Flávio Gomes

1 de outubro de 2015

Reforma pelo telhado

 Renato Rovai: “A reforma ministerial que está sendo conduzida pela presidenta Dilma é uma das mais confusas da história republicana. Primeiro, o governo anunciou com um mês de antecedência que iria diminuir 10 ministérios. Ou seja, ao anunciar um número e o governo ficou refém deste número. Depois começou a se discutir com quantos ministérios que cada partido iria ficar. E o PMDB que não queria nem participar do governo, agora quer sete ministérios. O PDT que já tinha deixado a base, agora já vai ficar com um. E até o PSB cogita voltar ao governo se levar um. Ou seja, vai começar a faltar ministério de novo para acomodar a base. Ou seja, essa reforma de Dilma começou pelo telhado. Uma reforma completamente absurda e que leva a crer que de fato o nome da crise política é Dilma Rousseff. Mas de que jeito deveria ser feita essa reforma? Em primeiro lugar, o governo deveria ter chamado os partidos com um projeto para os próximos quatro anos. Com objetivos claros… E deixando claro que quem topasse roer o osso agora, poderia comer a carne lá na frente. Isso não foi feito. Do jeito que a presidenta fez, os partidos vão para a negociação querendo resolver tudo agora. Porque ninguém consegue ver futuro neste projeto. Por isso que está tudo confuso…” 

Questão de tempo 

O governador Renan Calheiros Filho é normalmente extrovertido, bem-humorado, otimista e tem um trato fácil com as pessoas. Isso inclui o relacionamento com os seus auxiliares. Mas não significa que esteja satisfeito com todos eles. Alguns ainda não atendem às expectativas e, num momento próprio, serão substituídos.

Argumento

Izac Jackson Cavalcante, secretário de organização da CUT/AL, insiste em contrariar as notícias dos prefeitos sobre diminuição da arrecadação. Segundo ele, em Alagoas todos os municípios, sem exceção, estão arrecadando mais este ano do que no ano passado. Os dados, alega o dirigente sindical, são oficiais e incluem o mês de setembro.

Vitorioso

Walter Pitombo Larangeiras (com “g” mesmo), o Toroca, fez ontem 82 anos. É o desportista com mais tempo de atividade em Alagoas, como atleta, técnico e dirigente. Presidiu o CRB, tem vários títulos, até internacionais, como técnico de volei e preside atualmente a Confederação Brasileira de Voleibol. Foi vereador e deputado.

Acerto

A juíza Aída Cristina Lins Antunes, da 28º Vara da Infância e da Juventude da Capital, tomou uma atitude sensata ao determinar que casas de festas são obrigadas a informar a realização de todo evento com a participação de menores. O objetivo é impedir venda de bebida alcoólica a menores, fato que vinha sendo muito comum.

Boa nova

Boa notícia para os amigos e admiradores de Audálio Dantas, conterrâneo de Tanque D’Arca que há muitos anos atua em São Paulo, como jornalista, escritor e político – foi deputado federal constituinte em 1988. Após uma delicada cirurgia, há cerca de um mês, Audálio está em recuperação, mas de volta às atividades profissionais.

De partida

Cláudio Cordeiro, diretor geral do Hotel Jatiúca, está de saída do hotel que há 36 anos é referência do turismo em Alagoas. Cláudio está mudando de atividade e passará a atuar no Rio de Janeiro, já nos próximos dias. Deixa vários amigos e a marca de grande gestor, por renovar o Jatiúca em termos de instalações, serviços e imagem.

Sugestão

Do ex-presidente FHC: “A economia vai muito mal e a presidente é refém de uma base de sustentação no Congresso que, a cada dia, é mais do tipo toma lá dá cá. Ela está pagando pela herança maldita que o Lula deixou. Está na hora de a presidente ter grandeza e pensar no que é melhor para o Brasil, e não para o PT”.

 

*A Prefeitura de Maceió lança hoje a campanha “Maceió Rosa”, reforçada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e Grupo Renascer, visando conscientizar as mulheres para a prevenção precoce do câncer de mama. Às 8 horas, no Maceió Shopping.

* O Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas faz hoje uma reunião extraordinária para discutir a readequação do calendário acadêmico, prejudicado pelos quatro meses de greve na instituição. Às 16 horas, na Sala dos Conselhos, na Reitoria.

*Ainda pelo Dia do Procurador de Estado, festejado ontem, o Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado promove hoje, às 14h30m, palestras com Filipe Lobo e Cícero Péricles, professores da Ufal. Contato: centrodeestudos@pge.al.gov.br.

*O espetáculo “Eu em Pessoa”, com roteiro e participação de Amarílio Sales e direção de Flavia Pucci, estará no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, hoje e amanhã, sempre com início às 19h30m. Entrada gratuita. Informações: 3326.3133.

* O cantor alagoano Júlio Ucá é a atração de hoje do projeto “Quinta no Arena”, com o show “Cabelo de mola”, a partir das 19 horas, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. O titulo do show diz respeito à sua música de maior sucesso, “Cabelo de Mola”.

*Um café da manhã hoje, no Hotel Radisson, marca o lançamento da Challenge Maceió 2016. Em sua edição deste ano o evento movimentou mais de R$ 10 milhões. Para 2016 continua com apoio da Prefeitura de Maceió e do Governo de Alagoas.

*Rodada de hoje do Sul-Americano de Voleibol Masculino, no Ginásio do Sesi, Trapiche da Barra: 12h30m – Venezuela x Peru; 15h15m – Colômbia x Guiana; 18 horas – Brasil x Chile; 21 horas – Uruguai x Argentina. Ingressos: www.lojadeingresso.com.

 

“Nada vai desgastar mais a presidente do que o desemprego chegar em março a 10%”

Lindbergh Farias

Senador do PT/RJ, para quem a perda de popularidade de Dilma Rousseff está ligada ao ajuste fiscal