Flávio Gomes

4 de outubro de 2015

Crise precipitada

Do jornalista Carlos Chagas, no site “Diário do Poder”: “… Qualquer que seja o resultado do remanejamento ministerial, haverá mais descontentes do que beneficiados, consequência inevitável de Madame não ter feito o dever de casa. Seria simples se tivesse armado a operação em seus mínimos detalhes para depois torná-la pública. Em especial por ter-se voltado à acomodação das bancadas governistas, esquecendo que o objetivo maior da mudança deveria ser a eficiência da máquina administrativa, jamais uma operação de compra e venda incompleta, como se encontra. Se o objetivo era aparar arestas e consolidar suas estruturas parlamentares, saiu tudo errado. Só falta mesmo acreditar na disposição de Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha de não se intrometerem na reforma, deixando de indicar novos ministros… Ninguém se espante caso a maioria conquistada semana passada se desfaça. Em suma, se os partidos encenam espetáculo nada edificante na busca fisiológica de espaços de poder, a presidente Dilma recebe o ônus de haver precipitado mais uma crise.”

Estratégia

Nesses seus três primeiros anos de gestão o prefeito Rui Palmeira tem se voltado para obras de pequeno e médio porte, principalmente nos bairros da periferia. A propaganda oficial reforça inclusive tal opção. Os projetos em áreas mais centrais, em benefício do chamado formador de opinião, começam a ser deslanchados a partir de agora.

Vantagem

A gestão Rui Palmeira tem como “calo” o setor de Saúde e isso é reconhecido inclusive por sua equipe. Os esforços têm sido grandes, mas a expectativa é de que os resultados só apareçam no próximo ano. O prefeito tem, contudo, um grande trunfo, na crise ética e moral em que vivemos: ninguém nunca duvidou da sua honestidade.

Incômodo

Esse legado de Rui Palmeira, filiado ao PSDB, é o que faz com que parte do PMDB não queira aliança com ele, em termos de reeleição, temendo que no futuro ele seja um adversário de peso, principalmente para a disputa do governo do Estado. Rui, dentro do seu estilo, não se preocupa. Aposta mesmo é no discurso de obras e moralidade.

Impasse

Está anunciada para amanhã mais uma audiência com a bancada federal de Alagoas, em Maceió, desta vez para tratar do projeto de uma ponte entre Penedo/AL e Neópolis/SE. A questão é que os políticos de Sergipe querem a nova ponte sobre o São Francisco, porém mais próxima à foz, para atender a projetos imobiliários da região.

Comparação

Para Izac Jackson Cavalcante, secretário de organização da CUT/AL, as manobras que os prefeitos fazem para burlar fundos municipais de previdência “equivalem às pedaladas da Dilma Rousseff no orçamento”. Além de dirigente sindical, Izac é presidente do PT em Maceió e correligionário, pois, da presidente da República.

Enfim

Finalmente surge a possibilidade de Maceió, cidade que tem nas suas praias o principal atrativo turístico, implantar sanitários públicos. Há, agora, alguns projetos da prefeitura para banheiros públicos na orla marítima. O aparentemente mais viável depende de uma parceria com o Ministério do Turismo. E tem chances de sair já em 2016.

Opinião

Do jornalista Merval Pereira, em “O Globo”: “Dilma está nas mãos do PMDB. Enquanto isso, Marta Suplicy quer pregar uma revolução contra o PT, um anti-petismo em São Paulo, onde tem uma base política muito forte. Vai falar mal de todo mundo do PT, mesmo apoiada pelo PMDB, que tem seus calcanhares de Aquiles.”

 

*A Coxiar Produções anuncia para hoje o espetáculo infantil Musical do Sítio do Pica Pau Amarelo, com duração de uma hora. Como novidade, projeções de vídeos e efeitos interativos. Às 15 horas, no Teatro Gustavo Leite. Contato: 98732- 7139

*A Universidade Federal de Alagoas, por meio do PET Engenharia Civil, realiza, de amanhã até 4ª feira, 17, o 7º Simpósio Alagoano de Engenharia Civil, no Centro de Convenções. É o maior evento técnico-científico de Engenharia Civil em Alagoas.

*Termina hoje a 5ª Exposição de Caprino, Ovinos e Produtos Agrícolas do Agreste Alagoano, no Rancho Santa Cecília, bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas, Arapiraca. Iniciativa da Aspemeal, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.

*Começa amanhã o Curso de Orientação Vocacional, Marketing Empresarial e Pessoal, promovido pela Prefeitura de Arapiraca em parceria com a Faculdade de Ensino Regional Alternativa. Às 19 horas, no Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca.

*O Coruripe tem missão quase impossível hoje: reverter a vantagem do São Caetano para continuar na fase de classificação da Série D do Brasileiro. No primeiro jogo, em casa, perdeu de 3×0. O jogo é às16 horas, no Estádio Anacleto Campanela.

* No Ginásio do Sesc, no Trapiche da Barra, acontece hoje a decisão do Campeonato Sul-Americano de Voleibol Masculino. A disputa do 3º lugar tem início às 8h30m, enquanto a decisão do título começa às 10h15m. Ingresso: www.lojadeingresso.com.


“É inusitado na nossa História política. O PMDB está primeiro ocupando os ministérios do novo governo, para depois sentar na cadeira presidencial.”

Antônio Lavareda

Cientista político