Roberto Baia

6 de outubro de 2015

Na Governadoria do Agreste

O governador em exercício de Alagoas, Luciano Barbosa (foto), cumpre uma agenda de compromissos, nesta quarta-feira, em Arapiraca.

A programação oficial terá início às 8h, com uma entrevista coletiva de imprensa na Governadoria do Agreste, localizada na Rua Governador Silvestre Péricles, nº 1075, ao lado da sede do Samu, no Jardim Tropical.

Logo após a coletiva com os profissionais de imprensa,  Luciano Barbosa terá um encontro com lideranças políticas do Agreste, Sertão e de municípios do Baixo São Francisco. A partir das  9h.

 

Incentivo à leitura

Desde a semana passada, os espaços de incentivo à leitura e à escrita realizam atividades com as crianças de várias localidades do município.

Coordenadas pela professora Eliane Bezerra, a arte-educadora Fabiana Salsa e a contadora de histórias Maria Cristina Lima Tininha promovem brincadeiras com as crianças, distribuindo alegria e lazer cultural para a garotada.

Na manhã desta terça-feira,  será a vez da Arapiraquinha Professor Miguel Valeriano, no bairro Novo Horizonte, e que contará com a presença da prefeita Célia Rocha e da secretária de Educação, Gorete Queiroz, entre outras personalidades e convidados.

 

Projetos

Para tentar avançar com as obras de saneamento em Alagoas, principalmente nos municípios litorâneos e do Baixo São Francisco, a procuradora federal Raquel Teixeira vai ser a interlocutora entre os diversos órgãos envolvidos para que os projetos iniciados sejam concluídos. Durante reunião na AMA, ela disse que não há como conviver mais, literalmente, com o mar de dejetos nas praias e rios do Estado.

Ela sabe das dificuldades financeiras dos municípios, mas quer que os planos avancem porque o saneamento precisa ser uma prioridade e defendeu um planejamento estratégico que seja contínuo.

O secretário geral da AMA, prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas disse que a maior responsável pela falta de execução dos projetos é a Casal porque os municípios delegaram à companhia essa tarefa.  “Fizemos os sistemas e não podemos ser responsabilizados”, acrescentou o prefeito.

 

Prestação de contas

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que muitos Municípios continuam inadimplentes no Siconfi por não ter submetido às contas anuais de 2013 no sistema. A lista divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aponta que 104 Municípios estão nessa situação. Conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), as contas anuais municipais deveriam ter sido encaminhadas ao Poder Executivo da União até o dia 30 de abril de 2014. O não cumprimento da obrigação pode acarretar em sérias restrições, entre elas, o bloqueio das transferências voluntárias.

Para mais informações acesse: http://www.cnm.org.br/areastecnicas/noticias/contabilidade/municipios-inadimplentes-no-siconfi-referente-as-contas-anuais-de-2013-podem-ter-bloqueio-de-transferencias

 

Virada de jogo

Com o revés na primeira partida das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série C, a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) terá duas semanas para treinar e corrigir os erros cometidos diante do Tupi, na cidade de Juiz de Fora, no último sábado (3).

O elenco alvinegro se reapresenta nesta terça-feira (6), a partir das 15h30 no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, para o início dos trabalhos junto a toda comissão técnica do professor Vica.

 

Aldeias indígenas

Alunos e professores da educação infantil e ensino fundamental das escolas estaduais indígenas da Aldeia Wassu Cocal, do município de Joaquim Gomes, celebraram sua cultura e guerreiros neste final desta semana, durante o II Festival de Danças e Produção de Toadas Indígenas.

Além do tradicional Toré, danças, toadas e produção de brinquedos artesanais, o projeto – cujos trabalhos começaram em abril – celebra os 29 anos de conquistas de terras naquele município, fato que se comemora no dia 12 de outubro.

De acordo com a responsável em introduzir a festividade no currículo escolar, professora Rosineide, a festividade é celebrada desde 2006, sendo a segunda edição na comunidade escolar. A celebração visa fortalecer a educação indígena e dar visibilidade às suas tradições para toda a sociedade.

 

No Pleno

A ação penal por apropriação indébita contra o prefeito de São Luiz do Quitunde, Eraldo Pedro da Silva, está pautada novamente para o Pleno do Tribunal de Justiça e Alagoas, nesta terça-feira (6), em sessão que começa às 9h. Também está previsto o julgamento da ação penal contra o deputado Dudu Hollanda, por lesão corporal gravíssima.

