Blog do Dresch

1 de outubro de 2015

A esperada greve dos bancários de 2015

                   Bancários de Alagoas, e de todo o Brasil, realizam assembleia geral no dia de hoje, ultimando os preparativos para a greve que vai acontecer a partir da próxima terça feira. “A paralização é tida como certa, já que a Fenaban não apresentou uma proposta condizente com o nosso pleito” avisa Jairo França, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas. Os bancários em todo o país rejeitaram a proposta dos banqueiros e decidiram por um indicativo de greve que deve ser referendado nas assembleias de hoje, que acontecerão em todo o país.

A greve anunciada 2

                   Os trabalhadores reivindicam um reajuste de 16%, uma melhor participação dos lucros, piso mínimo calculado pelo Dieese, fim das demissões e da rotatividade, combate ao assédio moral e às metas abusivas, mais segurança para os bancários nas agências, entre outros itens sociais e participativos. A contra-proposta da Federação Nacional dos Bancos foi de 5,5% nos salários e nas demais verbas, e negaram as demais reivindicações. Após a assembleia de hoje, os bancários continuarão trabalhando e na segunda feira realizarão uma última assembleia para preparar e organizar as ações para a greve a partir da terça feira, dia 6.

Dê um abraço no seu velho!

                   Faça valer a admiração pelas pessoas de mais idade no dia de hoje. As homenagens são merecedoras todos os dias, mas hoje um abraço é especial, porque se comemora o Dia Internacional do Idoso. O Brasil, graças a Deus, tem proporcionado uma vida melhor aos seus idosos nos últimos anos. As diversas politicas de reconhecimento á pessoa idosa, principalmente na área da saúde, aumentaram a expectativa de vida, que era de 62,5 anos em 1980 e hoje chega a 74,9 anos, e a longevidade deve continuar aumentando. A ONU projeta que em 2050 serão 900 milhões de pessoas acima dos 60 anos no mundo, e muitas delas residindo nas áreas urbanas, onde é preciso ofertar uma qualidade de vida inclusiva e segura para os idosos. Mas este 1º de Outubro traz á tona o tema do envelhecimento saudável. Apesar da longevidade, três em cada quatro idosos do Brasil têm alguma doença crônica não transmissível, como cardiopatias, diabetes, osteoporose, pneumonia, câncer, enfisema, Alzheimer e Mal de Parkinson. Boa alimentação, prática de atividades físicas e visitas regulares aos médicos ajudam a diminuir os efeitos do envelhecimento e garantir uma terceira idade saudável, alertam os especialistas. Hoje começa uma campanha contra o preconceito contra os idosos. “Um dia você vai acordar e vai se sentir idoso, que os anos passaram e você tem muita história para contar. E isso é um privilégio”. Em Alagoas as comemorações pelo Dia do Idoso vão acontecer no próximo Domingo, na orla marítima, com uma série de atividades físicas, educacionais, artísticas e de entretenimento.

 

O Partido da Mulher

                   O Partido da Mulher Brasileira (PMB) fundado por mulheres ligadas aos movimentos sociais ganhou seu registro oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de terça feira. Com a decisão o partido já poderá participar das eleições municipais do próximo ano. Agora o país tem 35 partidos oficialmente registrados. De acordo com a página do partido na internet, o PMB pretende lutar para que os interesses das mulheres sejam prioritários, além de garantir a igualdade entre homens e mulheres. Para obter o registro o partido recebeu parecer favorável do Ministério Público Eleitoral e cumpriu todas as exigências para o registro, inclusive as 488 mil assinaturas.

Os assassinatos do EI

                   O grupo extremista Estado Islâmico (EI) matou 3.221 pessoas na Síria, desde que proclamou seu califado nesse país e no Iraque, em Junho de 2014. A informação é da ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Pelo menos 1.879 dos mortos eram civis, incluindo 76 menores e 99 mulheres. Ainda de acordo com a ONG, as vitimas foram executadas a tiro, decapitadas, queimadas vivas ou lançadas de edifícios. Os jihadistas também executaram extrajudicialmente 241 milicianos curdo-sírios, de uma filial da rede terrorista Al-Qaeda, além de combatentes de outras facções armadas.

Os assassinatos do EI 2

                   Os extremistas do Estado Islâmico mataram ainda 907 soldados e milicianos das forças governamentais sírias, que haviam sido capturados, além de desertores e outras pessoas acusadas de colaborar com o regime. Também foram executados 185 membros do próprio EI, suspeitos de “espionagem”. O Estado Islâmico anunciou a criação de um califado em territórios sírio e iraquiano em 29 de Junho de 2014 e ocupou parte do Norte e do Centro dos dois países. Só no último mês foram executadas 65 pessoas, das quais 38 eram civis. O movimento radical sunita aplica duras penas a quem desobedece às normas para semear o terror entre as populações locais e a propaganda entre a comunidade internacional.

Rigor para motorista bebum

                   A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que dobra a pena para o motorista alcoolizado que provocar acidente com morte. Atualmente a pena para quem dirigir embriagado e provocar algum tipo de acidente fatal é de 2 a 4 anos de prisão, além da suspensão do direito de dirigir. A partir de agora, a pena para o mesmo crime é de 4 a 8 anos de detenção em regime fechado. O texto agora vai para discussão no Senado. Para muitos, a pena máxima de 4 anos é muito branda para a gravidade do crime, e ainda assim pode ser convertida em serviços para a comunidade. Também aumentou a pena para o motorista embriagado que causar acidente com lesão corporal grave.

 

 

  • O Procon de Alagoas disponibilizou uma importante ferramenta para agilizar os procedimentos de quem necessita das ações do orgão.
  • Trata-se de uma canal de atendimento na página do Procon no Facebook, que acelera o trabalho de denúncias e reclamações dos consumidores alagoanos.
  • O aplicativo fica no lado direito da página do Procon, com o nome “Reclamações”, sendo que o consumidor preenche um formulário com seus dados pessoais, apresenta os comprovantes de dispuser e as demais informações que podem substanciar a denúncia.
  • As informações são encaminhadas á central de atendimento, agilizando o processo e facilitando a apuração da denúncia.
  • Vale lembrar que o consumidor que se sentir lesado em qualquer circunstância pode também efetuar a denúncia através da central de atendimento no telefone 151, no horário de 8h às 16h, ou comparecer no orgão e fazer a denúncia pessoalmente.