Flávio Gomes

26 de setembro de 2015

Vade retro!

Do jornalista Ruy Fabiano: “… Poucos se deram conta da gravidade das palavras do ministro Gilmar Mendes, ao acusar o PT de ganhar as eleições com dinheiro público roubado. Do lado avesso de suas argumentações, o ministro Marco Aurélio Mello considerou ilegítimo receber dinheiro de empresas privadas, ainda que declarado. Ou seja, considerou todo o espectro político derivado das urnas ilegítimo, já que assim funcionaram as eleições passadas – e as que as precederam. Nem tudo é como parece. A proibição soa como medida moralista, cuja ausência teria gerado a corrupção em curso. Mas não é. A proibição não suprirá a necessidade de as eleições serem financiadas, sobretudo num país-continente. O dinheiro virá agora do caixa dois e do Estado. Como este está vazio, resta o dinheiro clandestino. O STF legalizou o caixa dois – exceto, talvez, para o PT, que está abastecido para umas dez campanhas. Tudo o que se sabe até aqui circunscreve-se à Petrobras e a uma pontinha da Eletrobras. Mas há bem mais: BNDES, Caixa Econômica, Banco do Brasil, fundos de pensão etc. Onde haja um cofre, há um arrombamento. Dos generosos empréstimos externos do BNDES, quanto retorna como caixa dois ao PT para os embates eleitorais futuros?”

Recado?

“Governos passam, e o Brasil sempre vai ser maior do que qualquer governo”, disse o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Congresso Nacional, no programa do seu partido, veiculado em rede nacional de TV, anteontem. Por coincidência, Michel Temer assumiu a presidência, com a viagem de Dilma aos Estados Unidos.

Agenda

A Globo News anuncia para hoje, às 21 horas, um especial com Wladimir Palmeira, alagoano que, atuando no Rio de Janeiro, foi uma das principais lideranças estudantis contra a ditadura militar. Exilado, Wladimir voltou ao Brasil com a redemocratização e se elegeu deputado federal pelo PT. Desiludido, deixou a política.

Novidade

Vice-presidente da casa, o deputado estadual Ronaldo Medeiros será o primeiro filiado ao PT a comandar a Assembleia Legislativa. Ele irá ocupar por alguns dias o lugar do presidente, Luiz Dantas, que irá fazer cirurgia cardíaca, no início de outubro, em São Paulo. A expectativa é de uma rápida recuperação de Luiz Dantas.

Pagando o pato

Secretário do Gabinete Civil na gestão Téo Vilela, Álvaro Machado deu muitos nãos em nome do governo, principalmente em questões relacionadas a despesas. Isso ocorreu muito nas negociações com servidores. Político próximo a Téo diz que, na verdade, Álvaro era só porta voz. Os cortes eram ordem de Maurício Toledo, da Fazenda.

Desencanto

Natural de Traipu, às margens do São Francisco, Eduardo Tavares Mendes, mais uma vez presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas, lamenta que não exista maior empenho do poder público pela recuperação do rio. Ele diz existir um projeto com propostas simples e exeqüíveis, mas nem assim desperta interesse.

Carnaval

As prévias do Carnaval 2016 nos clubes começarão com o baile “Vermelho e Preto”, no Jaraguá Tênis Clube, 16 de janeiro. No dia 22, baile do “Seresteiros da Pitanguinha”. No Iate Clube Pajussara, no dia 23 tem o baile “Verde e Branco”. A abertura das prévias será dia 10 de janeiro, com “O Carnaval de Edécio Lopes”, na orla de Ponta Verde.

Opinião

Da ministra Cármen Lúcia, do STF: “A maioria hoje de tribunais, inclusive tribunais superiores e, principalmente, estaduais é composta de homens. Enfim, nós vivemos em uma sociedade em que esta é luta para que a gente tenha realmente a igualdade entre homens e mulheres. Isso é em todos os meios, e não é só no Poder Judiciário.”

 

*É hoje a 3ª edição do “Samba Alagoas”, na Avenida Josepha de Melo, em Cruz das Almas, em frente ao Parque Shopping. Serão 12 horas seguidas de música, com atrações como Belo, Péricles, Harmonia do Samba e Imaginasamba. Contato: 98116. 7057.

* O Mirante Gourmet Cultural , na Rua Aristeu de Andrade, Farol, anuncia para hoje, às 20 horas, show com o cantor e compositor Ivan Lins, em parceria com o uruguaio Leonardo Amuedo. Pontos de venda: Mr Cat, Viva Alagoas, Folia Brasil e Acesso Vip.

 

*O Centro Cultural Arte Pajuçara, na Avenida Antônio Gouveia, apresenta hoje o espetáculo “Cabaré da Ciça”, com o ator Paulo Sarmento. A proposta é de interatividade com a platéia. Início às 20 horas, com acesso gratuito para o público.

 

*Na cidade de Marechal Deodoro, no Litoral Sul, a atração de hoje é o show para gravação do primeiro DVD do grupo “Forró como Antigamente”, com participação de Daniella Campelo, Iara Pamella e Luciene Melo. Informações: 99677.7727.

*Ocorre hoje a 3ª edição de “O Encontro”, iniciativa do Instituto Papo de Universitário, aom o tema “Ideias transformadoras: dos pequenos negócios aos grandes impactos”. Das 8h30m às 17h30m, no Hotel Jatiúca, para estudantes e profissionais.

 

*Com quase nenhuma chance de chegar ao G-4, o CRB precisa ganhar hoje do Mogi Mirim para diminuir ainda mais as suas chances de rebaixamento à Série C. Pelas últimas boas atuações, merece o apoio da torcida. Às 16h30m, no Trapichão.

 

“A frustração é muito grande. Mas, ao mesmo tempo, esse é o preço a pagar para sair da situação que vivemos hoje.”
  

Humberto Costa

Líder do PT no Senado, sobre o governo abrir mão de ministérios em favor do PMDB