Roberto Baia

24 de setembro de 2015

Emancipação de São Miguel

Em meio à crise que atravessam os municípios alagoanos e brasileiros, os 151 anos de emancipação política, São Miguel dos Campos não irá poupar recursos dos cofres públicos.

O prefeito George Clemente começou as festividades, nesta quarta, com o lançamento de um livro, tendo programado, durante a semana, o lançamento de um DVD, um show gospel; shows com dois padres e uma corrida.

 

Shows

Já na segunda-feira, para finalizar as comemorações, um grande show com a banda Aviões do Forró, na Praça Multieventos, a partir das 22h, que custou R$ 185 mil, já pagos pela Prefeitura.

 

 Festividades

O colunista e promoter Aroldo Marques está organizando as festividades em comemoração aos dois anos da loja Tendências, que serão festejados nesta sexta-feira, 25, no Arapiraca Garden Shopping.

Músicas, presentes e descontos estão entre as atrações.

 

Contra crise

 

A Câmara de Vereadores de Arapiraca aprovou na noite desta terça-feira, os projetos relativos ao pacote fiscal encaminhado pela prefeitura.

Entre os Projetos de Lei aprovados, estão o que garante os benefícios fiscais para os contribuintes que quitarem suas dívidas com o município de Arapiraca e o que garante ao ASA a remissão, anistia ou redução nas alíquotas relativas ao INSS do clube.

Em coletiva, a prefeita Célia Rocha falou sobre a situação econômica e fiscal do município, que sofre com uma dívida ativa de 54 milhões de reais.

 

Moveleiros

Os moveleiros do Agreste estão expondo suas peças nos dias 28 e 29 deste mês. O evento acontecerá no Praça Bom Conselho.

A iniciativa irá contemplar empresários de Arapiraca e Palmeira dos Índios. A ideia é divulgar os trabalhos feitos pelas empresas e gerar oportunidades de negócio para os empreendedores.

 

Decisão certa

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, na tarde de terça-feira (22), por unanimidade, a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com foco nos serviços prestados pela Eletrobras Distribuição Alagoas. O requerimento de autoria da vereadora Silvania Barbosa (PPS) foi subscrito por 7 outros parlamentares.

 

Vai presidir

A propositora vai presidir os trabalhos, tendo como relator, o vereador José Márcio (PROS). Já os vereadores Marcelo Gouveia (PRB), Antonio Hollanda (PMDB) e Silvio Camelo (PV) também vão participar da comissão como integrantes e os vereadores Wilson Jr (PDT) e Chico Filho (PP) como suplentes.

Investigação

De acordo com os parlamentares, o objetivo é investigar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores pela empresa. “São várias as queixas e reclamações que nos chegam. Pagamos uma tarifa cara mensalmente pela energia elétrica e o retorno, através dos serviços, não tem sido satisfatório. Por isso, é preciso saber o que há de errado nessa relação”, esclareceu Silvania Barbosa.

 

Poder das mulheres

Mais direitos, participação e poder para as mulheres. É com esta temática que Arapiraca realizará nesta quinta-feira (24) sua 3ª Conferência Municipal da Mulher.

O evento acontecerá no Levino's Hall, bairro Novo Horinzonte, a partir das 8h, com credenciamento. A entrada é franca.

 

Temas abordados

Os eixos temáticos a serem abordadas serão: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; III – “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”; e “Estratégias de Enfrentamento a Violência em suas múltiplas faces”.

 

… Haverá uma extensa programação com palestras de especialistas e grupo de discussões serão feitos para debater os eixos.

 

Segundo a secretária Municipal de Política para Mulheres (SMPM), Hyseth Santos, este será um importante momento, com o objetivo do fortalecimento do setor. A última conferência foi em 2011 e, de lá para cá, muitos avanços se deram.

 

… Numa parceria entre as secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara), estão sendo recolhidos, a cada 20 dias, dezenas de quilos de material descartado pelas empresas e nas residências.

 

… A coleta está sendo realizada na comunidade rural de Taboquinha, com uma média de 100 a 150 quilos de material reciclado.

 

… As famílias da comunidade fazem a separação do lixo e  material reciclado, gerando renda para as pessoas q