Flávio Gomes

25 de setembro de 2015

O fisiologismo de sempre

Do jornalista Carlos Chagas, no site “Diário do Poder”: “Importa menos se os três maiores líderes do PMDB disseram a verdade ou não, quando comunicaram à presidente Dilma que deixariam de indicar companheiros do partido para a reforma do ministério. Porque ao sugerir nomes para os ministérios da Saúde e da Infraestrutura, ou as bancadas do PMDB seguiram a orientação dos três ou então eles não lideram mais nada. Tanto faz, pois ficou óbvio que o partido continua o mesmo, isto é, vende-se por cargos e nomeações, desde que polpudas e lucrativas. Votam com o governo, qualquer que seja esse governo, como ficou provado na madrugada de ontem… Pelo jeito, parece mais distante a hipótese do impeachment, agora que a presidente repetiu as operações do fisiologismo explícito. Tendo ou não tirado as castanhas do fogo com a mão do gato, a trinca dava sinais de satisfação, ontem. Temer, Renan e Cunha não indicaram ministros declaradamente, mas tão unânime foi a iniciativa das bancadas, a ponto de muita gente supor a inspiração dos três na decisão de deputados e senadores. Ficaram todos felizes. O banquete recomeça a ser servido, até com a perspectiva de a sobremesa vir a ser a aprovação da nova CPMF…”

 

Drama

A tragédia com o helicóptero da Defesa Social comoveu não só pelo episódio em si. Quem teve oportunidade de conviver com o major Mílton Torres, do Corpo de Bombeiros, com o capitão Mário Assunção e com os soldados Diogo Melo e Marcos Pereira, estes da PM, atesta que eram jovens decentes, que amavam a profissão escolhida.

Oportuno

João Henrique Caldas, deputado estadual do Solidariedade/AL ganha espaço nacional ao propor que Dilma Roussef convoque o Conselho da República para discutir a crise política. JHC apresenta forte argumento, ao dizer que o Brasil encara “o momento institucional mais delicado desde o impeachment do ex-presidente Fernando Collor”.?

 

Revoada

O deputado estadual Ronaldo Medeiros, vice-presidente da Assembleia Legislativa, é mais um que pode deixar o PT em Alagoas. Assim como Judson Cabral, ex-vereador e ex-deputado e hoje presidente do Serveal, não concorda com certas atitudes do partido. Foi o que disse a Andreza Tavares, nesta Tribuna Independente.

 

A confirmar

Ronaldo Medeiros ainda não deu indicação para qual legenda pode ir, caso saia mesmo do PT. Mas a tendência de Judson Cabral é se filiar ao PDT, presidido em Alagoas pelo deputado federal Ronaldo Lessa. Judson tem outros convites, mas o certo é que são bem poucas as possibilidades de ele continuar filiado ao PT.

 

ABAV

Hoje, no 43o congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagem, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo, será lançada a campanha “Azul da Cor do Mar”, parceria da Azul Viagens com Luck Receptivo e ABIH-AL. A ação premia com um carro o agente que mais vender o destino Alagoas de 1o de outubro a 31 de março.

 

Agenda

Acontece hoje o lançamento da campanha “Proteja sua família, entregue sua arma”!,  no seminário “Controle de Armas, pela Vida e pela Paz” da Rede Desarma Brasil. Às 13 horas, no auditório do Centro Universitário Tiradentes. A secretaria estadual de Prevenção à Violência é quem coordena o evento.

Conluio

Critica-se muito, com razão, Dilma Rousseff pela sua má gestão. Mas, pelo que se constata, o Congresso Nacional, que tem poderes para tolher eventuais abusos da Presidência da República, lhe dá respaldo – por interesses pessoais, deputados federais e senadores egoístas referendam seus atos. E o STF começa a demonstrar a sua gratidão.

 

*O espetáculo “A terra do Lêdo Ivo” volta a cartaz, hoje, numa montagem feita com versos do saudoso poeta e escritor alagoano, selecionados por Ronaldo de Andrade. No Centro Cultural Arte Pajuçara, às 20 horas, com ingressos a partir de R$ 15,00.

*A Braskem recebe até hoje inscrições abertas para o Programa Jovem Técnico 2016, para quem tem mais de 18 anos. Há vagas para São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia. As inscrições são feitas no site www.jovensbraskem.com.br.

*A praça do Conjunto Osman Loureiro recebe hoje nova etapa do projeto de cidadania e justiça da Defensoria Pública do Estado, em parceria com as Bases Comunitárias de Maceió. Início às 8 horas, ao lado do terminal de ônibus da localidade.

*Desde ontem e até 4 de outubro Maceió sedia a 8ª edição do Festival das Flores de Holambra, na Praça Deodoro, no Centro, das 8 às 19 horas, com acesso gratuito. Além da mostra, em si, as flores expostas podem ser adquiridas pelos visitantes.

* O Ministério do Trabalho realiza hoje o Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados. Por conta disso, o expediente de hoje o Sine da Prefeitura de Maceió, na Rua Barão de Anadia, será exclusivo para pessoas com deficiência.

*O Instituto Federal de Alagoas recebe inscrições, até hoje, para o exame de seleção 2016.1 dos cursos técnicos do ensino médio e subsequentes. Estão disponíveis 2.409 vagas. Estudantes de escola pública não pagam a taxa de inscrição, que é de R$ 25,00.

*O caminhão-loja “Alagoas à Mão Itinerante” permanece até hoje em Delmiro Gouveia, no Sertão, na I Feira de Negócios do Sertão. Estão sendo expostas e comercializadas peças produzidas em diferentes cidades de Alagoas, inclusive Delmiro Gouveia.


“Eu errei na minha avaliação. Ela realmente não estava preparada para ser presidente.”

Fernando Collor de Mello

Senador do PTB/AL, sobre Dilma Rousseff