Flávio Gomes

30 de setembro de 2015

Financiamento de campanha

Do jurista Walter Maierovitch: “… A decisão do Supremo de proibir doação de pessoa jurídica vai fazer com que os partidos tenham que procurar e encontrar caminhos para baratear as campanhas. Isso pode levar os políticos de volta às ruas, subindo em palanques, conversando com eleitores, mecanismos que já foram muito usados em outros momentos. Em relação à comunicação, é provável que invistam mais em internet, que tem custo mais baixo. E tudo isso pode fortalecer o debate, fazendo com o que marketing perca espaço, e ainda aumentar o contato com o eleitor. E também permitir que pessoas que gostariam de concorrer e nunca tentaram por conta dos custos se sintam incentivadas. Por outro lado, como agora os partidos vão contar muito com o Fundo Partidário, o Congresso pode tentar aumentar o valor e até criar uma nova lei eleitoral que, por exemplo, incentive a doação de pessoa física. Mas, em tempos de crise, como justificar o aumento do Fundo? E como fazer a sociedade, que já não se vê representada pelos partidos, doar?… Agora, a proibição decidida pelo STF melhora a qualidade da política, já que a competição eleitoral deve ter paridade de força. Nós temos visto muita promiscuidade, com empresas investindo em todos os partidos para estar perto do que ganhar. É abuso de poder econômico, elas não doam com o argumento da ideologia…”

O principal

O governo promoveu “post mortem” os militares mortos na queda do helicóptero da Defesa Social: major Milton Carnaúba a tenente-coronel, capitão Mário Assunção a major e soldados Diogo Melo e Marcos de Moura a cabos. Falta apurar as informações, de amigos e familiares, de que o aparelho costumava apresentar problemas.

Opção

Há poucos dias o deputado federal Givaldo Carimbão disse que tinha convites para ser candidato a prefeito de vários municípios. Citou Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos. Optou por estabelecer domicílio eleitoral em Delmiro, onde deve concorrer com apoio do atual prefeito, Lula Cabeleira.

Terceirização

O senador Paulo Paim (PT/RS) estará em Maceió, no dia 9 de outubro, para uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Ele vai falar sobre o Projeto de Lei nº 4330, que trata sobre as terceirizações nas relações trabalhistas. Paulo Paim vez por outra ensaia sair do PT para fundar nova legenda, mas continua filiado.

Agenda

Comemora-se hoje, 30 de setembro, o Dia do Procurador de Estado, instituído no ano passado. Por conta disso o Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado promove hoje, às 15 horas, no auditório da instituição, evento com Tárek Moysés Moussallem, da UFES, um dos maiores estudiosos do Direito Tributário no país.

Nós na fita

Ocorre hoje, no Rio de Janeiro, a festa do Prêmio Estácio de Jornalismo – Edição 2015. Alagoas está na disputa, concorrendo com a reportagem “Uma década: a conta das cotas nas universidades de Alagoas”, dos jornalistas Carlos Madeiro e Giuliano Porto, da Rádio Difusora. Eles disputam o prêmio na categoria Rádio Regional. 

Afinidade

De leitor desta Conjuntura: “FHC diz que a presidente Dilma é capaz de vender a alma ao Diabo pelo poder. FHC deu de mão beijada o Ministério da Justiça ao grande jurista Renan Calheiros e os Ministérios da Previdência social e de Minas e Energia ao grande democrata Antônio Carlos Magalhães. Qual a diferença entre uma e o outro?”

Opinião

De Luiz Gonzaga Belluzzo, economista ligado à Fundação Perseu Abramo, mantida pelo PT: “O ajuste está produzindo os resultados contrários ao que pretendia. O governo tomou como dele um programa que não era dele. Estamos tentando criar um clima social adequado para se possa fazer a mudança (da política econômica).”

*Será celebrada hoje, às 18 horas, na Igreja de São Pedro, Ponta Verde, a missa do 7º dia da morte do capitão PM Mário Henrique de Assunção, uma das vítimas fatais do acidente com um helicóptero da Defesa Social, na semana passada.

*O álbum “Gravidade”, de Felipe Vas, será lançado hoje, pela programação do projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato”, às 19h30. Antes tem exposição de Pedro Lucena, exibição do curta “Farpa”, de Henrique Oliveira, e show de YoSoyToño.

*Será aberta hoje, 20 horas, na Pinacoteca Universitária, na Praça Sinimbu, a exposição “Passagem”, da artista Renata Voss. A mostra reúne um conjunto de fotografias sobre trajetos realizados em movimentações na cidade de Maceió.

*Encerra-se hoje, na praça central do Maceió Shopping, a exposição “O Brasil Antártica e Amazônia Azul”, abordando a riqueza do mar e a exploração científica, por brasileiros, na Antártica. A mostra é de acesso livre para o público.

*A Fundação Municipal de Ação Cultural encerra hoje as inscrições de projetos do Edital das Artes – Prêmio Eris Maximiniano e do Edital do Audiovisual – Prêmio Guilherme Rogato. Detalhes: www.maceio.al.gov.br/cultura / 3221. 2090.

* Hoje é o último dia de inscrições para o I Concurso de Poesia Jorge de Lima, lançado pela secretaria estadual da Cultura. O certame destina-se a estudantes do ensino médio das redes pública e privada. O tema é livre. Informações: www.cultura.al.gov.br.

 

* A Seleção Brasileira de voleibol masculino estreia hoje, contra o Peru, no Campeonato Sulamericano, que irá até domingo, aqui em Maceió. O jogo começa às 19 horas, no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra.

 

“Vocês têm dúvida de que Lula será preso na operação Lava Jato?

Jarbas Vasconcelos

Deputado federal do PMDB/Pernambuco