Roberto Baia

2 de outubro de 2015

Eleições em Feira Grande

A expectativa é que a disputa pela Prefeitura Municipal de Feira Grande será uma das mais acirradas do Agreste alagoano. De um lado, o atual prefeito Veridiano Almir busca a reeleição, mas terá um páreo duro pela frente.  Ele deve enfrentar o ex-prefeito Fabinho do Chico da Granja, que aguarda uma decisão da justiça para anunciar a sua pré-candidatura.

 

Operação Guabiru

Fabinho foi prefeito por dois mandatos consecutivos. Logo no início do primeiro mandato, foi alvo de uma operação da Polícia Federal, denominada Guabiru,  que levou para trás das grandes vários prefeitos, assessores e empresários alagoanos, acusados de desviar verbas para compra da merenda escolar.

 

Foram condenados

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5.ª Região, no Recife, condenou quatro prefeitos alagoanos pelos crimes de quadrilha, corrupção e desvio de verba pública da chamada Operação Guabiru realizada pela Polícia Federal. Foram condenados; Carlos Eurico Leão e Lima, o “Kaíka” Porto Calvo, Fábio Apóstolo de Lira, o Fabinho do Chico da Granja de Feira Grande na Região Metropolitana do Agreste – (RMA) José Hermes de Lima Canapi no alto Sertão e Neiwton Silva – Igreja Nova, na região do Baixo São Francisco. A condenação foi de 12 anos e seis meses.

 

Denunciados pelo MPF

Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) onde foi constatado que os réus faziam parte de uma organização criminosa montada no Estado, entre os anos de 2001 e 2005, com o objetivo de desviar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e outras verbas do Ministério da Educação, destinadas à aquisição de merenda escolar.

 

Entenda o caso

O esquema funcionava por meio de fraudes em licitações, que envolviam, entre outras estratégias, o uso de empresas fantasmas ou irregularidades, para o fornecimento de produtos em quantidade inferior ao que fora adquirido, a emissão de notas fiscais “frias” e a realização de falsos procedimentos licitatórios para acobertar a saída de recursos embolsados pelos integrantes da quadrilha.

 

Dificuldades

O Prefeito José Lopes de Albuquerque anunciou nesta quinta-feira (01), a mudança na data de pagamento dos servidores públicos do município de Atalaia. É a primeira vez que a administração adota esse procedimento, é que desde quando assumiu o executivo municipal em setembro de 2014 – apesar das dificuldades encontradas no município, não somente pela diminuição de repasses do Governo Federal, mas também por problemas herdados da gestão anterior – o Prefeito estava conseguindo manter os salários rigorosamente em dia, pagando os funcionários dentro do mês trabalhado.

 

Alteração

Mas, diante da grave crise financeira, a alteração do cronograma de pagamentos foi necessária, e os servidores receberão seus proventos no dia 10 do mês subsequente.

Houve cuidado

Para o gestor, o município conseguiu manter o controle de suas despesas porque houve um cuidado desde o início de sua administração com os gastos, mas a situação econômica está se tornando insustentável. “Se os repasses do FPM se normalizarem, poderemos voltar ao cronograma executado até o mês passado, mas infelizmente, diante do quadro de arrocho econômico nacional, precisamos adotar medidas para tentar diminuir custos administrativos e equilibrar as finanças”, explica Albuquerque.

 

Vem sofrendo

De acordo com a Secretária de Finanças, Márcia Cardoso, o munícipio vem sofrendo duras penalidades. “Entre abril e setembro deste ano, a queda do FPM já ultrapassou a margem dos 40%, o que pode comprometer a administração municipal. O Prefeito está estudando outras medidas que ajudem a driblar essa crise econômica”, destaca.

 

Arapiraca

A direção do Espaço Trate juntamente com o “O Grande Cirquinho do Palhaço Mixuruca” farão a alegria das crianças autista e suas famílias.

O local vai se transformar em um cenário lúdico que transportará as crianças e seus familiares para o universo do circo.

Segundo o Palhaço Mixuruca (Juninho Silveira) e a equipe do Espaço Trate, será um show versátil, educativo e didático, onde todos irão se sentir num circo de verdade.

 

… O evento está marcado para o próximo dia 15, a partir das nove horas no estacionamento do Espaço Trate, localizado no bairro Cavaco, e conta com total apoio da Secretaria de Saúde e da gestão da prefeita Célia Rocha.

 

 

… Espaço Trate de Arapiraca foi inaugurado em 2011, sendo o primeiro estabelecimento público do gênero no Brasil e ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento a crianças com autismo.

 

… O espaço é dotado de modernas instalações em ambiente climatizado, e os profissionais trabalham com o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System), entre outras atividades lúdicas e especializadas no tratamento dos autistas.