Blog do Dresch

29 de setembro de 2015

Papa volta a condenar a pedofilia

               No retorno a Roma, após mais de uma semana em Cuba e nos Estados Unidos, o Papa Francisco, na tradicional conversa com jornalistas, tratou de diversos assuntos, mas salientou que “os crimes sexuais praticados por religiosos são quase um sacrilégio” reforçando o que disse em solo americano sobre o mesmo assunto. “Os abusos estão em todos os lugares: nas famílias, nas escolas nos ginásios. Mas quando um sacerdote comete um abuso é gravíssimo porque sua vocação é fazer crescer aquele menino ou menina para o alto, para o amor de Deus. Com o abuso, ele cortou tudo isso e é quase um sacrilégio. Ele traiu o chamado do Senhor” disse o Papa. Assinalou ainda que os que acobertam este tipo de crime “também são culpados”.

Pedofilia é um sacrilégio 2

                   Perguntado sobre o conforto que passou para cinco vitimas da pedofilia com que se encontrou na Filadélfia, Francisco disse: “as frases de conforto não significam dizer: fique tranquilo. Não é assim. O fenômeno dos abusos foi muito ruim e eu imagino o quanto eles choraram”. Segundo o Vaticano, o papa exprimiu “dor e vergonha” pelas feridas provocadas por membros do clero e renovou seu compromisso de que todas as pessoas envolvidas nestes casos serão tratadas com Justiça, como sugeriu a Comissão criada para avaliar cada denúncia neste sentido, no relatório final divulgado no inicio deste ano.

Uma visita à China

                   Durante a coletiva no voo, Francisco revelou ainda a vontade de visitar a China, país com que o Vaticano mantém relações complicadas há décadas. “Gostaria muito de ir à China. Eu amo o povo chinês, os quero muito bem. Fico feliz em saber que há uma possibilidade de ter um bom relacionamento com a China. Temos contatos, nos falamos e precisamos andar para a frente” assinalou o Pontífice. Ele salientou a importância cultural da China para a humanidade e disse que há dois anos as relações com a China melhoraram bastante. Mas o impasse ainda é grande, uma vez que o governo chinês quem indica quais os bispos católicos assumirão as igrejas locais, e não o Vaticano.

A soja de Alagoas

                   Aos poucos Alagoas vai diversificando sua produção agrícola. Com a redução na produção de cana-de-açúcar, o estado aposta em culturas alternativas como o eucalipto, o milho e agora a soja, cuja colheita inicial aconteceu recentemente em Campo Alegre. O agropecuarista Everaldo Tenório iniciou a colheita da soja não transgênica em 67 hectares, alcançando entre 45 a 50 sacas do produto por hectare, quantidade que esta dentro da média nacional. A produção foi toda adquirida por investidores russos que devem revendê-la para outros países europeus.

Compromissos ambientais

                   O Brasil assumiu perante a comunidade internacional que irá reduzir em 37% as emissões de gases do efeito estufa até 2025, chegando a 43% até 2030. A garantia foi dada pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff em discurso na Cúpula das Nações Unidas. O Brasil levará estas propostas à Conferência COP 21 sobre o Clima no final de Novembro, em Paris. Nessa cúpula, que segue a realizada em Lima no ano passado, deve ser adotado um acordo final para frear o aquecimento global e as mudanças climáticas. “Será uma oportunidade única na elaboração uma resposta comum para os desafios climáticos” afirmou a Presidente. Para alcançar os resultados assumidos, o Brasil vai se comprometer, primeiramente, com o fim do desmatamento ilegal do país. Depois vai trabalhar na restauração e no reflorestamento de 12 milhões de hectares. Também pretende atuar na recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e no quarto compromisso, a integração de 5 milhões de hectares de lavoura-pecuária-floresta. No discurso a Presidente também citou as metas do país em termos de diversificação de energias renováveis. Os demais anúncios feitos por Dilma incluem a participação de 66% da fonte hídrica na geração de eletricidade; participação de 23% de fontes renováveis, eólica, solar e biomassa na produção de energia elétrica; o aumento de cerca de 10% na eficiência elétrica; e a participação de 16% de etanol carburante e demais fontes derivadas da cana-de-açúcar no total da matriz energética.

 

A soja de Alagoas 2

                   Os trabalhos da colheita em Campo Alegre foram acompanhados por cerca de 150 empresários além de autoridades como o Secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, que salientou o apoio que o Governo do Estado vem dando á diversificação da produção agrícola no estado. Ele explicou ainda que a soja da região do agreste é destinada ao consumo humano e animal, enquanto outro grupo esta produzindo soja em Porto Calvo, na região norte, destinada ao mercado de sementes. O empresário Everaldo Tenório disse que sua intenção é conseguir a partir do próximo ano, realizar duas colheitas de soja por ano em Alagoas.

Direitos por “Parabéns”

                   A Justiça americana encerrou, na semana passada, um dos mais longos casos sobre direitos autorais da história. A disputa envolvia o clássico “Parabéns a Você”, que a empresa Warner/Chappel reivindicava o registro sobre os acordes, não sobre a musica em si. O registro da marca foi adquirido em 1935 pela Summy Co. Agora 80 anos depois, o Juiz George H. King encerrou a discussão. Criada pelas irmãs Mildred Jr. e Patty Smith Hill, ela fazia parte de outra música (“Good Morning for You”). A letra foi escrita em 1927 e jamais foi registrada.

 

 

  • Alagoas vai ganhar mais quatro voos semanais a partir de Dezembro, segundo informou a Operadora Azul de Viagens, durante a Feira das Américas, promovida pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), em São Paulo.
  • Os voos partirão de Campinas (SP), Ribeirão preto (SP) e Belo Horizonte (MG), tendo Maceió como destino turístico.
  • Durante o anúncio dos novos voos, também foi lançada a campanha promocional “Azul da Cor do Mar” que premia os agentes de viagens da operadora que mais venderem o destino de Alagoas.
  • A campanha pretende estimular os cerca de 2.400 agentes de viagem da companhia em todo o Brasil a se engajarem na campanha, através de capacitações que vão acontecer em 10 cidades diferentes. Os 20 primeiros colocados serão premiados, e o primeiro lugar ganhará um carro.
  • A Secretaria da Fazenda confirmou o pagamento do salário de Setembro nesta quarta feira, último dia útil do mês.
  • Receberão os servidores públicos estaduais que recebem até R$ 2.226,00 referentes á primeira faixa salarial. Os salários virão acrescidos do reajuste salarial acordado com as lideranças dos servidores e com efeito retroativo a Maio.