Imunes à crise
O jornalista Ricardo Boechat divulgou gastos de autoridades federais com uso de jatinho oficiais, de janeiro a setembro. Na lista há dois alagoanos: Aldo Rebelo, quando ministro da Ciência e Tecnologia, com 106 viagens, e Renan Calheiros, presidente do Congresso, com 22 viagens pessoais – no mercado, o vôo fretado Brasília-Maceió sairia por até R$ 182 mil, em aeronave semelhante às usadas pelo senador.
Conforto
Os números positivos da arrecadação e o corte de despesas deixaram Renan Filho em uma confortável situação. Não apenas por readequar o Estado às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, e lhe permitir começar 2016 com certa folga, mas por mostrar ao governo federal que tem feito o dever de casa. E espera recompensa.
Coisa de província
Em função da visita a Maceió, ontem, do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF e do CNJ, várias ruas no entorno do Tribunal de Justiça foram interditadas desde as 7 da manhã, para que o excelentíssimo, guiado por batedores, tivesse a passagem facilitada. O que complicou ainda mais o já caótico trânsito no Centro.
Protesto
Funcionaram como castigo a essa presepada as manifestações do Movimento Brasil Vem Pra Rua, no pleno do Tribunal de Justiça, contra o PT e o Supremo Tribunal Federal. Josan Leite, integrante do grupo, argumentou: “O STF precisa estar ao lado do povo e não de um partido. O STF tem se mostrado um puxadinho do PT.”
Finalmente
Há muitos anos Arapiraca reivindicava a indicação de um vice-governador, o que ocorreu com a eleição de Luciano Barbosa na chapa de Renan Filho. Agora, o momento maior: Luciano assume o cargo de governador, com a licença do titular. Na verdade, Luciano Barbosa é de Palmeira dos Índios, faz fez carreira política em Arapiraca.
Absurdo
Na noite de 3ª feira passada o governo anunciou o aumento no preço da gasolina, das refinarias para os distribuidores. Quanto o dia amanheceu, muitos postos reajustaram o preço do combustível que tinham em estoque, adquirido ainda, logicamente, com valores antigos. A isso se chama especulação, ganância, usura, exploração…
“Desisto”
Jeferson Monteiro, que criou a personagem “Dilma Bolada”, anunciou que não apoia mais a presidente: “Para ela só importa o apoio do PMDB e de parte do empresariado. Trocou o governo pelo cargo. Não é o governo que eu e mais de 54 milhões de brasileiros elegemos. Pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão.”
*A exposição “A vida ganha arte”, pelos oito anos de atividades do Hospital do Coração de Alagoas, com trabalhos dos artistas visuais Pedro Cabral e Edir Cesar, segue até 8 de outubro na instituição. Nesse dia, Pedro Cabral estréia outra exposição, no Cesmac.
*Hoje e amanhã, às 19 horas e às 18 horas, respectivamente, acontece, no Teatro Deodoro, o 3º Festival Alagoano de Música Erudita, abrindo oficialmente o calendário oficial de comemorações dos 200 anos de Maceió, a serem completados em dezembro.
*O novo trabalho de Chico César, “Estado de Poesia”, é destaque do programa MPB em Foco de hoje, que homenageia Raffa Honorato, falecido em 2014, e Tim Maia, que estaria completando 73 anos. Às 11 horas, pela Educativa FM.
*O Cine Sesi Cultural está, desde ontem e até amanhã, na cidade do Pilar, na sua proposta de levar filmes para cidades que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. As sessões, gratuitas, são na Praça da Matriz, às 18 horas.
*O ASA inicia hoje, 19 horas, em Juiz de Fora/MG, a missão de superar o Tupi e voltar à Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo de volta será em 19 de outubro, uma 2ª feira, às 20h30m, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
*Pela Série B o CRB pega hoje o Boa Esporte, em Varginha, Minas Gerais, 16h30m. Invicto há cinco jogos, o campeão alagoano tenta pontuar para manter a boa campanha na fase final da competição. Na 3ª feira, em Maceió, o CRB pega o Santa Cruz.
*O Campeonato Sul-Americano de Voleibol Masculino inicia hoje a fase decisiva, com quatro jogos, a partir das 13 horas, no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra. O último jogo de hoje tem início previsto para 21 horas. Ingressos em www.lojadeingresso.com.
“Elogio só é bom se sua mãe está ao lado para ouvir. A crítica é que faz a gente pensar.”
Walter Carvalho
Fotógrafo e cineasta