Blog do Dresch

10 de outubro de 2015

Quadrilha clonava e roubava carros

                   Um trabalho conjunto das forças de segurança do Estado, comandadas pelo Secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, resultou na prisão de integrantes de uma quadrilha especializada no roubo e clonagem de veículos, a maior parte, de luxo. A ação contou com 30 agentes do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), Polícia Civil, Polícia Militar e do Serviço de Inteligência de Segurança Pública. Seis pessoas foram presas e com eles foram encontrados um Fiat Estrada, um Gol, uma Frontier, dois Fiat Idea, um Cobalt, um C3, um Fiat Ducatto, um Punto, um Audi, Um Golf e uma Land Rover.

Roube e clonagem de carros 2

                   A primeira abordagem das equipes, cumprindo o mandato de busca de apreensão aconteceu em Mangabeiras, onde alguns veículos foram localizados, além de documentos falsificados, carimbos de cartórios, folhas de papel moeda e identidades falsificadas. Também foi apreendida certa quantia em dinheiro e algumas armas pertencentes á quadrilha. A polícia revelou que os líderes das quadrilha eram Paulo Nicácio da Silva e Rafael Silva de Assis e contavam com o apoio da despachante Samira Sidneia de Milon e do seu marido Mauro Monteiro de Lima.

Mantido o “conceito de família”

                   A Comissão Especial do estatuto da Família manteve na última quinta feira (8) a definição de família como “a entidade familiar formada a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos”. O conceito consta do substitutivo do deputado Diego Garcia (PFS-PR) aprovado anteriormente pela comissão. Um destaque do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) que definia entidade familiar como “núcleo social formado por duas ou mais pessoas unidas por laços sanguíneos ou afetivos, originados pelo casamento, união estável ou afinidade”, foi rejeitado. Segundo o deputado Braga o projeto de lei aprovado é discriminatório e preconceituoso e retira de milhões de brasileiros que não se enquadram no conceito de família aprovado. Ele destacou que existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal, de 2011, sobre a união estável para casais do mesmo sexo. Ele pediu que o direito de todos os tipos de família seja respeitado. Para o deputado, o texto aprovado “passa por cima” da decisão do STF. O relator Diego Garcia disse que reafirmou no substituto o que estabelece o artigo 226 da Constituição. O texto constitucional estabelece que a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. Diz ainda, que, para efeito de proteção do estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar. Conforme o relator, a família a receber proteção do Estado é a que esta na Constituição.

 

Tecnologias contra o câncer

                   O câncer de mama deverá atingir 57 mil casos em 2015 segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mas continua valendo a orientação principal: descobrir a doença na sua fase inicial é o melhor caminho. Por isso mesmo, a qualidade da imagem em mamografia, com maior definição e maior possibilidade de tratamento. Esse é um dos lançamentos do 44º Congresso Brasileiro de Radiologia, que começou no último dia 8 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Essa tecnologia foi apresentada pela Fujifilm e foi muito bem recebida pelos profissionais do segmento.

Tecnologias contra o câncer 2

                   Denominado Amulet Innovality ele é o primeiro e único mamógrafo digital de última geração que alia imagens de alta definição, tomossíntese mamária com resolução de 50 microns e sistema de estereotaxia. A nova solução permite mais rapidez durante o procedimento e é capaz de realizar dois exames de tomossíntese em um único equipamento. As imagens captadas a partir de ângulos diferentes são reconstruídas em fatias, na qual a estrutura de interesse esta sempre em foco. Após a reconstrução dessas imagens é possível identificar as lesões com mais facilidade do que no procedimento de mamografia de rotina.

Posse concorrida

                   Uma das posses mais concorridas esta semana em Brasília foi a do alagoano Aldo Rebelo no Ministério da defesa, em substituição ao Ministro Jacques Wagner, que assumiu a Casa Civil.  A posse do alagoano de Viçosa contou com a presença de lideranças das Forças Armadas, empresários e políticos, além do governador Luciano Barbosa e dos secretários estaduais Álvaro Vasconcelos, da Agricultura e Mosart Amaral, do Transporte e Desenvolvimento Urbano. Aldo volta ao Ministério da Defesa após ter passado também pelo do Esporte e da Ciência e Tecnologia.

Crescimento da miopia

                   De acordo com o últimos dados estatísticos, cerca de um quarto da população mundial sofre de miopia e isso pode aumentar, podendo chegar a um terço segundo os especialistas que participaram da Jornada Ibero-americana neste final de semana na Espanha. Muitos ressaltaram que existe uma grande preocupação em razão da prevalência do problema e da sua rápida progressão em todo mundo. Como fatores de risco mais relacionados com o desenvolvimento e a progressão da miopia vale se destacar, a excessiva demanda acomodativa da visão de perto, a refração periférica além da falta de atividades ao ar livre.

 

  • A Academia sueca surpreendeu o mundo ao conceder o Prêmio Nobel da Paz 2015, ao Quarteto para o Diálogo Nacional da Tunísia, criado para consolidar a democracia naquele país.
  • O quarteto foi organizado após uma revolta na Tunísia em 2011, com a finalidade de estabelecer uma democracia pluralista naquele país africano.
  • O quarteto inclui organizações representativas da sociedade civil tunisiana: a União Geral dos Trabalhadores da Tunísia (UGTT), a Confederação da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica), a Liga dos Direitos Humanos (LDHT) e a Ordem dos Advogados da Tunísia (Onat).
  • Professores da rede pública estadual (e consequentemente funcionários e alunos) ganharam mais um dia de folga neste feriadão;
  • A Secretaria de Estado da Educação antecipou as comemorações pela passagem do Dia do Professor, no dia 15, para a terça feira, dia 13 sequenciando o feriado destinado á Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta segunda feira.