Blog do Dresch

3 de outubro de 2015

Merckel deve levar Nobel da Paz

                  A chanceler alemã Angela Merckel passou a ser uma candidata fortíssima a ganhar este ano o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu trabalho humanístico na Guerra da Ucrânio, e principalmente na crise migratória que assola toda a Europa. As indicações para a honraria serão anunciadas na próxima sexta feira, 09/10. Esta semana, Kristian Berg Harpviken, diretor do Instituto de Pesquisas sobre a Paz (Prio), com sede em Oslo, previu a vitória da chefe do governo alemã. Em uma entrevista ao jornal alemão Bild ele chegou a ser taxativo: “Angela Merckel receberá o Prêmio Nobel da Paz”.

Nobel da Paz alemão 2

                   O pacifista garantiu que a crise europeia dos refugiados, ou crise mundial dos refugiados, vai chamar a atenção do Comitê Nobel neste ano disse ele. “E foi Merckel que assumiu a liderança sobre o tema na Europa” afirmou. A chanceler alemã assinalou que a União Europeia (EU) tem o dever moral de receber as centenas de milhares de pessoas que chegaram ao continente neste ano e abriu as fronteiras do seu país, que este ano prevê a chegada de 800 mil a um milhão de refugiados de diversas nações que buscam asilo. Merckel também foi fundamental nos acordos de Minsk, que resultaram no cessar-fogo entre as tropas ucranianas e rebeldes pró-Rússia.

Sobre roubo de carros

                   Porto Alegre, Salvador e São Paulo são as capitais brasileiras que apresentam os maiores índices de roubos de carros de todo o país. A estatística foi feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e faz parte do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem. O estudo, elaborado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de segurança (Lei de Acesso à Informação), concluiu que, a cada 2 minutos e 30 segundos, um carro foi roubado ou furtado nas 27 capitais do país em 2014. A maior taxa do país foi registrada em Porto Alegre. No ano passado foram roubados na capital gaúcha, 6.488 veículos, com um índice de 833,8 casos para cada 100 mil carros. Em 2013 a taxa em Porto Alegre alcançou 808 ocorrências em cada 100 mil. A média nacional é de 476,4. Em relação aos furtos as taxas foram de 490,2 em 2014 e 487,1 no ano anterior. Em Salvador, os roubos aumentaram de 2013 para 2014. Foram 6.371 casos (índice de 777,7 roubos em 100 mil carros), contra 6.125 (taxa de 780 casos). Os furtos registraram 1.749 casos em 2014, contra 1.417 no ano anterior (aumento de 23,43%). A cidade de São Paulo foi considerada a capital com maior numero absoluto de furtos e roubos: foram 99 mil casos (roubos e furtos) em 2014 com uma média de 1 carro perdido a cada cinco minutos. Foram 49.344 roubos (taxa de 673,8 carros em cada 100 mil). O Fórum sugere que as autoridades de segurança dos estados devem apertar o cerco contra os desmanches. A maior parte dos roubos só existe porque os desmanches compram as peças. É preciso intensificar o combate aos desmanches ilegais.

 

Redução de assaltos

                   O Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas anunciou uma redução de 79% nos assaltos com o uso de explosivos a caixas eletrônicos e agências bancárias. Com base nos levantamentos oficiais, 2015 é o ano com menor numero de assaltos a agências bancárias. Em 2012 foram 12 casos; em 2013 foram 23; em 2014 os assaltos passaram para 32 e agora, nos nove primeiros meses foram seis crimes com explosivos. Também foram registradas duas explosões contra caixas eletrônicos, nenhum arrombamento com o uso de maçarico e seis roubos a bancos com atitudes violentas e de risco.

Mudanças no turismo rural

                   A Câmara dos Deputados aprovou recentemente mudanças nas regras relativas ao turismo rural. Foram dois os projetos aprovados. O primeiro deles trata o turismo rural como uma atividade para fins de tributação. A legislação atual não reconhece o turismo como uma das fontes de aproveitamento econômico das fazendas. Por isso mesmo, os proprietários não conseguem emitir os documentos fiscais exigidos pelas agências de turismo. Pelo novo texto, passarão a ser consideradas como de atividade rural, entre outras, a administração de hospedagens, o fornecimento de bebidas e comidas em restaurantes e hotéis, a organização e promoção de visitas a propriedades rurais e a exploração do cotidiano do meio rural e de manifestações artísticas ou religiosas do campo.

Mudanças no turismo rural 2

 Como a proposta já foi aprovada pelas duas casas legislativas, vai agora á sanção presidencial. Em outra votação, os deputados aprovaram projeto que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias turísticas. No caso deste projeto de lei, ele deverá ainda ser encaminhado ao Senado, para apreciação dos senhores senadores. Antes, os deputados haviam analisados e aprovados cinco requerimentos em regime de urgência de projetos que tratam do desenvolvimento do turismo no país.

Transplante de cabeça

                   Tudo caminha de acordo com a expectativa da equipe médica formada por chineses e italianos, que planejam realizar o primeiro transplante de cabeça dentro de dois anos. Até agora foram realizados testes e pesquisas preparatórias, sempre bem sucedidas. O paciente voluntário já foi escolhido: o russo Valery Spiridonov, de 30 anos, que sofre de atrofia muscular espinhal, doença degenerativa progressiva e sem cura. De acordo com os planos, ele terá a cabeça separada do corpo e implantada no corpo saudável de um doador, que tenha tido uma morte cerebral.

 

 

  • Vergonhosa a agressão sofrida pela juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da Vara de Execuções Penais (VEP) por parte de militares presos no Batalhão Especial Prisional, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro.
  • A juíza fazia uma fiscalização na unidade prisional, quando os militares presos no local a agrediram e impediram que ela fizesse a revista em uma das galerias. Ela teve a blusa rasgada, óculos quebrados e foi expulsa do local.
  • O Poder Judiciário do Rio de Janeiro determinou o fechamento do Batalhão e a retirada dos 221 policiais presos que foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste.
  • Após a confusão a Juíza decidiu manter o trabalho de fiscalização e voltou ao presídio acompanhada do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
  • O resultado da fiscalização não foi divulgado.
  • Em nota, o Tribunal de Justiça considerou o fato inadmissível e garantiu que serão tomadas “as providências cabíveis”.
  • Em uma fiscalização anterior no local, foram encontradas geladeiras, fogões, televisões, micro-ondas, videogames, forno de pizza, celular, dinheiro, churrasqueiras, engradados de refrigerantes e até uma bateria profissional.