Flávio Gomes

16 de setembro de 2015

A estratégia de Lula

Do senador Cristovam Buarque (PDT/DF): “… O que acredito que está por trás das novas posições do Lula é seu instinto prevendo que o governo Dilma não vai resistir até 2018 e que o Lula pode ser o líder da oposição ao novo governo que, qualquer que seja ele, terá de fazer ajustes tão fortes quanto o Levy deseja e não consegue, para corrigir o desastre provocado pelo governo Dilma, apesar de todos alertas. Vale lembrar que foi assim que Lula e o PT se comportaram quando Itamar assumiu o governo depois do Collor, fez o Real com suas características de ajuste, e o PT ficou contra, surfando na oposição. Dificilmente Lula pode ir para a oposição à Dilma, mas ao criticar os ajustes da Dilma, se distanciando dela e se preparando para ser oposição ao governo que vier a substitui-la, o Lula tem tudo para crescer junto aos trabalhadores, sindicatos, os beneficiados dos programas sociais e ressurgir. O Pixuleco pode mudar de fantasia de prisioneiro e usar roupa de salva vida, e se transformar em salvador dos trabalhadores, dos pobres e contando com o apoio dos empresários cansados da falta de rumo e sem ver propostas na oposição. Depois de se recuperar com o discurso anti-ajuste, a favor dos direitos sociais e dos trabalhadores, quando 2018 chegar ele faz outra carta ao povo brasileiro falando em responsabilidade com compaixão. E pode se reeleger…”

Aniversariante

Do senador Renan Calheiros, que hoje festeja aniversário, elogiando as medidas de Dilma na área econômica: “O governo, sem dúvida nenhuma, está demonstrando que está querendo vencer o imobilismo, que está recuperando a sua capacidade de iniciativa, e isso é muito bom. É sempre melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada”.

 

Proposta

Hoje Alagoas comemora 198 anos de emancipação política. Já é tempo de o governador Renan Filho bolar projeto de comemoração dos 200 anos, em 2018. Que bem poderia incluir uma campanha de resgate da nossa auto-estima, afetada ultimamente por alguns conterrâneos nem tão dignos. Resgatar vultos da nossa história nos faria bem.

 

Empenho

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) está incentivando a coleta de assinaturas para a campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, do MPF. E justifica: “São medidas importantes que podem trazer penas mais severas para quem praticar atos corruptos, devolução do dinheiro desviado e um sistema de justiça mais eficiente”.

Boa nova

Álvaro Vasconcelos, secretário estadual da Agricultura, anuncia que o governo está incentivando a instalação, no interior do Estado, de uma empresa produtora de melão com condições de gerar em função dela cerca de mil empregos. É, pelo que diz, a maior exportadora de melão do Brasil. Objetivo maior: fixar os jovens no campo.

Melhor assim

O congresso anual da Associação Brasileira de Agências de Viagem, na próxima semana, em São Paulo, em 2014 teve 6 mil inscritos e este ano já supera 11 mil – quase o dobro. Para o presidente da ABAV/AL, Afrânio Lages Filho, isso mostra que a crise econômica não tem afetado tanto o segmento. “Só os turistas sacoleiros”, diz.

Registro

Faleceu um personagem bastante conhecido da Maceió da década de 1970: Benedito da Rocha, dono do “Bar do Biu”, na Pajuçara, na rua de acesso à entrada antiga do estádio do CRB. Irreverente e cheio de “causos”, Biu tinha como marca registrada do seu bar o filé de agulha. Nos últimos anos, era frentista do Posto Justino, em Jaraguá

Até a CUT

Do presidente da CUT, Vagner Freitas, sobre o pacote fiscal anunciado ontem pelo governo. “Lamentável. É um pacote recessivo. Que imputa a culpa da crise aos trabalhadores. Vai exatamente ao contrário das propostas que a CUT tem apresentado. Este pacote dialoga com a política do Levy que é de corte e não de investimento, de corte nos direitos dos trabalhadores servidores públicos federais”.

 

*Hoje, 16 de setembro, a Rádio Difusora de Alagoas completa 67 anos de fundação. O programa “Fim de Papo”, com Stênio Reis, terá uma programação especial com as mais famosas cantoras da época de ouro do rádio. Pesquisa e produção de Givaldo Kleber.

*O projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato” apresenta hoje o grupo “Resgate Crew”, de São Miguel dos Campos, com o espetáculo “Revolução”, abordando a dança de rua em ritmos urbanos. Às 19h30m. Ingressos a R$ 10,00. Contato: 99312- 8157

* Amanhã o Teatro Deodoro tem atividade da programação do Festival Brasileiro de Teatro. Às 20 horas tem o espetáculo “Como Nasce um Cabra da Peste”, da Agitada Gang – Grupo de Atores e Palhaços da Paraíba. Contato: 99974.3821/ 99102-1880.

 

*Também amanhã, às 9 horas, na Casa de Aposentadoria, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, comanda audiência pública para debater a programação artística da 131ª Festa de Bom Jesus dos Navegantes. O evento acontece sempre na 2ª semana de janeiro.

 

*A Odebrecht está com inscrições, só até amanhã, ao Programa Jovem Parceiro 2016, de estágio nas áreas de humanas, exatas e biológicas. As inscrições são realizadas pelo site www.jovemparceiro.com.br. A Baskem é uma das empresas participantes.

*Já a Universidade Federal de Alagoas recebe, também somente até amanhã, inscrições ao doutorado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, referente ao semestre 2015.2. Contato: ppgdibict@gmail.com ou ppgdibict.seleciona@gmail.com.

*Classificado para a fase de oitavas de final da Série D do Brasileiro, o Coruripe, vice-campeão alagoano, enfrentará o São Caetano/SP. O primeiro jogo será em Coruripe, o segundo em São Paulo. O São Caetano tem a melhor campanha da Série D.

 

“É um erro. O problema não é só a apresentação de um novo imposto”

Walter Pinheiro

Senador do PT/BA e presidente da Comissão Especial do Pacto Federativo, sobre o pacote fiscal