Flávio Gomes

22 de setembro de 2015

Carta aberta a Lula

Trecho final de carta aberta do advogado Tito Costa, 92 anos, endereçada ao ex-presidente Lula, a quem protegeu na época da ditadura militar, e publicada na “Folha”: “…Você deixou escapar das mãos a oportunidade histórica de liderar a implantação de urgentes mudanças estruturais na máquina do poder público. Como bem lembrou Frei Betto, seu amigo e colaborador, você, liderando o Partido dos Trabalhadores, abandonou um projeto de Brasil para dedicar-se tão somente a um ambicioso e impatriótico projeto de poder, acomodando-se aos vícios da política tradicional. Assim, seu partido –em seus alargados anos de governo, com indissimulada arrogância– optou por embrenhar-se na busca incessante, impatriótica e irresponsável do aparelhamento do Estado em favor de sua causa, que não é a do país. Enganou-se você com a pretensão equivocada de implantar uma era de bonança artificial pela via perversa do paternalismo e do consumismo em favor das classes menos favorecidas, levando-as ao engano do qual agora se apercebem com natural desapontamento. Por isso, meu caro Lula, segundo penso, você perdeu a oportunidade histórica de se tornar o verdadeiro líder de um país que ainda busca um caminho de prosperidade, igualdade e solidariedade para todos. Alguma coisa que poderia beirar a utopia, mas perfeitamente factível pelo poder político que você e seu partido detiveram por largo tempo. Agora, perdido o ensejo de sua consagração como grande liderança de nossa história republicana recente, o operário-estadista, resta à população brasileira o desconsolo de esperar por uma era de dificuldades e incertezas. Seu amigo, Tito Costa.” Tito Costa foi prefeito de São Bernardo do Campo (1977 a 1983), pelo MDB/PMDB, e deputado federal constituinte (1987-1988).

Repúdio

Para angariar apoio de governadores e prefeitos, Dilma Rousseff concebeu a nova CPMF de modo a que o Congresso Nacional autorize a partilha de recursos para Estados e municípios. Rui Palmeira, prefeito de Maceió, discorda dos meios usados: “Isso é uma forma de pressionar os gestores a serem favoráveis à ideia. É uma coisa maquiavélica”.

Aperto

Em Arapiraca, segundo maior município de Alagoas, a prefeita Célia Rocha espera obter aumento de arrecadação nos últimos meses do ano com ampla campanha de incentivo ao pagamento de tributos devidos. Os detalhes serão conhecidos durante entrevista coletiva hoje, no início da manhã, no Centro Administrativo Municipal.

Acerto

Há menos de um ano Jair Galvão, jovem técnico do Ministério do Turismo, foi convidado a voltar para Maceió e assumir a Secretaria Municipal da Promoção do Turismo. Ontem deu mostras da sua eficiência, ao anunciar as ações para a temporada turística 2015/2016. São vários projetos executados ou concebidos em pouco tempo de gestão.

Oportuno

Uma questão relevante finalmente terá debate amplo: a Câmara Municipal de Maceió faz audiência pública hoje, às 9 horas, para discutir a acessibilidade na cidade, por iniciativa do vereador Luiz Carlos Santana (DEM). “Não temos uma cidade preparada para garantir qualidade de vida a quem é um cadeirante ou apresenta deficiência visual”, justifica.

Cenário

Aumenta o número de estudantes que estão desistindo de tentar vaga num curso da Universidade Federal de Alagoas, por causa de mais uma greve na instituição – a atual já dura quatro meses. Pela garantia de concluir o curso no tempo certo, muitos se programam para fazer vestibular em faculdade particular, embora tendo de pagar mensalidade.

Múltipla escolha

O ex-ministro José Dirceu, 68 anos, vive uma situação interessante. Se for cumprir todas as penas previstas para ele dificilmente sairá da prisão com vida. Restam-lhe, pois, três alternativas: morrer na cadeia, fugir ou fazer delação premiada para incriminar o “Brahma” e diminuir sua pena. Nessa encruzilhada você, leitor, faria o quê?

Opinião

De Sebastião Nery, em sua coluna, na “Gazeta de Alagoas”: “Dilma tem sido um patético espetáculo de incompetência e atabalhoamento. Diz uma coisa e faz exatamente outra. As palavras bailam em sua boca como vacas bêbadas soltas no pasto. Cada uma para um lado. Finge-se de espertalhona e faz do governo um ridículo bate-cabeça.”

 

 

* Para festejar o Dia do Procurador de Estado, em 30 de setembro, o Centro de Estudos da PGE promoverá nesse dia evento com Tárek Moysés Moussallem, professor da UFES, um dos maiores estudiosos do Direito Tributário no país. Contato: 3315.1018.

 

*A Fapeal lançou o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional, em chamada pública, em parceria com o CNPq. As bolsas serão concedidas para as áreas da ciência, tecnologia e inovação. Mais informações: www.fapeal.br.

 

*A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Casa Integrada do Trabalho, em parceria com a Faculdade de Ensino Regional Alternativa está ofertando o Curso de Orientação Vocacional, Marketing Empresarial e Pessoal. O curso será iniciado no dia 5 de outubro.

*O ASA fez bonito, ao ganhar de 3×1 do Icasa, em Juazeiro do Norte, e garantir a sua vaga na próxima fase do Brasileiro da Série C. O último jogo do time alagoano na fase de classificação será domingo próximo, em Arapiraca, contra o Vila Nova GO.

*O CRB também voltou a jogar bem, mas ficou no 0x0 contra o Macaé, no Rio de Janeiro, e agora aumentou para nove pontos a distância da zona do rebaixamento da Série B. Sábado, às 16h30m, no Trapichão, vai enfrentar o Mogi Mirim, último colocado.

 

“Você pune um menino de rua que rouba alguma coisa e não vai punir as pessoas que estão no andar de cima?”

Hélio Bicudo

Jurista, fundador do PT e ex-deputado federal pelo partido, justificando porque pediu o impeachment de Dilma