Roberto Baia

26 de setembro de 2015

Conferência

Nós somos guerreiras, ousadas, diferentes, mas iguais quanto aos direitos equiparados aos homens. Temos que visar avanços e, para isso, precisamos nos unir”. Com esta fala, a prefeita Célia Rocha abriu os trabalhos da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, ocorrida na quinta-feira (24).

 

Mais direitos

O tema central do evento, realizado no Levino’s Hall, foi “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Após quatro anos, a cidade novamente recebeu a conferência para debater tópicos relacionados à figura feminina.

 

Presença

Na oportunidade, Célia Rocha salientou a presença de homens no evento, discutindo sobre a luta pelos direitos delas. “Só assim, nós teremos uma sociedade justa, com os dois lados trabalhando juntos pelo bem de todos. Esse diálogo sobre o papel efetivo das políticas públicas do setor é necessário”, diz a prefeita, ressaltando em seguida o belo desempenho do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv) no município.

 

Abertura

Ela compôs a mesa de abertura, juntamente com a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Hyseth Santos; presidente da Associação dos Pensionistas, Idosos e Aposentados de Arapiraca (Apiaar), Maria de Lourdes Carvalho; a vereadora Professora Graça; a assistente social e tenente do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Lisandra Almeida; a representante da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Cláudia Simões; e a representante do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Ana Pereira.

 

Maragogi

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Maragogi ocorrerá no dia 04 de outubro, das 8h às 17h. As urnas estarão disponíveis na Escola Estadual Batista Acioly em Maragogi; Escola Municipal Manoel Medeiros Costa em São Bento; Escola Municipal Antônio Verçosa em Barra Grande; Escola Municipal Ayres da Costa em Peroba e Escola Yone Silvia Henzel no Assentamento Costa Dourada.

 

Documentos

As pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município, devem comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e o título, e poderão votar em 01 (um) candidato.

 

Ações do Conselho

Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.

 

Criança e adolescente

Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

 

Trânsito

Em Alagoas, a Semana Nacional de Trânsito comemorada de 18 a 25 deste mês, foi encerrada em Arapiraca na manhã sexta-feira (25), às 10h, no Largo Dom Fernando Gomes. Este ano o tema do evento foi “Seja você a mudança no Trânsito”.

 

Encerramento

 

As atividades de encerramento contaram com a presença da prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), do vice-prefeito Yale do superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, além de vereadores, secretários municipais, representantes do Detran, Cetran, Ciretran, 3º BPM, Corpo de Bombeiros, DER, PRF, Sest Senat, Samu, Unidade de Emergência do Agreste, entre outras autoridades e entidades.

 

 

 

… Na ocasião, foram realizadas blitz educativas com distribuição de material informativo sobre formas de prevenção no trânsito aos condutores e pedestres, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Para atrair à população, os órgãos participantes vão levar jogos e darão brindes educativos sobre o trânsito aos transeuntes.

… As autoridades irão ressaltar as ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito que aconteceram em todo o país no período de 18 a 25 deste mês, focando as realizações feitas em Maceió, Arapiraca e demais cidades do interior de Alagoas.

 

… “É muito importante à parceria entre o governo estadual e o governo municipal para que as ações sejam fortalecidas e os benefícios sejam ainda maiores para toda a população. Sabemos que o trabalho educativo no trânsito é muito minucioso e as pessoas vão se conscientizando aos poucos, no entanto temos conseguido grandes avanços aqui em Arapiraca”, destacou a prefeita Célia Rocha.