Blog do Dresch

30 de setembro de 2015

Alagoas aumenta oferta de emprego

                   O mês de Agosto representou um saldo positivo em termos de empregos formais em Alagoas, claro que graças ao inicio das atividades no setor sucroalcooleiro. De qualquer forma é um reflexo positivo para o segmento econômico, pois mostra um princípio de recuperação da economia, avalia o Secretário de Trabalho e Emprego, Rafael Brito. Foram 11.215 trabalhadores admitidos, contra 8.719 desempregados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Os setores responsáveis pela boa “performance” foram o da indústria da transformação (3.273 admitidos), a agropecuária (176 admissões) e o de serviços com 98 contratações.

Aumento do emprego 2

                   Um paradoxo na questão do emprego e que reflete a importância do segmento do açúcar e do álcool, vem do município de São Luiz do Quitunde, cujo prefeito Eraldo Pedro, esta afastado por corrupção. Saúde, educação, coleta do lixo, motoristas e funcionários da prefeitura em geral estão em greve, e nada funciona na cidade. Contudo o município lidera o ranking das dez cidades brasileiras que mais geraram postos de trabalho no mês de Agosto. Foram 1.992 contratações na indústria da transformação, graças à entrada em funcionamento da Usina Santo Antonio, uma das maiores do Estado.

 

Conselhos tutelares

                   Sob pressão dos vereadores, grandes interessados no pleito, acontece neste Domingo, em todo o Brasil, as eleições para novos conselheiros tutelares, responsáveis, oficialmente, pela proteção de crianças e adolescentes de qualquer tipo de violência. Ao todo, serão eleitos 30 mil conselheiros tutelares, que terão mandato de quatro anos a partir de Janeiro, e com remuneração estabelecida pelas Prefeituras. A eleição dos conselheiros é preconizada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com a responsabilidade do enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens. Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode votar, bastando apresentar um documento de identidade com foto e comprovante de residência. Para conhecer o local da votação e os candidatos ao cargo, o cidadão precisa procurar o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade ou de seu bairro ou comunidade. O ECA estabelece que para cada grupo de 100 mil habitantes deve existir uma unidade com cinco conselheiros. O Brasil tem hoje 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios, e existe uma defasagem ainda de 600 conselhos. A Associação Nacional dos Conselheiros Tutelares se queixa das precárias condições de funcionamento da maior parte das unidades. A Secretaria de Direitos Humanos já repassou às Prefeituras 2.212 kits para auxiliar os conselhos. Cada kit tem um automóvel, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador. Outros 1.500 kits estão em licitação.

 

Na ONU, Raul apoia Dilma

                   Em seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, em Washington, o Presidente de Cuba, Raúl Castro, prestou solidariedade à presidente Dilma Rousseff e ao povo brasileiro “na defesa das suas conquistas sociais e pela estabilidade do país”. Castro também criticou as “tentativas de desestabilização da ordem constitucional” na Venezuela, defendeu o presidente do Equador, Rafael Correa e a independência do território norte-americano de Porto Rico, além do direito da Argentina às Ilhas Malvinas. De elogios, somente para o processo de reaproximação entre Havana e Washington, mesmo assim cobrou o fim do embargo econômico contra Cuba.

O Brasil na Alemanha

                   Uma das maiores feiras empresariais do mundo, que acontece na cidade de Colônia na Alemanha, entre os dias 10 a 14, contará com a participação de 83 empresas brasileiras. É a principal feira de alimentos e bebidas do planeta, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) estima que os brasileiros devam fechar US$ 1,4 bilhão em negócios durante o evento e nos 12 meses seguintes. Na edição anterior da feira, 73 empresas brasileiras geraram US$ 1,1 bilhão em vendas. Essa última edição aconteceu em 2013.

O Brasil na Alemanha 2

                   A feira busca sempre as novas tendências de mercado. Na edição passada os países com maior representação foram Itália, Espanha, China, França e Turquia, mas há compradores de todo o mundo. O Brasil se destaca pela diversidade dos produtos ofertados, que vão desde o pão de queijo até uma variedade de carnes. Mesmo com a crise brasileira e a desaceleração da economia chinesa, o desempenho do setor de alimentos e bebidas não será afetado, pelo contrário, poderá ser ainda beneficiado pela alta do dólar e pelo câmbio favorável á exportação.

O infarto nosso de cada dia

                   Dados estatísticos do Hospital Geral do Estado (HGE) mostram que cerca de 30 pacientes são atendidos diariamente por apresentarem doenças cardiovasculares, especialmente o infarto do miocárdio, atendidos pela equipe médica da Unidade de Dor Torácica (UDT). Como fatores de risco podem ser relacionados a hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool e alto teor de colesterol. E ainda a doença das artérias coronárias (DAC), ataque cardíaco, angina, síndrome coronariana aguda, aneurisma e doença cardíaca reumática. Todas relacionadas a maus hábitos da população para a prevenção e falta ou descuido do tratamento médico.

 

 

  • O Disque 100 recebeu, no primeiro semestre deste ano, 66.518 denúncias de violações dos direitos humanos, sendo 42.114 referentes à prática da violência contra crianças e adolescentes.
  • Em segundo lugar ficou a violência contra idosos, com 24,2% do total. Depois as pessoas com algum tipo de deficiência (7,3%), em restrição de liberdade (2,6%), contra a população LGBT (0,8%) e em situação de rua (0,5%).
  • Quilombolas, indígenas, ciganos, comunicadores, religiosos e vitimas de conflitos agrários e fundiários, somados, equivalem a 1,4% das ligações para o disque 100.
  • No caso das crianças e adolescentes a principal violação é a negligência dos responsáveis, presente em mais de 76% das denúncias. A violência psicológica foi reportada em 42,6% das denúncias, seguida da agressão física (42%), e abuso sexual (21,9%).
  • Mais da metade dos casos registrados pelo disque 100 foram encaminhados diretamente ao Ministério Público, sendo que outros 36% foram repassados aos Conselhos Tutelares.