Roberto Baia

20 de setembro de 2015

Não concordou

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, 15, o deputado estadual Rodrigo Cunha criticou a visão do Governo em direcionar o superávit do Detran apenas para a segurança pública como forma de combater a violência. O parlamentar apresentou uma emenda substitutiva ao projeto do Poder Executivo que transfere R$ 72.000.000,00 do departamento de trânsito para a Secretaria de Estado de Defesa Social e Ressocialização. A proposta de Cunha era que 10% desse valor fossem utilizados para investimentos na educação, inclusive na contratação de professores.

 

Detalhamento

“Precisamos ficar atentos com a destinação dessa verba. Afinal, esse recurso é para compra de viaturas e equipamentos? No projeto não há nenhuma informação técnica ou detalhamento financeiro. Defendi o remanejamento para a educação por acreditar que essa é a melhor maneira de prevenção ao crime e por saber da situação precária que hoje se encontra a Uneal”, afirma Cunha.

 

Projeto aprovado

A emenda foi rejeitada e o projeto foi aprovado com o voto contrário do parlamentar. “Votei contra por não ter argumentos técnicos necessários para compreender a utilização desses recursos. Se a gente busca uma relação cada vez mais independente entre os poderes, devemos exigir, no mínimo, que nos sejam fornecidas as informações. Minha preocupação é que o governo não transforme o Detran em uma máquina de aplicar multas para ter mais dinheiro arrecadado”, conclui o deputado.

 

Limoeiro de Anadia

A informação é do jornalista Adalberto Custódio: “Preservar o Meio Ambiente como forma de garantir um futuro melhor para as próximas gerações. É com esse pensamento que os estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição estão se preparando para a realização da I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, que será realizada no período entre 9 e 12 de dezembro em Limoeiro de Anadia”.

 

Nascentes

Na manhã de quinta-feira (17), um grupo de aproximadamente 35 alunos do 9º ano “E” visitou duas nascentes de água localizadas próximas ao povoado Areia Vermelha, dentro da Fazenda Gravatá, de propriedade do agropecuarista José Alfredo Cavalcante Soutinho.

 

Informações

Supervisionados pela professora Jaqueline Guilherme, que também é Bióloga, os alunos receberam informações técnicas e anotaram cada detalhe, como situação do solo ao redor da nascente, presença de vegetação nativa, risco de contaminação biológica, entre outros pontos importantes para manter as nascentes vivas. A cada semana pelo menos uma nascente é visitada pelo grupo.

 

Diagnóstico

Essa primeira fase consiste prioritariamente na construção de um diagnóstico sobre as nascentes perenes do município. Cada turma da escola ficou responsável por uma temática, supervisionada por um professor.

O fluxo de veículos e pedestres é intenso na Rua São Francisco, no Centro de Arapiraca. Em frente ao Hospital Regional o movimento é ainda maior.

 

Sinalização

Para garantir mais segurança à população, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), instalou um semáforo em frente à unidade de saúde, na manhã de quinta-feira (17).

No local já havia uma faixa de pedestre que recebeu nova pintura no intuito de induzir as pessoas a atravessarem a via por cima da sinalização horizontal.

 

Acompanharam

O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, o subsuperintendente Willyan Nunes, o gerente administrativo do Hospital Geral de Arapiraca (HGA), Sérgio Ferreira Cavalcante e técnicos do Departamento de Engenharia de Tráfego da SMTT acompanharam o início do funcionamento do novo semáforo.

 

Semáforo

“Apenas agora que pudemos instalar este semáforo em frente ao Hospital Regional, em que o fluxo de veículos e pessoas é muito grande. Agora a travessia das pessoas será mais segura e tranquila”, ressaltou Ricardo Teófilo.

  

… O maior evento do planeta, as Olimpíadas, vai acontecer no Brasil já no próximo ano. E Arapiraca está dentro dos planos do comitê organizador para figurar na passagem na Tocha Olímpica, entre os meses de junho e julho.

 

… Para o revezamento, dezenas de corredores arapiraquenses participarão. Tendo em vista a grande quantidade de inscrições, os patrocinadores Coca-Cola, Nissan e Bradesco abriram endereços para o preenchimento das fichas, de forma gratuita: www.issoeouro.cocacola.com.br, www.quemseatreve.com.br e www.revezamentobra.com.br.

 

… O percurso será de 6,3 km, partindo da Praça Menino Jesus, bairro Jardim Esperança, e se encerrando no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, onde haverá uma culminância de ações esportivas e culturais de nosso município.