Roberto Baia

8 de outubro de 2015

Coletiva à imprensa

 do Sertão, crise econômica, ajuste fiscal, investimentos em saúde e educação. Esses foram alguns dos temas abordados na entrevista coletiva cedida nesta quarta-feira,  pelo governador em exercício, Luciano Barbosa.

A conversa  aconteceu na Governadoria do Agreste, em Arapiraca, cidade onde Luciano Barbosa se destacou politicamente ao longo de dois mandatos como prefeito.

Em razão de viagem, o governador Renan Filho transmitiu o cargo a Luciano Barbosa, vice-governador e secretário da Educação, na última sexta-feira, 2, no Palácio República dos Palmares.

 

Por Arapiraca

O governador em exercício, Luciano Barbosa, tem almoço agendado nesta quinta-feira, com ex-prefeitos de Arapiraca. Entre eles, Severino Barbosa leão, José Barbosa Oliveira, Agripino Alexandre e José Alexandre dos Santos,

De acordo com Barbosa, que também foi prefeito de Arapiraca em duas gestões consecutivas, o objetivo é abrir um debate para afinar melhorias para a segunda cidade do Estado.

 

Greve na Barra de Sto Antônio

A paralisação dos professor4es e funcionários da Barra de Santo Antônio permanece, em virtude da quebra de acordo entre a Prefeitura, rsponde4ndo a secretária Tânia Sales e o prefeito Rogério Farias e o Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Alagoas (Sinteal)

Um dos acordos foi o de manter os salários em dia, que continuam atrasados e cujo acordo não foi respeitado.

 

Acidente aéreo

O delegado Manoel Acácio Júnior confirmou nesta quarta-feira que irá a  Recife solicitar ao Serviço Regional de Investigação  Prevenção de Acidentes Aéreos II (Seripa) informações e um laudo parcial sobre a queda do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública em Maceió.

O inquérito instaurado poderá ser prorrogado.

 

Incêndio em Palmeira

Uma loja de móveis, na Rua José e Maria Passos, em Palmeira dos Índios desabou, nesta quarta-feira.  A estrutura ruiu depois de um estrondo no local.

As primeiras informações do Corpo de Bombeiros são de que a loja ficou totalmente destruída. O principal prejuízo foi em relação às mercadorias. 

.

Construção Civil

Até o próximo dia 14,  de forma gratuita, estarão abertas as inscrições para dois cursos em Construção Civil na cidade de Arapiraca.

Para os cursos de “Alvenaria de Vedação e Acabamento” e “Pintura de Obras”, haverá de se preencher uma ficha na Casa Integrada do Trabalho (CIT), situada na Rua São Francisco, bairro do Centro, das 8h às 14h, com 16 vagas para cada um deles.

As aulas teóricas serão realizadas no mesmo local da inscrição. Já as práticas, na Casa do Empreendedor, na Rua Esperidião Rodrigues, bairro do Centro.

Requisitos: Ter mais de 18 anos no ato da matrícula, ensino fundamental completo (6º ao 9º ano) e conhecimento em execução de alvenaria de vedação – por se tratar de um curso de aperfeiçoamento, é necessário que sejam pessoas que já trabalhem ou tenham experiência na área de Construção Civil.

 

Em BH

A secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, e especialistas da Secretaria de Finanças e do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo) da Prefeitura de Arapiraca realizaram, esta semana, uma visita técnica em Minas Gerais.

O grupo trocou informações com técnicos e especialistas da Prefeitura de Belo Horizonte.

Também participaram da visita, técnicos da Seduh e da Vigilância Sanitária Municipal de Arapiraca.

 A missão, coordenada pelo Sebrae, teve como propósito a troca de informações acerca do cadastro imobiliário, fiscal e Facilita- com a integração do sistema de dados.

 Representantes de outros quatro municípios também participaram da missão, que foi considerada bastante proveitosa, segundo a secretária de Indústria, Comércio e Serviços de Arapiraca, Myrka Lúcio.

 

Rumo à vitória

Para conquistar a vaga para a Série B do Brasileirão, o ASA deverá vencer por 3 x 0,ou três gols de diferença. Caso vença por dois gols, a vaga será disputada nos pênaltis.

O jogo  acontece no dia 19 de outubro, no Fumeirão.

A programação desta semana obedece à seguinte agenda: Quinta-feira: 14h – Treino técnico;

Sexta-feira (9); 14h – Treino técnico; Sábado (10) 14h – Treino técnico; Domingo (11) –  15h – Treino coletivo.

 

Preservação

O diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, entregou uma autorização para testes e reparos de equipamentos da Usina Uruba, para a Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopervales). A ação faz parte dos esforços do órgão em aliar a preservação ambiental com o desenvolvimento do estado.

A autorização dá condições para que a Cooperativa comece a testar os equipamentos instalados e faça os reparos necessários para que o funcionamento aconteça com segurança para os trabalhadores e para o meio ambiente. A recuperação do maquinário teve início na segunda-feira (05).

A entrega do documento foi realizada na última sexta-feira (02), durante a reabertura oficial da Usina, no município de Atalaia. A perspectiva da Coopervales é que a unidade entre em funcionamento na primeira quinzena de novembro.

 

Cine Sesi

Paripueira é a próxima cidade alagoana a ser contemplada pelo projeto Cine Sesi Cultural, neste final de semana, com exibições gratuitas de cinema. Além das exibições de alta qualidade o público será agraciado com pipoca e tapete vermelho, ao ar livre.

 Esta é mais uma sugestão de pauta, com release e informações, programação e cronograma de exibições que se estenderão até outubro.

 Os créditos das imagens das exibições em anexo são de Fernando Vitral, em Murici e Messias.

 

Pela Água

As inscrições para o Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA) foram prorrogadas até 9 de outubro. O PNJA é uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) inspirado no modelo Nacional do World Youth Parliament for Water, que visa reunir e promover a participação e o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos, bem como no VIII Fórum Mundial da Água, em Brasília, em 2018.

Somente serão aceitas candidaturas acompanhadas de currículo a ser preenchido no formulário eletrônico e um vídeo, de até um minuto, gravado em qualquer formato e suporte, no qual o candidato explique por que deve ser eleito como um Jovem Parlamentar pela Água. O candidato deve fazer também o upload de documentos no sistema.

 

Objetivo

 Serão selecionados até dois jovens da rede entre 18 e 27 anos, completos até o dia 22 de novembro, para representar cada um dos estados brasileiros e do Distrito Federal no PNJA. O objetivo é formar uma equipe multidisciplinar e dedicada à promoção da gestão sustentável, equitativa e eficiente dos recursos hídricos. Jovens de todas as áreas de conhecimento e com diversas vocações e talentos são convidados a se candidatar.

     

CINARA CORREA – INTERINA