Roberto Baia

29 de setembro de 2015

Emancipação de Arapiraca

Os 91 anos da emancipação política de Arapiraca serão comemorados, neste mês de outubro, com a entrega de mais de 50 obras, por parte da administração da prefeita Célia Rocha.

A programação oficial está sendo definida, mas o pacote de obras inclui a entrega da pavimentação de 21 ruas no bairro Baixa Grande, a exemplo da Júlio Ferreira, Teodolino Rodrigues da Silva, Francisco Otílio, Francisco Alexandre, entre outras artérias na localidade, beneficiando centenas de moradores.

 

Mais obras

No centro da cidade, a prefeita Célia Rocha vai inaugurar a pavimentação das ruas Amália Fragoso e no bairro Itapuã será entregue a Rua Custódio José de Melo.

Já no bairro Zélia Barbosa, os moradores serão contemplados com a entrega de 11 ruas pavimentadas, e na Primavera serão outras cinco, entre elas as ruas Presidente Café Filho, Manoel Martins Lemos, Mair Guedes do Amaral e Estudante Ana Beatriz.

 

Inaugurações

De acordo com o secretário de Obras e Viação, engenheiro Valdeir Galindo, as obras continuam sendo realizadas por todo o município.

“Mesmo após as inaugurações, o trabalho continua e vamos inaugurar a pavimentação de outras ruas em diferentes bairros de Arapiraca”, acrescentou o secretário.

 

Unidades de saúde

A programação festiva dos 91 anos de emancipação política de Arapiraca ainda inclui a inauguração de quatro novas unidades básicas de saúde (Canaã, João Paulo II, Bom Jardim e no Poção)

 

Obras em Arapiraca

Até este próximo mês de outubro, a previsão é de a prefeita Célia Rocha entregar 50 obras já em andamento por toda a cidade, em comemoração aos 91 anos de Emancipação Política de Arapiraca.

O que foi anunciado no último mês de agosto está se concretizando: o recapeamento das principais entradas do município. Nesta segunda-feira (28), os trabalhos se iniciaram na Avenida Benjamim Freire de Amorim, que corta os bairros Brasiliana, Baixa Grande, Eldorado e Capiatã.

 

Asfalto

Segundo informações do secretário de Obras, mais de 100 toneladas de asfalto já haviam sido colocadas nela pelas equipes técnicas até o dia de ontem.

“Estou muito contente com esta obra acontecendo aqui, porque o movimento realmente é intenso, o que acaba desgastando a via”, conta o empresário Sebastião Osvaldo dos Santos, de 55 anos, que há 15 tem um comércio de materiais de construção na Benjamin Freire.

Segundo o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Valdeir Galindo, a ação compreenderá os 1.600 metros da avenida – há na composição do asfalto, areia fina, pó de brita, cimento asfáltico de petróleo (CAP) e brita de meia polegada, tendo uma espessura de 3 cm quando compensado pelas máquinas.

 

Vai melhorar

“A medida, determinada pela prefeita, vai melhorar o fluxo de serviços e pessoas que transitam pela cidade, que é destaque no Turismo de Negócios. Nossa meta é terminar esta avenida o quanto antes e seguir com a programação”, diz Valdeir Galindo.

 

Ruas e Avenidas

As vias beneficiadas serão também as Avenida Governador Muniz Falcão, bairro São Luiz, seguindo pela Rua Dom Jonas Batingas, no Ouro Preto, e indo até a Rua Boa Vista, no Centro; as ruas Coronel Vicente Ramos, que vai do Brisa do Lago às Cacimbas; Expedicionários Brasileiros, no bairro Baixa Grande; e Avenida Governador Antônio Simeão Lamenha Filho, do bairro Jardim Tropical seguindo para o Centro comercial.

 

Pão de Açúcar

Na última sexta-feira (25),  aconteceu a capacitação dos professores da rede pública municipal que irão atuar no Projeto DET – Desenvolvimento Econômico Territorial, no município de Pão de Açúcar.

 

Treinamento

O treinamento dos professores e de uma equipe de coordenadores teve início às 8 horas e encerramento às 17 horas, na Unidade Municipal de Ensino Lindauro Costa (Vila Limoeiro), e teve como  objetivo disseminar conhecimentos sobre empreendedorismo para os alunos, para que os mesmos possam desenvolver suas habilidades e criatividade com o intuito de crescimento pessoal e profissional.

Empreendedor local

Segundo o  Agente de Desenvolvimento e secretário municipal de Turismo e Esporte,  Ramon Carvalho, o município de Pão de Açúcar só foi contemplado pelo SEBRAE devido aos trabalhos desenvolvidos pela Casa do Empreendedor local.

 

… Segundo, ainda Ramon, o projeto irá funcionar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, sendo que será  executado pelo SEBRAE/AL.

 

… Para a Coordenadora Luciglei Rodrigues Fonseca,  o papel do professor será de grande importância para que o trabalho seja realizado com êxito, pois  ele irá nortear todo o trabalho de preparação do aluno.

 

… As primeiras escolas municipais contempladas  foram Lindauro Costa (Vila Limoeiro), José Tavares de Castro (Povoado Jacarezinho) e Álvares Rodrigues de Farias (Povoado Santiago).

 

… “A prática do empreendedorismo iniciada desde as primeiras séries irá enriquecer e preparar os alunos para os desafios que virão mais a frente, isto é, o competitivo mercado de trabalho”, finalizou Ramon.