Olívia Cerqueira

25 de setembro de 2015

Prefeito participa do lançamento de projeto hidropônico e quintal produtivo, desenvolvidos pela secretaria de Agricultura

O prefeito de União dos Palmares, Beto Baía, participou na manhã desta quinta-feira, 24, do lançamento do projeto de hidroponia e quintal produtivo, desenvolvidos pela secretaria de Agricultura, que irá beneficiar agricultores, escolas e pessoas que tiverem interesse em cultivar hortaliças em suas residências.

A hidroponia é um trabalho de cultivo de plantas através da água, sem o uso do solo. Na secretaria, foi desenvolvido um sistema que utiliza garrafas tipo pet e casca de arroz queimado, para o plantio das mudas. Já no quintal produtivo, o morador pode aproveitar o espaço da sua residência, para desenvolver uma horta, com as orientações e mudas passadas pela secretaria.

“Tentamos inovar o máximo possível e vamos mostrar aos agricultores como produzir hortaliças de maneira rápida, a exemplo da hidroponia, onde em torno de 30 dias a planta já está pronta pra colheita. Já com o quintal produtivo, nós queremos dar uma melhorada nos quintais, que muitas vezes tá com entulho e lixo, e dessa forma até mesmo gerar renda a esses produtores, com o desenvolvimento de uma horta”, explicou o secretário de Agricultura, Adriano Omena.

Para o prefeito Beto Baía o projeto é inovador, pois produz alimentos com custos pequenos e de boa qualidade. “Diante dessa crise que estamos passando temos que criar alternativas para baixar nossos custos, e dessa forma a secretaria de Agricultura sai na frente com esse projeto que tá causando uma surpresa boa na comunidade”, disse.

Ainda em sua fala, o gestor ressalta que é fundamental criar junto à população uma cultura de saúde e qualidade de vida. “Vamos difundir essa ação na comunidade rural, urbana e nas escolas, pois iremos fornecer as mudas e dessa forma mostrar o quanto é fácil e barato desenvolver esse projeto”, concluiu.

PRESENÇAS

 A apresentação do projeto na sede da secretaria de Agricultura também foi acompanhada, pelos secretários de Administração, Francisco Viana, Meio Ambiente, Macário Rodrigues e de Educação, Adelino Ângelo, além do vereador Mário Omena.

 

Assessoria – PMUP