Flávio Gomes

2 de outubro de 2015

Oposição sem estratégia

De Elias Gomes, prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE) e vice-presidente estadual do PSDB de Pernambuco, no site “Diário do Poder”: “… Ficar defendendo ora a tese do impeachment, ora a renúncia, não é uma estratégia clara, sustentável. Isso é uma questão de ocasião. Nesse jogo, líderes importantes como o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o deputado Roberto Freire (PPS) caíram no conto do impeachment. Apostaram num projeto único, sem um Plano B. O drible inquietante nas oposições, com o carimbo do ex-presidente Lula, virá até pelo que envolve um processo de impeachment: as questões legais, dos tribunais, e a comprovação do envolvimento direto da presidente. Sem contar que o afastamento da presidente dependeria de uma trinca que tem tudo para, mais uma vez, usar a surrada cartilha da adesão: o PMDB velho de guerra, um Congresso majoritariamente fisiológico e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que vem se constituindo num exímio lançador de bravatas. Como se vê, o jogo caminha para um resultado que, fatalmente, trará decepção às oposições… Todo esse enredo demonstra que pensar a política no Brasil, e pensar a mudança no Brasil, passa pela necessidade de mudar o sistema imperialista do presidencialismo para o parlamentarismo. Esse deve ser o caminho para uma mudança verdadeira. O impeachment poderia até prevalecer ou Dilma até poderia admitir a renúncia em algum momento, por estar muito fragilizada, mas agora estas são possibilidades muito remotas.” 

A apurar

Ainda sobre as prováveis causas do acidente com o helicóptero da Defesa Social, semana passada: dois dias antes da tragédia o Capitão PM Assunção, uma das vítimas fatais, queixou-se à esposa, mais uma vez, sobre problemas com a aeronave. Chegou a dizer: “Eu vou morrer”. Depois até postou uma mensagem de despedida, por telefone.

Indício

Certa vez, o Capitão PM Assunção chegou a se empenhar pessoalmente para agilizar a tramitação de um processo de compra de uma peça do helicóptero. Justificou dizendo-se preocupado com a situação da peça ainda em uso. E ele não foi o único, dentre as vítimas, que havia manifestado preocupação com as más condições do helicóptero.

Vox populi

Da “Carta Aberta ao Povo Alagoano” a Renan Filho, subscrita por várias instituições, pedindo para nomear conselheiro do Tribunal de Contas um técnico e não o deputado Olavo Calheiros, tio dele: “Deixe sua marca na história de nosso Estado de forma positiva, ao invés de uma mácula indelével em sua jovem e briosa carreira política!”

Exceção

O governador festeja a boa situação financeira. “O Estado conseguiu, ao longo desses nove meses, reduzir o comprometimento com a folha de pagamento. Isso foi um caso único no Brasil. Nenhum estado anunciou esse feito. Isso significa que fizemos o dever de casa para que possamos cumprir nossos compromissos”, disse ontem Renan Filho.

Turismo

Alagoas marca presença, de hoje a domingo, no Hiper Feirão Flytour, feira de vendas que reúne, no Mendes Convention, em Santos/SP, setores do mercado para oferecer produtos e serviços diretamente ao consumidor final. Governo do Estado e Prefeitura de Maceió compartilham estande com a WS Tur, receptivo oficial da Flytour no estado.

Novidade

A assessoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT) anuncia que hoje, a partir das 8 horas, a Assembleia Legislativa receberá, numa sessão especial, o Parlamento Jovem, composto por 27 “deputados estudantes”, da Escola Estadual em tempo Integral Marcos Antônio Cavalcanti Silva, no Benedito Bentes. O Parlamento Jovem está previsto no regimento da ALE.

Mais um

Do presidente do PT, Rui Falcão, aderindo ao cinismo de Lula e Dilma: “Ninguém combateu tanto a corrupção quanto o PT. É inconcebível que se façam vazamentos seletivos tentando criminalizar o PT, a presidente Dilma e, em última instância, o Lula, para barrar qualquer possibilidade de que ele possa ser candidato em 2018.”

 

* A programação dos 91 anos de emancipação política de Arapiraca tem início hoje, com a entrega de obras, pela prefeita Célia Rocha, e atividades culturais e de lazer. Até 30 de outubro, data exata da emancipação do município, serão entregues 50 obras.

*Ainda sobre Arapiraca: como parte dos festejos pelos três anos do Planetário Municipal e Casa da Ciência, ocorre hoje, às 19 horas, o lançamento da Semana Mundial do Espaço (World Space Week (WSW) 2015. O tema deste ano será Discovery.

*Outra de Arapiraca: para garantir a atualização profissional dos taxistas do município, o Sesi/Senai realiza, de hoje a domingo, curso para profissionais do setor. O curso abordará relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica.

*Japson Almeida, um dos fotógrafos mais requisitados de Alagoas em sua época, tem o seu trabalho sobre Maceió Antiga exposto na sede do Iphan/AL, em Jaraguá, até o dia 10. Um livro com essas fotos pode ser adquirido no local, por R$ 40,00. Acesso gratuito.

*Alagoano radicado há muitos anos na Bahia, Cedro Costa e Silva, presidente do Sindicato dos Petroleiros de Salvador, foi reeleito como presidente da Central Única dos Trabalhadores do Estado da Bahia. Informação do jornalista José Aldo Ivo.

*A 3ª Corrida dos Servidores Públicos de Alagoas, promovida pela secretaria estadual do Planejamento, Gestão e Patrimônio, preencheu todas as vagas disponíveis para inscrição. A prova acontece amanhã, na orla de Ponta Verde, com mais de mil competidores.

*Programação de hoje do Campeonato Sul-Americano de Voleibol, no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra: 12h45m – Peru x Chile; 15h30m – Guiana x Uruguai; 18h15m – Brasil x Venezuela; 21 horas – Argentina x Colômbia. Ingressos: www.lojadeingresso.com.

 

“Do jeito que está, é gol contra, é burrice”

 João Pedro Stedile

 Membro da coordenação nacional do MST, ao dizer que, por conta do pacote fiscal, a base social que votou em Dilma Rousseff está se afastando dela