Roberto Baia

7 de outubro de 2015

Bronca em Traipu

No dia 13 de março último, a Câmara de vereadores de Traipu, por maioria dos votos, aprovou em plenário requerimentos instaurando Comissões Especiais de inquéritos (CEIs) para investigar supostos atos de improbidade administrativa praticadas pela prefeita Conceição Tavares, pelo secretário de Saúde Etinho Dias e pela secretaria de Educação Sandra Sena.

 

Irregularidades

Durante as investigações, os vereadores Vânia de João de Deta, Larissa Palmeira e José Ezequiel, membros das Comissões de Inquéritos, informaram à coluna que constataram diversas irregularidades praticadas pela prefeita e pelos secretários municipais no que se refere a práticas criminosas de nepotismo, atraso de pagamentos de servidores contratados/comissionados, distribuição de merendas nas escolas com prazo de validade vencida, professores sem reajuste salarial, distribuição de medicamentos na casa maternal do município com prazo de validade vencida.

 

Caos total

Os vereadores também disseram que constaram, durante as investigações, escolas funcionando em estado de precariedade, evasão escolar em grande proporcionalidade na zona rural do município, postos de saúde dos PSFs funcionando sem a mínima estrutura sem médicos e sem medicamentos, grande quantidades de carros locados sem pagar pelo trabalho contratado.

 

Pediu indiciamento

Após constatarem as irregularidades, os membros das Comissões elaboraram e  aprovaram por unanimidade o relatório final pedindo o indiciamento da prefeita e encaminhando os relatórios às autoridades competentes, dentre os quais Ministério Público Federal, Polícia Federal, CGU, Tribuna de Contas, Ministério Público Estadual e Ministério da Saúde.

Agora, os relatórios das CEIs seguem para aprovação ou não dos demais vereadores, durante sessão que deverá ser realizada na próxima sexta-feira.

 

 

Pão de Açúcar

Pão de Açúcar comemorou o Dia Nacional de Apoio ao Pequeno Negócio. A brilhante iniciativa do SEBRAE Nacional, divulgada amplamente nas redes de televisão, contou com a adesão da Prefeitura de Pão de Açúcar, por meio da Casa do Empreendedor local.

 

 Parceria

A Associação dos Produtores Agroecológicos de Pão de Açúcar também foi uma importante parceira nesta comemoração, pois disponibilizou uma quantidade maior de produtos para que a população pudesse ter acesso a alimentos de qualidade, isto é, frutas e legumes sem a presença de agrotóxicos.

 

Produtor local

As atividades foram levadas à feira livre da cidade, na segunda-feira (5), com a finalidade de sensibilizar a população a comprar do pequeno produtor local a com a finalidade de gerar desenvolvimento local sustentável.

A ação desta segunda-feira, em Pão de Açúcar, levou informações às pessoas que puderam fazer compras sem  contaminação, os quais não colocam em risco a saúde dos consumidores.

 

Empreendedor

A Casa do Empreendedor de Pão de Açúcar é uma versão avançada da Sala do Empreendedor. Foi instalada na gestão de Jorge Dantas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do comércio local. 

Segundo o Agente de Desenvolvimento Ramon Carvalho, a iniciativa do prefeito de Pão de Açúcar tem sido um sucesso e já ganhou o reconhecimento do SEBRAE Nacional.

 

Educação

Dezenas de crianças de escolas públicas e moradores do bairro Canafístula participaram, na manhã de segunda-feira (5), de uma série de atividades educativas, lúdicas e de lazer na área interna e, também, na parte externa da Biblioteca Digital Arapiraquinha Professora Maria Magdala.

As atividades fazem parte das comemorações dos 91 anos da emancipação política de Arapiraca, bem como em alusão ao Dia da Criança, que será celebrado no dia 12 deste mês de outubro.

 

Incentivo à criança

Desde a semana passada que os espaços de incentivo à leitura e à escrita realizam atividades com as crianças de várias localidades do município.

Coordenadas pela professora Eliane Bezerra, a arte-educadora Fabiana Salsa e a contadora de histórias Maria Cristina Lima Tininha promovem brincadeiras com as crianças, distribuindo alegria e lazer cultural para a garotada.

 

Novo Horizonte

Na manhã de terça-feira (6) será a vez da Arapiraquinha Professor Miguel Valeriano, no bairro Novo Horizonte, e que contará com a presença da prefeita Célia Rocha e da secretária de Educação, Gorete Queiroz, entre outras personalidades e convidados.

 

 

… A Gerência de Gás Natural da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) concluiu na segunda-feira, 05, a avaliação do Programa Anual de Pesquisa de Vazamentos realizado pela concessionária Gás de Alagoas S.A. (Algás), no período de 11 de agosto a 15 de setembro.

 

 

 

… Segundo a gerente de Gás, Clara Alves, o resultado da pesquisa mostra que o sistema de distribuição da Algás está funcionando de acordo com o exigido pelas normas técnicas de segurança e regulamentos estabelecidos para o setor.

 

 

… Durante as inspeções foram detectados 11 vazamentos, em sete diferentes unidades consumidoras, todos eles de baixo risco e sanados pela concessionária, de acordo com os prazos e procedimentos determinados pela Agência Reguladora. Mais de 80% dos vazamentos encontrados foram solucionados em até uma hora.