do BPTran e da SMTT têm incorrido numa falha quando da autuação por estacionamento proibido: não deixam mais no veículo, como ocorria antigamente, uma cópia da notificação. O cidadão só tem conhecimento da multa semanas depois e, em certos casos, só então tem ciência de que o local onde estacionou era inadequado.

Opinião

Elias Gomes (PSDB), prefeito de Jaboatão (PE), sobre Dilma: “Perdida nas armadilhas, sem rumo, sem direção, terceirizou o poder da forma mais explícita e escancarada. Como uma náufraga, agarra-se aos oportunistas de plantão, mesmo sabendo que o peso com o qual se abraça somente levará à submersão de um governo moribundo.”

 

*João do Cavaquinho, filho do saudoso Zé do Cavaquinho, comanda show hoje, a partir do meio-dia, no Bar Trovador Berrante, em Viçosa, aproveitando a véspera do feriado. Outros músicos de talento também participam. Contato: 99331.9038/98867.6409.

* A exposição “Terra”, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado, fica no Museu da Imagem e do Som, em Jaraguá, somente até a próxima 3a feira. A mostra, iniciativa da Secult, trata da trajetória de luta, sonho e resistência do Movimento Sem-Terra.

*Comemorando o Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realiza hoje, durante o Lazer na Praça Centenário, a etapa kids do Circuito Popular de Corrida. Serão cinco largadas, com início às 8 horas, em cinco categorias por faixa etária.

*Já a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, também por conta do Dia das Crianças, festejado amanhã, programou atividades para o Parque Municipal, em Bebedouro. Haverá várias atrações artísticas, culturais e de atividade física.

*Por conta do Dia da Criança e do feriado dedicado a Nossa Senhora Aparecida, a feira livre de Arapiraca, que ocorre às segundas-feiras, foi transferida para depois de amanhã. É a maior feira livre de Alagoas e uma das principais do Nordeste.

*O ASA, que fez excelente temporada este ano, embora sem títulos, faz amanhã o “jogo do ano”. Precisa tirar a desvantagem dos 2×0 para o Tupi/MG, fora de casa, para voltar à Série B do Brasileiro e salvar a temporada. Às 20h30m, em Arapiraca.

 

“O Brasil está indo para o caos e vamos ficar assim porque o PT e o Lula dizem que é golpe? Qual a moral que Lula tem para dizer que é golpe?”

Jarbas Vasconcelos

Deputado federal do PMDB/PE