Roberto Baia

15 de setembro de 2015

Verba para a saúde

A Secretaria de Estado da Saúde firma termo de compromisso com cinco unidades de Saúde de Arapiraca, no valor de R$ 1,3 milhão por mês, para a melhoria dos serviços prestados aos usuários do SUS em 46 municípios. A assinatura do termo, com a presença do governador Renan Filho e da secretária Rozangela Wyszomirska, acontece às 10 horas desta terça-feira (15) no Centro de Referência Integrado de Arapiraca, no bairro Santa Edwiges.

 

Vai beneficiar

Os recursos são provenientes do Programa de Fortalecimento, Melhoria da Qualidade e Garantia do Acesso a diversas especialidades da rede de assistência hospitalar de Alagoas. O termo de compromisso vai beneficiar mais de 1 milhão de habitantes das regiões do Agreste, Médio São Francisco e Sertão, que integram a 2ª Macrorregião de Saúde.

 

Termo de compromisso

O termo será firmado com o Hospital Regional de Arapiraca, a Casa de Saúde e Maternidade Afra Barbosa, Centro Hospitalar Manoel André, Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizio Freire.

 

 

Está desaparecida

Simão José de Araújo denunciou que a esposa, Josefa Patrícia da Silva, de 19 anos, está desaparecida. O casal – que está junto há oito anos – e dois filhos moram em Taquarana. Ela saiu de casa no dia 4 deste mês e não voltou mais. Segundo o marido, ela entrou em contato com uma das irmãs, através de um celular com número suprimido, dizendo que, em breve, visitaria os filhos. Ainda segundo relatos da irmã, ela não informou onde estava.

 

Sem motivos

Simão José é mototaxista e, desde que a esposa sumiu, não trabalhou mais, para cuidar dos filhos. Ele confessou que não houve brigas, nem discussões, que teriam motivado um eventual abandono de lar.

 

Girau do Ponciano

O delegado Rubens Andrade Martins pediu a liberação dos jovens Felipe Gomes dos Santos e Leonardo Santos Correia, e a prorrogação, por mais 60 dias, do inquérito policial que apura a morte de Jonathan Souza da Silva, assassinado no dia 19 de agosto, em Girau do Ponciano.

 

Inquérito policial

O delegado, que preside o inquérito policial, afirmou que houve contradições durante as investigações e que não tem certeza da autoria do crime. Felipe Gomes e Leonardo Santos Correia, ambos de 18 anos, estão presos desde aquele dia, acusados de serem os autores do assassinato.

 

Arapiraca

Uma grande blitz, na Avenida Fernandes Lima, Centro de Arapiraca, parou ontem veículos que circulavam pelas ruas centrais da cidade.

Cerca de 10 policiais do BPTran  verificaram a documentação dos condutores e dos veículos, por trás do Clube dos Fumicultores.

 

Está funcionando

Após a interdição do prédio da Avenida Fernandes Lima, por mais de um mês, os serviços oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego voltaram a funcionar em Arapiraca, nesta segunda-feira.

De acordo com o superintendente regional do MTE, Israel Lessa, as interdições foram motivadas por problemas na estrutura do local.

O M.T.E. está funcionando no prédio do Sine, localizado na Rua São Francisco, nº 1234, no Bairro Ouro Preto.

 

O “bicho pegou”

O deputado federal Arthur Lira, do Partido Progressista de Alagoas, pode ter indevidamente a cota de passagens aéreas da Câmara Federal para receber propina da corrupção da Petrobras.

A reportagem mostra que em três dos encontros de Arthur com o doleiro Alberto Youssef, em São Paulo, ele viajou com passagens pagas pelo parlamento.

 

Esporte

Os ex-presidentes do ASA, Zé da Danco, Jotinha Alexandre e Noel da Catol se uniram à atual administração do clube, comandada por Bruno Euclides e pelo doutor Ely Carlos, para encontrar uma maneira de salvar a situação financeira do time de Arapiraca.

Disputando a Série C do Campeonato Brasileiro, o ASA enfrenta problemas para quitar suas dívidas.

 

 

… O radialista Nicélio Leite é o idealizador do Cine Jaburu, projeto de exibição de filmes em praça pública e que diverte os moradores de Major Izidoro, onde não há cinema convencional.

 

… Aliás, com exceção de Arapiraca, nenhuma outra cidade do interior tem cinema. O acesso aos filmes se dá pela TV paga, pela parabólica ou pelo DVD pirata.

 

… O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Unidade de Emergência do Agreste acaba de confeccionar placas informativas para divulgar internamente a Política Operacional para Acompanhantes e Pacientes. As placas já estão prontas deverão ser afixadas nas enfermarias, nos leitos de internação e nas áreas de grande circulação de pessoas.

 

… Nas placas, constam regras básicas sobre como prevenir infecções dentro do hospital.