Roberto Baia

26 de setembro de 2015

Eleições em Arapiraca

O empresário Adoniran Guerra segue firme no seu proposito disputar as eleições municipais em 2016. Adoniran, que foi o fundador, com apoio de um grupo de empresários, do primeiro shopping center do interior de Alagoas, o Arapiraca Garden Shopping, se mostra entusiasmado com o apoio que vem recebendo da sociedade arapiraquense.

“Sou pré-candidato sim, com a convicção e consciência de que posso contribuir com o desenvolvimento pleno do município mais importante de Alagoas e que hoje, infelizmente, está mergulhado no caos por falta de uma política seria, voltada para os interesses da coletividade”, alfineta Adoniran Guerra. 

 

 

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável é um dos pilares para uma vida digna. E este é um direito básico de todos. Para atentar sobre este tópico, está acontecendo o III Curso de Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional.

A abertura ocorreu na quinta-feira (23) na Escola de Governo, bairro Santa Edwiges, com a presença das comunidades quilombolas Pau d'Arco e Carrasco.

 

Prefeitura e Ufal

Esta é a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de formar agentes de segurança alimentar para atuar na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) nestas localidades.

Segundo o professor de Nutrição da Ufal, Haroldo Ferreira, o público-alvo são os próprios moradores, merendeiras, agentes de saúde, professores de ensino fundamental, líderes comunitários e demais interessados.

 

Cronograma

Dentro do cronograma, ele apresentou a palestra “Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional”, abordando o direito universal e inalienável que todos nós temos como o de nos alimentarmos bem, sob os olhares do Estado.

 

Quilombolas

O próximo encontro em Arapiraca será dia 30 deste mês sobre “Diagnóstico Epidemiológico: Avaliação Nutricional”, com o mesmo público. Este curso ocorrerá em 66 comunidades quilombolas neste ano, por toda Alagoas.

 

Conquistas do ASA

Dentre as conquistas que marcaram a história gloriosa da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), nesses 63 anos de existência, o acesso em 2009 para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B foi uma das mais comemoradas pelo torcedor alvinegro.

No formato disputado na terceirona de 2009, 20 clubes distribuídos em quatro grupos de cinco times cada, disputavam duas vagas para a fase de quartas-de-final da competição nacional.

 

Disputas acirradas

O Gigante Arapiraquense teve disputas acirradas em um grupo que continha, o rival CRB, o Salgueiro de Pernambuco, o Icasa do Ceará e o Confiança de Sergipe.

 

Uma boa ação

Estudantes diabéticos, hipoglicêmicos e celíacos da rede municipal de educação de Maceió devem passar a receber uma merenda diferenciada nas unidades de ensino onde estão matriculados. Projeto de Lei neste sentido, de autoria da vereadora Fátima Santiago (PP), foi aprovado, por unanimidade, nesta quinta-feira (24), em segunda discussão.

 

Qualidade de vida

De acordo com a propositora, o projeto corrige uma situação e garante mais qualidade de vida aos alunos da rede pública que são portadores de problemas de saúde. “Hoje, o diabetes não é motivo de preocupação apenas de pessoas com mais idade, atinge crianças e adolescentes, infelizmente, assim como aqueles que têm intolerância ao glúten, os celíacos. Por isso, deve-se assegurar uma alimentação adequada com a dieta desses alunos, pois caso contrário, eles podem ter problemas sérios dentro da sala de aula”, esclareceu a vereadora. O PL segue agora para sanção do Poder Executivo.

 

Espaços públicos

Também de autoria da parlamentar, e em segunda discussão, foi aprovado Projeto de Lei que dispõe sobre o uso de espaços públicos de publicidade para campanhas educativas sobre atos de violência contra a mulher.

 

Aprovaram

Durante a sessão ordinária de quinta-feira, 24,  os vereadores aprovaram diversos requerimentos e indicações, como nomes de personalidades para serem homenageadas com comendas concedidas pela Casa, além de solicitações de ações por parte do Executivo para a melhoria da infraestrutura nos bairros da capital. Entre elas, estão saneamento básico, drenagem e pavimentação em ruas do Jacintinho; construção de praça e plantio de árvores no Benedito Bentes; limpeza de vias, retirada de entulho e poda de árvores em logradouros.

 

 

… A direção e os profissionais que trabalham no 3º Centro de Saúde de Arapiraca, localizado no bairro Santa Edwiges, estão realizando atividades educativas e preventivas com grupos de idosos.

 

… Na quarta-feira (22), os profissionais de saúde e idosos foram até a sede do 7º Grupamento de Bombeiros de Arapiraca, para receberem orientações acerca da prevenção de acidentes domésticos e nas ruas da cidade, bem como cuidados com a saúde.

 

… A fisioterapeuta Aryanne Guedes acompanha o grupo e também esteve na visita ao Corpo de Bombeiros.