Flávio Gomes

20 de setembro de 2015

Nota de falecimento

Do jornalista Ricardo Noblat: “Já não está mais entre os vivos ‘a mulher de Lula’, a ‘gestora’ mais competente do que ele, apta a dar continuidade à nobre tarefa de melhorar a vida dos pobres sem esquecer-se de forrar os bolsos dos ricos. Descansa em paz desde a semana passada quando o Brasil perdeu o título de país bom pagador. Ficam seus exemplos de fé, perseverança, dedicação e de certa dificuldade em se fazer entender. O infausto acontecimento havia sido precedido de outro de igual natureza. Refiro-me ao passamento, depois de longa agonia, da ‘faxineira ética’, que escolheu seguir convivendo com ministros investigados sob a suspeita de ferir a lei. Um deles por omitir da Justiça dinheiro recebido por fora para pagar despesas de campanha. O outro por extorquir empresários com o mesmo objetivo. ‘A faxineira ética’ se tornara conhecida como tal ao demitir seis ministros de Estado no seu primeiro ano de governo. Nunca se viu nada parecido na centenária história da República brasileira. Diante de reles indícios de que eles haviam aproveitado os cargos para roubar ou facilitar o roubo, ela não hesitou… Pena que o resto do filme não tenha sido condizente com o seu início. Ministros demitidos indicaram seus substitutos ou foram contemplados com outras sinecuras. Ao mensalão, sucedeu a roubalheira apurada pela Lava Jato. Lula jura que não sabia do mensalão. A‘ex-faxineira’, que tampouco sabia do saque à Petrobras. Triste fim!…”

O lado fraco

Assim como ocorre na iniciativa privada, em momentos de dificuldades financeiras os gestores públicos iniciam o corte de despesas com demissão de pessoal. Parece até que, de maneira geral, quem tem o poder de mando nunca viveu o drama do desemprego. É, para quem ainda não o sentiu, uma das maiores provações do ser humano.

Crise?

Apesar da crise, estão sendo construídos em Alagoas 19 hotéis, segundo o governo. E há chances de surgir um novo empreendimento, padrão cinco estrelas. Foi com esse objetivo que esteve aqui, no início da semana, a empresária Chieko Aoki, responsável pela implantação de várias unidades da rede Blue Tree Park no Brasil.

Boa nova

O governo do Estado vai reativar a Central Já que funcionava no prédio do antigo Produban, no Centro, ampliando a oferta de serviços. Segundo Christian Teixeira, secretário do Planejamento e da Gestão Pública, colocar uma Central Já no Shopping Popular, como quer a prefeitura, é inviável, pelo pouco espaço disponível.

Ociosidade

Apesar de no fim do ano passado ter vendido uma das suas máquinas mais importantes, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos tem excelentes equipamentos, mas não faz uso deles na sua plenitude. É que o próprio governo estadual não procura a empresa para fazer serviços, preferindo, muitas vezes, as gráficas particulares.

Sem memória

Há outro problema sério na Imprensa Oficial: o arquivo é mal digitalizado e não dispõe mais de Diário Oficial impresso. Segundo informação chegada a esta Conjuntura, o que havia de impresso foi incinerado na gestão passada. Em caso de necessidade, o jeito tem sido recorrer ao Arquivo Público ou ao Instituto Histórico e Geográfico.

Turismo

Jeanine Pires, secretária estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Jair Galvão, secretário do Turismo de Maceió, comandam amanhã o evento “Maceió para temporada turística 2016”, às 8h30m, no Hotel Jatiúca. A primeira ação oficial será a participação no Congresso da ABAV, nos dias 24 a 26, em São Paulo.

Inferno astral

Da jornalista Mary Zaidan, sintetizando a situação difícil por que passa a presidente da República: “Dilma hoje é a personificação do desconforto. Para ela e para todos. Não há quem não saiba e não fale abertamente disso. Por mais que tente manejar a panela de pressão não consegue segurar o caldo derramado. Acabou-se. Explodiu.”

 

* O Teatro Deodoro receberá hoje, a partir das 20 horas, o show “Assunta Brasil”, com o humorista Saulo Laranjeira. A renda será destinada ao tratamento do radialista Carlos Miranda, que tem esclerose lateral amiotrófica. Contato: 99979.5959.

*Às 19 horas de hoje o Centro Cultural Arte Pajuçara recebe a “Missão da Terra Flamejante”, iniciativa cultural da produtora pernambucana Garatuja Comunicação & Cultura. Haverá exibição das bandas Semente de Vulcão (PE) e Xique Baratinho (AL).

*Amanhã começa, na Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia, a I Feira dos Negócios do Sertão. O evento, iniciativa do Sebrae/AL, prossegue até 6ª feira, dia 25, sempre das das 8 às 21 horas, e visa criar oportunidades de negócios.

*Encerram-se amanhã as inscrições do processo seletivo do Programa Agentes Locais de Inovação, realizado pelo Sebrae/Alagoas e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Há 30 vagas para bolsistas e duas para orientadores.

*O ASA faz hoje, às 16 horas, em Juazeiro do Norte, contra o Icasa, sua penúltima partida pela fase de classificação da Série C do Campeonato Brasileiro. O time alagoano é amplamente favorito e deve garantir vaga nesse jogo, com o Icasa já rebaixado.

*O CRB completa hoje 103 anos de fundação. A diretoria programou atividades, com início às 8 horas, no Estádio Nelson Feijó, no Tabuleiro, onde o clube faz treinamentos. Haverá atividades para a torcida, inclusive shows, com acesso gratuito.

 

“Estamos encurralados e precisamos sair desta situação”

Frei Chico

Irmão do ex-presidente Lula, sobre a situação do PT, hoje