Há ainda na pauta o mandado de segurança que pede a volta da prefeita de Traipu ao cargo, o que já foi concedido a Conceição Tavares, em sede de liminar.

 

 Eraldo Pedro

O prefeito de São Luiz do Quitunde é acusado pelo Ministério Público Estadual de não repassar verbas previdenciárias descontadas dos servidores. Segundo a acusação, desde que assumira o mandato de prefeito, em 2013, o denunciado promovia a apropriação indébita previdenciária.

 No início do julgamento, em 18 de agosto, o desembargador João Luiz Azevedo Lessa, relator, votou pelo recebimento da denúncia e o imediato afastamento do acusado da prefeitura. O desembargador Klever Rêgo Loureiro apresentará voto-vista. Saiba mais sobre o caso.

 O processo havia sido pautado para a sessão da semana passada (29/9), mas o desembargador Klever Loureiro estava de licença médica.

 

Dudu Hollanda

O deputado Eduardo Antônio Macêdo Holanda, que na época do incidente era vereador, é acusado de morder e arrancar parte da orelha do então colega, vereador Paulo Corintho. A briga ocorreu no ano de 2009, em uma festa de Natal realizada no Espaço Pierre Challita, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Antes do prosseguimento do julgamento sobre o mérito do processo, os desembargadores analisarão uma questão de ordem sobre o decreto da Assembleia Legislativa que pretende suspender a ação penal até o fim do mandato do deputado. O Pleno decidirá se o decreto é constitucional.

No início do julgamento, em 28 de outubro de 2014, o desembargador Sebastião Costa Filho, relator, votou pela condenação do réu a três anos e seis meses de reclusão, em regime aberto. Uma eventual condenação pode levar Dudu Hollanda à perda do mandato de deputado, mas essa decisão cabe à Assembleia Legislativa do Estado. Saiba mais.

 A ação estava pautada para a semana passada, mas foi retirada após pedido da defesa, porque o advogado estava fora de Maceió.

 

BNB

O superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César de Santana, confirmou, nesta segunda-feira (5), o interesse da instituição em financiar a construção, em Alagoas, de uma unidade da Sathya Maquinarias, fabricante italiana de equipamentos agrícolas, atualmente instalada no interior do estado de São Paulo.

 

 O contato entre a Sathya e o BNB foi intermediado pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que conheceu, em setembro, durante o I Seminário Alagoano da Cultura da Palma Forrageira realizado pela Seagri em Cacimbinhas, um protótipo de plantadeira de palma desenvolvido pela fabricante.

 

Jovem Aprendiz

Os 60 estudantes selecionados para participar do Programa Jovem Aprendiz da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) têm até esta terça-feira, 06, para se apresentar na sede da empresa, na rua Barão de Atalaia, 200, no Centro de Maceió, onde deverão entregar a documentação.

O resultado final, com o nome dos 60 selecionados, bem como a documentação necessária, foi divulgado no Diário Oficial do Estado do dia 25 de setembro.

Após a entrega da documentação, eles serão informados sobre a data de início de um curso de assistente administrativo, com duração de seis meses, que deverão fazer no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

Servidor

Para iniciar as comemorações alusivas ao mês do servidor público, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizou, nesta segunda-feira (5), uma palestra sobre a Economia Alagoana e os desafios do desenvolvimento econômico do Estado, ministrada pelo professor doutor Fábio Guedes.

 

O evento abriu o calendário de atividades com programações especiais para os funcionários da pasta. Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, o principal objetivo da ação é promover a integração, bem estar e saúde dos colaboradores, melhorar o clima organizacional, estimular o crescimento pessoal e profissional e compartilhar conhecimento

O superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César de Santana, confirmou, nesta segunda-feira (5), o interesse da instituição em financiar a construção, em Alagoas, de uma unidade da Sathya Maquinarias, fabricante italiana de equipamentos agrícolas, atualmente instalada no interior do estado de São Paulo.

 O contato entre a Sathya e o BNB foi intermediado pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, que conheceu, em setembro, durante o I Seminário Alagoano da Cultura da Palma Forrageira realizado pela Seagri em Cacimbinhas, um protótipo de plantadeira de palma desenvolvido pela fabricante.